7 qualidades de empreendedores extraordinários

Não há mistério algum e, salvo exceções, as razões são cristalinas: o despreparo do empreendedor, a falta de conhecimento do mercado e a pouca aptidão para lidar com pessoas estão entre os principais fatores que levam uma empresa ao fracasso. A ótima notícia é que são todos fatores que podem ser contornados com treinamento, dedicação, estudo e muita disposição para trabalhar e conhecer-se melhor

Sem dúvidas, somos um país de empreendedores. Todos os dias, milhares de pessoas começam novos negócios, que surgem de paixões e sonhos por uma vida melhor. Infelizmente, você também já deve ter ouvido que a grande maioria dos negócios fracassa em menos de 1 ano.

Quais as causas de tamanha catástrofe?

Não há mistério algum e, salvo exceções, as razões são cristalinas: o despreparo do empreendedor, a falta de conhecimento do mercado e a pouca aptidão para lidar com pessoas estão entre os principais fatores que levam uma empresa ao fracasso. A ótima notícia é que são todos fatores que podem ser contornados com treinamento, dedicação, estudo e muita disposição para trabalhar e conhecer-se melhor.

Não importa qual seja seu negócio, a lista abaixo contempla qualidades essenciais a um bom empreendedor.

Disciplina

Respeitar prazos, planos, cumprir horários e ter metas claras de onde se quer chegar, e em quanto tempo. Disciplina é a base do profissionalismo numa organização. Ao liderar pelo exemplo e dar mostras de sua disposição em ser disciplinado, você criará em torno de si uma equipe igualmente comprometida.

Disciplina significa ter parâmetros e normas bem definidas de conduta interna e estar comprometido a cumpri-las, assim como saber claramente onde se quer chegar e como a empresa chegará lá.

Generosidade

A generosidade flui naturalmente em empreendedores extraordinários.

O empreendedor é, antes de mais nada, um líder. Ser generoso e humano é qualidade vital para extrair resultados significativos das pessoas. Jamais deve-se confundir generosidade com fraqueza ou vulnerabilidade. Para ser generoso, você precisa ter confiança em si e nas pessoas à sua volta.

Para ter valor, a generosidade deve ser autêntica e vir do seu coração, não ser forçada como moeda de propaganda, pois ela será facilmente desmascarada.

Façamos um pacto: ao terminar de ler este artigo você se comprometerá a praticar uma ação generosa no seu ambiente de trabalho. Depois, perceba como se sentiu e faça disso uma rotina diária. A generosidade toca o coração das pessoas diretamente!

Compostura.

Compostura é a beleza do autocontrole, tão raro de se encontrar no ser humano. O primeiro fato que você tem de aceitar ao se lançar à aventura empreendedora é que sua vida será repleta de altos e baixos, momentos bons e ruins, celebrações e fracassos e muitos desafios.

Saber lidar com a pressão sem perder o controle emocional fará com que você ganhe o respeito das pessoas da sua equipe. Empreendedorismo, pressão e desafios não são parte da rotina do empreendedor. Elas são a rotina em si.

Então, da próxima vez em que as coisas estiverem quentes, a ponto de explodir, respire fundo e, respire fundo!

Coragem

Pessoas empreendedoras estão sempre dispostas a ousar muito na vida. Se você já é um empreendedor, ou está considerando se tornar um, dou-lhe meus parabéns pela coragem! Você é um herói! E vida de heróis não é moleza, concorda?

É importante lembrar que ter coragem não significa, de forma alguma, ser absolutamente destemido. Isso é ser inconsequente. Ter coragem para perseguir seus sonhos é conseguir triunfar sobre seus medos.

Eles estarão sempre lá, mas seus sonhos são maiores. Tenha certeza de que a recompensa pela realização deles sempre será! Sendo assim, desistir jamais é uma opção para você.

Autoconfiança

Confiar em si, acreditar em seu potencial e capacidade de fazer as coisas darem certo, mesmo diante de grandes dificuldades!

Identificou-se com a frase acima? Então, você pode ser um grande empreendedor.

Muito provavelmente, ninguém vai sentir suas dores como você, sonhar os seus sonhos, compartilhar suas dores. Sendo assim, nos momentos mais difíceis, quem sustentará a certeza da vitória? Quem vai manter o ânimo da equipe? Quem vai olhar no espelho e dizer a si mesmo que as coisas vão dar certo? Você, o empreendedor.

Você não pode, sob hipótese alguma, mesmo diante do pior cenário possível, perder a confiança de que é capaz de reverter a situação. Sua confiança em si mesmo será a base da confiança da sua equipe em seus ideais.

Cabeça erguida, sempre!

Determinação.

Pessoas empreendedoras são persistentes sobre quem são, tem plena consciência de onde querem chegar, estão dispostas a correr riscos e trabalhar muito para atingir seus objetivos.

Pessoas empreendedoras usam cada desafio que a vida lhes reserva para refinarem-se positivamente. A determinação vai mantê-lo na direção de seus sonhos, conectados às suas paixões verdadeiras.

Se um dia, você ouvir que é uma pessoa determinada, encare este como um dos mais valiosos elogios da sua vida, e, muito provavelmente, uma das razões do seu sucesso.

Autenticidade

Legítimos empreendedores sabem que, o que realmente importa na vida é ser autêntico e seguir seu coração. Estar feliz com seu negócio é a base para se ter um empreendimento de sucesso.

Não reaja às expectativas das outras pessoas quando o assunto é simplesmente definir sua vida profissional. Sempre haverá aqueles que acharão tudo difícil demais (ou impossível), ou dirão que sua ideia é ruim, fora de hora etc.

Analise a situação sob a ótica dos seus sentimentos, não das expectativas das outras pessoas. Olhe para dentro de si, consulte seu coração, e siga adiante. Onde está a certeza de que tudo dará certo? Não existe! Mas você encontrará uma grande aventura, muitas lições e a possibilidade de ser feliz fazendo algo que ama. Além disso (o que já não pouco), você pode se encontrar com o sucesso.

Quer recompensa melhor? Então, seja autêntico, mande às favas a opinião dos outros a respeito dos seus sonhos e viva intensamente as possibilidades e aventuras de uma jornada empreendedora.

Você não precisa ser perfeito o tempo todo. Você só precisa ser você mesmo!

ExibirMinimizar
aci institute 15 anos compartilhando conhecimento