7 dicas para potencializar sua carreira

Aprenda como desenvolver sua carreira, através destas 7 dicas

Quando falamos em desenvolvimento de carreira, inevitavelmente vem a nossa cabeça pessoas que se destacaram em suas áreas de atuação, mas a realidade é que as pessoas de sucesso não começaram no topo, muito pelo contrário, elas trilharam seu caminho para chegar lá.

O fato é que não se conquista uma carreira sólida da noite para o dia, é necessário além de muito trabalho, que se faça um planejamento adequado para alcançar o que deseja.

Ao decidirmos conquistar o sucesso profissional, várias questões passam a permear nossa mente, como se isso não bastasse ainda temos que assimilar medos, dúvidas e responsabilidades que este novo desafio nos apresenta. Somos bombardeados por uma infinidade de perguntas que jamais poderíamos imaginar antes.

De fato, permanecer onde está, pode ser mais cômodo e seguro, no entanto com o passar do tempo esta estabilidade pode se transformar em angustia, então se você está disposto a conquistar a carreira que deseja, comece logo, pois a acomodação de hoje, pode se transformar no arrependimento de amanhã.

É preciso, no entanto que antes de trilhar uma carreira de sucesso, você saiba exatamente o que isto significa, ou seja, qual é a sua definição pessoal de sucesso, pois o que é sucesso para uma pessoa, pode não significar a mesma coisa para outra.

De forma geral, podemos incluir a definição de sucesso em três categorias principais: Ter dinheiro, ser reconhecido pelo que faz e fazer o que gosta. Seria ótimo se pudéssemos ter as três categorias trabalhando a nosso favor, no entanto somos atraídos por uma esfera principal, tendo ou não as demais como auxiliares ou seja, sucesso para uma pessoa, pode ser ganhar dinheiro enquanto para outra é fazer o que se gosta.

Com o tempo se a sua própria definição de sucesso estiver clara é muito provável que as três categorias trabalhem juntas, mas isto acontecerá se a pessoa seguir o seu proposito e não se deixar influenciar por sucessos alheios, o que quero dizer é que nem sempre o que falam que é sucesso, pode ser realmente o caminho do sucesso, ou seja, como cada um tem seu jeito próprio de ser, assim também temos nossa própria maneira de conquistar o sucesso que desejamos.

Apesar de o caminho ser feito de forma pessoal, existem algumas atitudes que se tomadas, podem ajudar a conseguir o que se deseja, são comportamentos, estratégias e ações comuns observadas em pessoas que chegaram ao topo nos mais variados segmentos profissionais, confira:

1. Fortaleça e crie novos contatos profissionais – Este é um fator essencial para quem quer se destacar. E chama-se “fazer networking”, ou seja, estabelecer contatos profissionais. Isto pode até parecer fácil e de fato é! Porém o grande segredo está em manter o relacionamento de forma que possa agregar valor a sua carreira. O networking nem sempre está ligado a valor financeiro, você pode aprender muito com um contato, estabelecer parceria ou mesmo conhecer outros contatos através de um networking bem feito. O que sugiro é; busque pessoas do meio em que você deseja estar inserido profissionalmente, vale utilizar redes sociais, indicações e até troca de e-mails. Ao estabelecer o contato, não demore em dar início a conversa e assim fortalecer a sua rede. Aumente seu capital social, você só tem a ganhar.

2. Não seja exigente demais consigo mesmo – Quando nos propomos a conquistar a carreira que sonhamos é claro que devemos estar atentos a procrastinações, adiamentos e busca por resultados cada vez mais eficazes. No entanto a questão é quando isso foge ao nosso controle. Exigir-se em demasia, pode provocar uma série de obstáculos em sua vida profissional, causando insegurança, frustração e até mesmo problemas de saúde e o que era pra ser evolução, pode se tornar um retrocesso, cuidado!

3. Pergunte – Ninguém nasceu sabendo, nem mesmo os mais experientes. Perguntar, é uma grande ferramenta para crescer profissionalmente de forma adequada, pois te direciona exatamente para o alvo certo, poupa tempo e reduz a angústia de ficar quebrando a cabeça em algo que não sabe. Não se preocupe ninguém vai te achar idiota por perguntar, mas há grandes chances de parecer um caso não tire suas dúvidas.

4. Tenha um mentor – Talvez esta seja a única dica que não depende exclusivamente de você. Ter um mentor não é algo que escolhemos e pronto. Neste quesito, não temos total controle. Não se pode forçar a barra e pedir que alguém seja seu mentor, isso acontece naturalmente, mas é preciso estar atento. Um mentor dificilmente vai se identificar assim para você, mas será aquela pessoa que te ajudará a desenvolver seu potencial e impactará positivamente suas escolhas profissionais e também pessoais.

5. Leia conteúdos interessantes – Procure ler conteúdos relacionados a sua carreira, mas também busque informações fora do meio comum, ler um livro de ficção ou poesia por exemplo, podem despertar um grande potencial criativo e também ampliar seu conhecimento acerca de diversos temas.
6. Esteja disposto a aceitar desafios – Aceitar desafios está diretamente relacionado à autoconfiança, estar confiante na medida certa, instiga e demanda maior empenho e dedicação. Quando aceitamos desafios, nos dedicamos mais e sem perceber aumentamos nossa experiência realizando aquilo que nos propomos a fazer.

7. Aprenda a lidar com a ansiedade – A ansiedade fecha canais de comunicação e percepção, impedindo o avanço no tempo adequado, por isso é necessário que você saiba analisar qual é o tempo certo de cada situação e entenda que nem tudo ocorre no momento que desejamos, esteja atento ao ambiente, pessoas e oportunidade e não deixe que a ansiedade interfira em sua realização profissional.
Espero que estas dicas possam lhe ser útil e que de alguma forma, você possa desenvolver-se como um profissional de excelência em sua área. E saiba que o seu sucesso é orientado pela proporção e direção de suas ações além de estar de acordo com o que você acredita.

ExibirMinimizar
CEO Outllok, A era da liderança resiliente. Confira os Resultados.