7 dicas para trabalhar de casa

Nos últimos anos, o número de pessoas que vem trabalhando de casa cresceu bastante, e esse fenômeno se deve a vários fatores, tais como: empresas que começaram a criar uma nova cultura com o conceito do Home Office, o crescimento de profissionais independentes, mulheres que passam a ter que conciliar a maternidade com o trabalho, pequenas empresas que passam a funcionar de casa, entre outros fatores

Nos últimos anos, o número de pessoas que vem trabalhando de casa cresceu bastante, e esse fenômeno se deve a vários fatores, tais como: empresas que começaram a criar uma nova cultura com o conceito do Home Office, o crescimento de profissionais independentes, mulheres que passam a ter que conciliar a maternidade com o trabalho, pequenas empresas que passam a funcionar de casa, entre outros fatores.

E esse fato não é algo isolado, pois acreditamos que esse número só tenderá a crescer com a nova conjuntura econômica e social que estamos vivendo. Abaixo, listamos alguns motivos que nos fazem crer que esse movimento crescerá demais nos próximos anos:

  • O custo para a locação de imóveis cresceu muito devido a valorização e especulação do mercado imobiliário, levando as empresas a repensar seus gastos.
  • O mundo hoje está mais integrado com a internet e as redes, fazendo com que a maioria dos trabalhos possam ser executados a distância.
  • Empresas mudando a sua cultura, dando mais liberdade ao funcionário, com o intuito de ganhar mais em produtividade.
  • Aumento da classe empreendedora, que num curto prazo vê na possibilidade de trabalhar de casa uma forma de baratear seus custos iniciais.


Sem dúvida, existem grandes vantagens em trabalhar em casa e fazer os seus próprios horários, porém é necessário ser mais profissional e organizado do que de costume, pois senão o benefício pode virar um grande problema, e por consequência fazer com que a produtividade desse profissional caia, e essa forma de se adaptar e estruturar para trabalhar de casa é um grande problema para muitas pessoas, portanto iremos colocar 7 pontos que podem auxilia-lo a melhorar a sua produtividade em casa:

1 – DEFINA UMA ROTINA

O fato de não ter um chefe é bom, mas o fato de não ter um chefe também é ruim, pois não ter alguém para cobrar e coloca-lo em uma rotina de produtividade é o ponto que muitos profissionais se perdem, pois é muito cômodo ter alguém que lhe dê os seus afazeres.

Portanto, para que você não se prejudique em relação a sua produtividade, defina uma rotina clara e detalhada que esteja conectada com as metas de entrega, fazer a casa funcionar, academia, filhos, entre outros, pois sem uma rotina as coisas podem sair dos trilhos no ambiente pessoal e/ou profissional.

2 – TROQUE DE ROUPA

Parece um item pequeno, mas não menos importante. Ao acordar, é importante que o profissional se troque e coloque uma roupa que mentalmente o remeta a trabalhar. Por trabalhar em casa não há a necessidade de utilizar a mesma roupa que era usada no dia-a-dia corporativo, pois a mesma pode ser mais confortável, mas apenas o simples ato que colocar uma roupa que divida o momento casa e trabalho pode ser crucial para criar uma relação profissional em casa.

3 – DEFINA O SEU LOCAL DE TRABALHO

Definir um local físico na casa para trabalhar é importantíssimo, pois dentro de casa temos diversas distrações, como o sofá, TV, rádio, entre outras coisas, e com certeza se você não definir um local organizado para exercer a sua atividade profissional, você acabará indo para ambientes que minaram a sua produtividade.

Além disso, o estabelecimento de um local físico de trabalho na sua casa definirá para pessoas que moram com você a situação de que quando você estiver naquele local, não deve ser incomodado, pois estará trabalhando, e isso facilitará muito o seu dia-a-dia.

4 – FUJA DA ROTINA DA CASA

Sem dúvida esse é um grande vilão para as pessoas que trabalham de casa. O dia-a-dia de uma casa de um modo geral é muito exaustivo, com inúmeros afazeres, e se o profissional não fugir dessa rotina com certeza sentirá que o dia passou, e o mesmo não produziu nada. Portanto, o ideal é que o a definição de uma rotina, e por consequência uma agenda, os horários em que o profissional estiver trabalhando sejam seguidos a risca, pois caso contrário, a rotina da casa o sufocará.

5 – USE LISTAS DE PRODUTIVIDADE

É importantíssimo que o profissional defina a lista de produção, entregas, metas para que assim não perca o foco durante o decorrer da semana. Aconselhamos que o mesmo faça um check list com todas as atividades que devem ser concluídas.

Essas atividades devem estar enquadradas conforme a rotina assumida pelo profissional, pois caso contrário os prazos de entrega podem ser perdidos.

6 – SE ORGANIZE NO FINAL DE SEMANA

O ideal é que a organização da semana seja feita com antecedência, e por isso aconselhamos que isso seja feito no final de semana.

Aproveite o seu período livre, e reescreva os afazeres da semana, que compreendam assuntos como:

- Quais as demandas e entregas profissionais que deverão ser focalizadas durante a semana.
- Quais as pendências da casa que devem ser resolvidas.
- Quais os serviços ou assuntos externos, como bancos, cartórios, fóruns, entre outros.
- Defina o cardápio da semana no final de semana, e faça as compras do mercado pensando nisso.

7 – CONVERSE COM A SUA FAMÍLIA

A fase em que o profissional toma a decisão de trabalhar de casa, é importante que seja algo dividido e discutido com a família, explicando que precisará de ajuda para manter a rotina profissional, ou seja, o fato de estar em casa não deve ser entendido para a família como um momento de lazer ou de desocupação, pois a família tem que compreender que você terá a sua rotina profissional e a mesma deve ser respeitada.

Escrevemos esse texto para auxiliar a vida de muitos profissionais e empreendedores que tomaram a decisão de trabalhar de casa, pois nos inúmeros cursos que ministramos pelo Brasil em Finanças ou Empreendedorismo, vemos que sempre existem profissionais que perderam a sua produtividade de forma considerável quando optaram por dizer adeus a rotina com chefe e o dia-a-dia corporativo.

Esperamos que essas 7 dicas possam ter ajudado você a se organizar melhor na sua rotina profissional em casa.

ExibirMinimizar
aci institute 15 anos compartilhando conhecimento