8 dicas para quem está se preparando para o mercado de trabalho

8 dicas para você que está começando alavancar a sua carreira e se desenvolver pessoalmente e profissionalmente

"As pessoas que alcançam o sucesso estão dispostas a fazer o que as demais não estão.” (Jeff Olson)

O Brasil carece de profissionais qualificados. Até mesmo médicos estão sendo importados para suprir tal necessidade no mercado.

A educação no país é um dos fatores que colaboram para que os estudantes e futuros profissionais não tenham experiências e não amadureçam o suficiente para enfrentar as responsabilidades do trabalho e, além disso, estar formado e ter uma profissão (diploma) não é o bastante para garantir um bom desempenho.

Quem começa antes, chega lá antes. Assim, preparei algumas dicas para você que está interessado em fazer algo por sua própria carreira e pelo país.

1° Dica - Conhecimento Geral e atualização

Conhecimento é poder. Saiba um pouco sobre tudo, seja curioso, questione, seja interessado, seja informado.

Tão importante quanto ter conhecimento, é estar atualizado em relação ao que acontece em sua cidade, estado, país e no mundo todo. Leia notícias e assista jornal. Busque em diversas fontes.

2° Dica - Conhecimento técnico

Estude! Escolha uma profissão que combine com seu perfil e vocação e dê o seu melhor nos estudos. Procure ir além do que é ensinado na escola, em cursos técnicos e até na graduação. Tire boas notas.

3° Dica – Experiências

As pessoas sempre me perguntam o que elas devem fazer pra ganhar experiência de trabalho se qualquer vaga que aparece exige uma experiência prévia?

Existem milhares de maneiras de se obter experiência. Pode-se fazer isso em trabalhos escolares, em atividades religiosas, em casa, e através de serviços voluntários. O importante é obter experiência e não ficar pra trás.

4° Dica – Competências

Além do conhecimento técnico e de experiências de trabalho, é necessário desenvolver conhecimentos sociais. Hoje, mais do que nunca o mercado tem buscado por profissionais que tenham diversas competências comportamentais como parte de seu caráter. Algumas dessas competências são: liderança, sociabilidade, foco em resultados, visão sistêmica, tomada de decisões, entre outras.

Para desenvolver essas competências, basta aproveitar oportunidades e ter experiências da mesma forma que foi citado anteriormente com respeito a experiências profissionais.

Existem cursos que são ministrados para esse propósito (mesmo para estudantes).

5° Dica – Autoconhecimento

Autoconhecimento é extremamente importante. Não há como acertar a mão sem se conhecer, saber suas fraquezas, forças e até mesmo suas vontades.

  • Faça um teste vocacional;
  • Repare quais são seus talentos e hobbies;
  • Observe como as pessoas reagem ao se relacionar com você;
  • Aceite feedback.

6° Dica - Conhecimento da empresa

Outra dica importante é o conhecimento do empregador. Ao procurar trabalho, não faça um único currículo e atire pra todo lado. Elabore 2 ou 3 currículos para cada vaga que realmente lhe interessar. Seja específico ao procurar trabalho e pesquise a empresa. Nunca chegue num empregador sem saber o que a empresa faz, como e por que faz. Demonstre seu interesse genuíno em fazer parte de seu quadro de colaboradores e mostre como poderá contribuir.

7° Dica – Networking

As melhores vagas e oportunidades são alcançadas através do networking. Construa sua rede de relacionamentos logo cedo. Seja amigável, faça favores e ajude as pessoas de forma altruísta. Esteja atento a todas as oportunidades que aparecem (mesmo aquelas que não são de seu interesse) e indique um amigo.

Procure frequentar lugares onde possa conhecer pessoas interessantes, com as quais você possa trocar informações e referências.

8° Dica - Dê o seu melhor no trabalho

Outro ponto importante é fazer o trabalho bem feito, o melhor que puder. Mesmo que seja um trabalho chato, ou que você não pretenda ficar o resto da vida. Uma pessoa que se esforça para ter bons resultados em suas experiências terá muitas vantagens, tanto imediatas quanto no futuro. Poderá obter premiações, promoções, indicações, etc.

Além disso, em uma futura entrevista de emprego, quando for questionado sobre o que fez na outra empresa, você terá o que contar e não passará vergonha.

ExibirMinimizar
CEO Outllok, A era da liderança resiliente. Confira os Resultados.