7 dicas para viver uma vida mais essencialista
7 dicas para viver uma vida mais essencialista

7 dicas para viver uma vida mais essencialista

Em um mundo onde cada vez temos menos tempo disponível, é importante parar e refletir o que é essencial a sua vida do que realmente lhe agrega e traz felicidade

Em um mundo onde cada vez temos menos tempo disponível para fazer e as fontes de informações aumentam cada vez mais, é importante parar e refletir o que é essencial a sua vida do que realmente lhe agrega e traz felicidade, separando daquilo que é circunstancial e não lhe agrega nada, essa é a arte e disciplina por menos e sobre isso que falarei nesse artigo, boa leitura.

A ideia sobre o essencialismo é arte de fazer menos, porém melhor. Está cansado de fazer diversas tarefas em tão pouco tempo e mesmo assim não fazer do seu melhor jeito? Não consegue discernir o que é importante do urgente ou do circunstancial?

Ser uma pessoa essencialista é fazer o essencial aproveitando o tempo de forma inteligente usando suas energias e recursos, focando tempo, energia e recursos de forma a agregar valor a sua vida. Dessa forma talvez sejam até menos conquistas, mas com mais significado ao invés de muitas conquistas com pouca relevância, equilibrando e dando maior valor a sua vida profissional e pessoal.

O NÃO ESSENCIALISTA É OCUPADO DEMAIS PARA PENSAR NA VIDA,
O ESSENCIALISTA CRIA ESPAÇO PARA EXPLORAR A VIDA

Abaixo 7 dicas para sua reflexão:

Descubra seu propósito

Quem tem uma vida essencialista não segue um “fluxo”, mas sim um “propósito”, ele distingue de maneira deliberada poucas coisas vitais evitando as muitas coisas triviais, remove os obstáculos da vida para que só passe o que seja essencial.

Escolha o que é vital

Seja seletivo e criterioso, dessa forma irá criar espaços em sua agenda para ter “liberdade criativa”, para que possa realmente olhas as coisas que estão ao seu redor, sendo estritamente estratégico e vital ao que vai lhe agregar resultados na empresa e na sua vida pessoal.

Se permita a dizer não

Sim você pode dizer não, para as coisas que não são essencialistas, dizer não ao desperdício de tempo que você tem durante o dia quando chega ao final da tarde e não sabe exatamente o que produziu de útil, dizer não as horas e horas que passa nas redes sociais ao invés de ficar com seus filhos ou esposa, para isso é muito importante a disciplina emocional para encontrar o ponto máximo de contribuição.

Remova obstáculos

Nosso dia a dia é feito de muitas coisas que não agregam diretamente a produtividade em nossos trabalhos, precisamos estar atentos aos obstáculos no dia a dia para que possamos removê-los para não perder o foco. Usando como exemplo, imagem se as escolas eliminassem os deveres de casa comuns, por projetos importantes na comunidade, fazer os alunos pensar e atividades práticas que realmente agregassem valor, com certeza iriam estar mais preparados para o mercado de trabalho. Se as empresas eliminassem as reuniões inúteis e as substituíssem por uma oportunidade para as pessoas pensarem e trabalharem nos projetos mais importantes? E se os funcionários resistissem às séries de e-mails que só desperdiçam tempo, aos projetos sem relevância e às reuniões improdutivas para se concentrarem em oferecer seu nível máximo de contribuição às empresas? E se a sociedade parasse de nos dizer para comprar mais e nos permitisse pensar e respirar mais? E se nos estimulasse a rejeitar o comportamento que nos impele a fazer o que detestamos, para comprar o que não precisamos, com dinheiro que não temos, a fim de impressionar pessoas de quem não gostamos?

Faça em pequenos passos

O que é mais poderoso: pequenos movimentos incrementais, ou um grande salto? A resposta pode ser encontrada olhando para o segredo de todo crescimento. O Movimento realmente sustentável e crescimento podem sempre ser traçados para movimentos pequenos, mas consistentes. Você é imparável. Você não é limitado pelos eventos do seu passado, nem por vozes negativas vindas de dentro (ou de fora) de você mesmo. Se parece que você é incapaz de corresponder ao seu potencial, lembre-se que sua frustração é um sinal de que você deseja mudar.

O NÃO ESSENCIALISTA DIZ SIM A QUASE TODOS OS PEDIDOS OU OPORTUNIDADES, O ESSENCIALISTA SÓ DIZ SIM A 10% DAS MELHORES OPORTUNIDADES

Crie hábitos e rotinas

Para criar hábitos e rotinas é necessário primeiro, que você queira fazer isso, para criar um hábito é importante primeiro: “Definir uma rotina”, ou seja, aquilo que você vai querer tornar um hábito. Depois “Identifique um gatilho”, gatilhos são ativadores para seu novo hábito, exemplo, um tênis do lado de sua cama fará te lembrar de uma caminhada matinal. Depois “pense em uma recompensa”, recompensas serão resultados que lhe ajudarão o cérebro que vale a pena realizar a atividade, exemplo, após a caminhada ou corrida, você sentirá a sensação boa da prática de exercícios. Depois disso, pratique essa rotina diariamente, de preferência nos mesmos horários e acompanhe seu progresso. Em estudos e pesquisa dizem que para formar um novo hábito demora em torno de 90 dias.

Viva o agora

É muito comum que a ansiedade nos remeta para o passado ou para o futuro, o que normalmente nos fazem perder horas preciosas no dia ou a noite em função de coisas que talvez nunca aconteçam. As pessoas que vivem no agora experimentam uma tonelada de benefícios, tais como a autoconsciência, felicidade e uma vida com maior prosperidade. Procure fazer uma coisa de cada vez, aproveite mais os seus sentidos, levante a cabeça e olhe ao redor, respire, escute o que está ao seu entorno, medite ou faça alguma atividade onde possa trabalhar todos os sentidos de seu corpo.

Viva uma vida mais essencialista e siga sua busca pela singularidade, objetiva e com valor para você e a todos que o cercam, um grande abraço e até o próximo artigo.

ESTRATÉGIA É FAZER ESCOLHAS, É ABRIR MÃO. É ESCOLHER DELIBERADAMENTE SER DIFERENTE.
Michael Porter

* Artigo criado com base no livro:
Essencialismo, a disciplinada busca por menos, de Greg Mckeown

Comentários

Participe da comunidade, deixe seu comentário:

Deixe sua opinião!  Clique aqui e faça seu login.
    café com admMinimizar