7 lições da novela "Os Dez Mandamentos" para a carreira
7 lições da novela "Os Dez Mandamentos" para a carreira

7 lições da novela "Os Dez Mandamentos" para a carreira

Dicas para empreendedores e profissionais que podemos aprender com o sucesso da novela "Os Dez Mandamentos"

Todos sabem que a Rede Record tem travado á anos uma disputa acirrada pela conquista da liderança, e tem buscado muitos diferenciais para tornar a emissora diferente e familiar e consequentemente almejar a liderança.

Após inúmeras novelas e séries com atores conhecidos , temas importantes e diretores renomados, mesmo assim a emissora amargava dificuldades em chegar ao primeiro lugar e assim tirar a concorrente de sua zona de conforto.

Mas tudo isso foi esquecido e conquistado com a novela " Os Dez Mandamentos" que cresceu em popularidade e audiência e na cena mais emblemática do mar vermelho conquistou a liderança segundo dados dos órgãos competentes.

Se olharmos para uma empresa ou até mesmo para uma carreira profissional encontramos diariamente os mesmos desafios que uma grande emissora tem a enfrentar para vencer a concorrência e superar os desafios, e isto é o que iremos fazer, enumeramos 7 dicas que podemos comparar com o desenvolvimento da novela para aplicar em nossa carreira ou nossa empresa.

  1. Perseverança: Palavra sempre escrita em livros de empreendedorismo que mostra que para chegarmos em algo grande não podemos desistir facilmente, temos que aprender com os erros, mudar os conceitos e usar a motivação e a dedicação para vencer os desafios. A Rede Record vem aplicando este método á anos, procurando realizar séries de qualidade mesmo quando os índices de audiência não são os esperados, mas confiantes em seus telespectadores. O profissional deve sempre perseverar se almeja algum sucesso profissional em sua trajetória.
  2. Elenco: A Rede Record tem em seu casting de atores, pessoas qualificadas em filmes e telenovelas e isso ajuda muito quando se trata de qualidade, não adianta investir pesado em cenário se os atores forem inexperientes, esse equilíbrio ajuda no desenvolvimento de um ótimo produto. Em telenovelas temos atores nas empresas temos funcionários, se queremos chegar em algo grande temos que procurar ter ao nosso lado funcionários capazes mesmo que para isso temos que pagar um alto salário, pois experiência também é investimento.
  3. Produção: Orçada em R$ 105 milhões "Os Dez Mandamentos" contou com o de melhor em cenografia, figurino, maquiagem e locações isto mostra que para se fazer um bom trabalho o investimento é necessário e faz parte do pacote de sucesso, apesar de muitos críticos levantarem citações como o caso do extintor nas cenas que foram ao ar, isto não impediu o sucesso. Em uma carreira um bom investimento pode ser considerado um curso de idioma em uma excelente escola, uma pós graduação e para uma empresa custear bolsas de estudos ou contratar consultorias para avaliar o desempenho da empresa, porém pouco ou muito o investimento é o combustível para que o profissional ou a empresa saia do lugar que ocupa e chegue próximos dos lideres do mercado.
  4. Horário alternativo: A Rede Record tem procurado encontrar seu horário especifico, já realizou novelas mais cedo e até mais tarde que as do concorrente, estas tentativas trouxeram maturidade para a emissora e levou a experimentar de maneira mais assertiva os horários da teledramaturgia, por isso o horário das 20:30 foi visto não só pelos diretores da casa mas pelo público com um horário bom para assistir um programa em família. Ao vemos o horário como alternativa para a Rede Record, podemos citar o que os empreendedores podem tornar ser diferente no que produzem, quando concorremos com grandes empresas, nós clientes temos que nos adaptar, porém quando empresas de menor expressão atua de maneira inovadora no mercado as alternativas são os meios mais fáceis de fazer diferença e ganhar mercado, uma estrutura diferenciada ganha clientes por causa das falhas das operações das grandes.
  5. A má fase dos concorrentes: Os baixos índices da novela da concorrência ajudaram no inicio as pessoas a procurarem uma alternativa melhor, muitos cansaram das mesmas historias e preferiram mudar, na geração que vivemos a mudança está a um clique e as pessoas estão deixando de lado sua zona de conforto e procurando conhecer coisas novas. Para o ramo empresarial má fase da concorrência pode ser um defeito em seus produtos, na entrega, má qualidade ou até mesmo altos preços, por isso o empreendedor deve estar ligado em produtos e serviços dos concorrentes pois um deslize deles pode ser uma chance de ganhar seus potenciais clientes.
  6. História simples: A história conta uma das maiores personalidades bíblica Moisés, que possui uma trajetória de emoções, desafios, conquistas e reviravoltas capazes de chamar atenção de pessoas até não cristãs, porém de maneira simples a história é contada e inclusive sem as palavras antigas como sempre visto em filmes de época, sua linguagem simples e sua história de fácil entendimento trouxeram todos os públicos a acompanhar a novela e fazer dela o sucesso. No meio empresarial sempre é dito "menos é mais" e essa expressão pode ser traduzida no meio empresarial, quanto mais simples for seu processo mais adeptos serão dependentes do seu produto ou serviço e com isso maior potencial de venda você terá, um exemplo simples são as redes sociais, instrumentos fáceis de aprender que nos auxiliam de maneira interativa e isso torna o sucesso em todas idades e todas classes sociais, por isso o Facebook é uma empresa que lucra milhões de dólares através de um sistema simples e interativo.
  7. Sonhar: Muitos anos se passaram quando a Rede Record citava sua mensagem nos intervalos comerciais "A caminho da liderança" muitos diziam "será impossível, até parece que irão conseguir!" e hoje em 2015 foi constatado uma vitória contra a emissora concorrente no horário de maior lucro, que até outrora era impossível competir, sabemos que atrás de tudo isso está uma fé, que muitos falam mal, outros rejeitam mas que mesmo assim assistem por saber que estão assistindo algo bom para o ego e ótimo para a família, Estamos constatando que mesmo as pessoas vivendo a modernidade em todos sentidos, a corrupção dominando os noticiários a fé nunca sai de moda. Somos capazes de trocar o que acompanhamos á anos por uma historia de motivação e vitória apoiada em uma fé. As vezes nos deparamos com situações de carreira ou profissionalmente que o sonho parece impossível de chegar, os que estão em volta mais nos desanima do que nos motiva, mas internamente temos uma certeza que estamos no caminho certo, se você estudou, tem pleno conhecimento do seu potencial mas ate agora não conseguiu chegar na sua meta, não desista seja perseverante e use as dicas que citamos como estratégia para seu sucesso pois no final todos poderão comentar não o que você era e sim o que você se tornou.

Hoje vivemos um mundo que todo mundo busca; buscamos respostas, dicas e ajuda, mas esquecemos que nossa maior força não está em uma frase no Google, nem um compartilhamento de um amigo em comum, nem uma curtida de qualquer pessoa, nossa maior força esta dentro de cada um de nós, seja para os que acreditam, a fé que existe em cada pessoa, seja para os que não acreditam na fé a energia positiva, mas que todos sonhem grande e usem os percalços da vida como aprendizagem para chegar ao seu objetivo, o seu sucesso.

Publicado originalmente na plataforma Pulse, do LinkedIn

ExibirMinimizar
aci institute 15 anos compartilhando conhecimento