7 Segredos para conquistar o seu cliente definitivamente!

Hoje em dia, independente da carreira em que atuamos temos contato com pessoas, estamos diretamente ligados aos clientes, sejam eles internos(aqueles que trabalham conosco e dependem do nosso trabalho para realizar o deles) ou externos (aqueles que nos buscam para adquirir um produto ou serviço, a razão de toda empresa existir), sendo assim, existe a necessidade de estarmos sempre preparados, não só para receber os nossos clientes e atende-los da melhor maneira possível, mas para conquista-los, fideliza-los e principalmente surpreende-los! Convido você a aprender a conquistar definitivamente os seus clientes! Grande beijo e muito sucesso com felicidade!

7 segredos para conquistar o seu cliente definitivamente!

O atendimento nos dias de hoje tem papel fundamental em qualquer ramo de negócio e quando falamos de atendimento, não estamos falando apenas daquele que devemos prestar ao nosso cliente externo, com o objetivo de fazê-lo comprar algo, estamos falando de qualquer atendimento que envolva pessoas.

Independente da área em que atuemos, estamos em constante contato com pessoas e é importante que estejamos prontos para atuar de maneira a prestar um atendimento de qualidade a quem nos procura, seja para buscar um produto, serviço ou apenas tirar uma dúvida, garantindo sempre o bem estar e o acolhimento, mostrando a quem está ao nosso redor a nossa motivação e o comprometimento não somente com a organização, mas principalmente, com o cliente.

Quando atuamos em uma corporação é sempre importante que estejamos alinhados com as diretrizes da empresa e da área, obviamente partimos da premissa de que estamos lidando com seres humanos únicos, cada qual com sua subjetividade e que nenhum atendimento será igual ao outro, mas devemos estar sempre alinhados sobre as diretrizes da nossa área e empresa. Assim como quando trabalhamos como profissionais liberais, também devemos seguir essa mesma premissa, expressando ao nosso cliente, o respeito e a empatia, seguindo a nossa missão e valores como profissionais.

Devemos sempre partir do pressuposto que estamos ali para atender da melhor maneira possível o nosso cliente, e que quando estes nos procuram é porque necessitam de uma atenção especial e precisamos recebê-los com atenção, clareza e objetividade e simpatia.

Aqui vão sete dicas simples que irão fazer total diferença no seu relacionamento com seus clientes e lhe ajudarão a conquistar os seus clientes definitivamente!

  1. Sorria e faça contato visual! Já aconteceu com você de ser recebido por um profissional com aquela cara amarrada, que mal te olha e quer te vender algo? E quando você vai ao médico ou ao dentista e ele sequer olha para você? Isso é muito desconfortável, não é? Quando você procura um produto ou serviço, o mínimo que você espera é uma atenção da outra pessoa, ser recebido com um sorriso, faz toda a diferença!
  1. Realize um bom acolhimento - Quando um cliente interno ou externo chega até nós, é importante que ele seja acolhido, esse acolhimento diz respeito à maneira de receber ou de ser recebido pelo outro, a maneira como recepcionamos e demonstramos consideração por ele;

  1. Pratique a empatia - Realizar o exercício de se colocar no lugar daquele que vem em busca de auxílio e atende-lo da melhor forma. Faça sempre a reflexão: Como EU gostaria de ser atendido? Dê o seu melhor!
  1. Atente-se a sua postura - Já lhe ocorreu de estar falando com alguém e esse receptor, continuar olhando para a tela do computador ou do celular? É desconfortável não é? A postura no momento do contato direto é um elemento importante na comunicação, onde demonstramos a nossa expressão corporal, o tom de voz e o nosso olhar, portanto merecem a nossa atenção, pois nos expressamos a partir dessas atitudes; quando iniciar um atendimento, é recomendável parar qualquer outra atividade e direcionar sua atenção 100% para o interlocutor, voltar-se para ele e fazer contato visual.
  1. Escute - Pratique a escuta a atenta, estando disponível para ouvir o que o cliente te traz, para entender qual a sua real necessidade;

  1. Atente-se à postura do cliente- É importante nos atentarmos tanto para a nossa postura, como para a postura do cliente ao qual estamos atendendo, pois desta forma, poderemos identificar qual a mensagem que este busca nos transmitir, para que possamos encontrar a maneira mais adequada para se posicionar frente ás necessidades do cliente;
  1. Seja claro e objetivo - Quando um cliente nos procura, ele busca ter uma necessidade atendida, portanto é importante utilizarmos uma linguagem clara o objetiva, para que o interlocutor entenda e tenha suas necessidades supridas, a premissa que devemos utilizar nesse momento é que essa é a nossa expertise e não a dele, então é importante explicarmos da maneira simples, sem usarmos termos técnicos e sempre nos certificarmos de ao final do atendimento, checar se a duvida foi sanada;

Bônus: Encante o seu cliente!!! O que representa um bom atendimento para você? O que faz com que se sinta bem atendido quando busca um produto ou serviço? Um bom atendimento vai além de atender as necessidades do cliente, um bom atendimento se dá quando você surpreende o cliente, entregando sempre além e superando as suas expectativas;

Em minha experiência de mais de quinze anos no mundo corporativo, tendo atuado em áreas como Comercial, Recursos Humanos, Gestão de pessoas e atualmente com o Coaching, percebi que ao trabalharmos com pessoas, as principais competências que devemos desenvolver são a empatia (habilidade de se colocar no lugar do outro) e a simpatia (sentimento de afinidade que atrai e identifica as pessoas, levando o indivíduo a estabelecer uma harmonia com o outro), quando desenvolvemos essas habilidades, fica muito mais fácil encantar o nosso cliente! Lembre-se dessas dicas quando estiver atendendo o seu cliente e surpreenda-o!

Um grande beijo e muito sucesso com felicidade!

Aline Bravo - Coach de Felicidade Profissional

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