7 dicas para fazer sua equipe vender mais
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7 dicas para fazer sua equipe vender mais

Dicas para uma liderança com resultados

Durante os últimos anos percebi algumas características importantes de líderes que tiveram resultados em vendas com equipes de forma motivadas e venho compartilhar com você essas experiências. Neste artigo escrevo sobre dicas que vivenciei em equipes motivadas.

1ª - Defina claramente e o mais especificamente possível o resultado que você espera da sua equipe.

Nas empresas que eu trabalhei (Leroy, Carrefour, Casa Show, etc.) aprendi a importância de ser específico nos resultados e de tanto trabalhar e estudar sobre isso me tornei um Especialista em Planejamento Estratégico, tudo fazia parte da minha rotina como líder.

Quando decidi trabalhar ensinando o Planejamento Estratégico percebi a grande dificuldade de alguns empresários e empreendedores neste quesito. A falta de clareza das equipes como um todo e mais especificamente a falta de clareza da equipe de vendas era um dos pontos fracos para micro, pequenos e médios empreendedores e empresários. Eu sempre falo em minhas mentorias e treinamentos a frase “como fazer o resultado se eu não sei qual o resultado eu preciso fazer”.

Então fica a dica, defina quanto você quer e precisa vender por mês, por semana e por dia, quanto mais específico melhor.

2ª - Identifique quais são os objetivos pessoais de cada vendedor (objetivos motivadores)

Em muitos momentos percebi o turn over das equipes, principalmente a equipe de vendas e comecei a estudar o porquê de algumas lojas mantinham suas equipes (acima de 2 anos) e outras tinham um rodizio de vendedores bem significativo (até 2 anos). Dentro deste estudo percebi que a diferença não eram os salários, comissões e benefícios e sim o quanto seus líderes conheciam os objetivos pessoais da equipe e o quanto esses mesmo líderes ajudavam de diversas formas (suporte emocional, ouvindo as necessidades, compartilhando resultados, etc.), inclusive acompanhando individualmente cada um da equipe.

Dica: acompanhe de perto sua equipe, crie um check list de ações e períodos de acompanhamento, saía do pedestal de líder e treine a liderança linear, próximo dos colaboradores isso dará uma segurança para você acompanhar sua equipe de perto e tomar decisões rápidas e assertivas.

3ª - Aplique o poder da autorresponsabilidade

Essa é para mim a principal forma de você motivar qualquer equipe e até se manter motivado, também.

A pergunta é, o que eu devo fazer que só dependa de mim para alcançar meu resultado e melhorar o desempenho da equipe? E a pergunta é a mesma para sua equipe, isso faz com que as pessoas deixem de colocar seus resultados nas mãos de outras pessoas, governo ou qualquer outra coisa. Quando isso acontece a equipe passa a criar ações pessoais, idealizam oportunidades e mudam de atitudes que dependam só deles para atingirem os resultados.

Dica é: O que você (sua equipe) pode fazer que só dependa de você para atingir seus resultados (vendas ou gestão)? Liste individualmente todas ações possíveis e faça o mesmo com a sua equipe, dê prazos específicos e acompanhe, depois me conta o resultado.

4ª - Identifique e questione os fluxos de trabalho: vendas, logística compras e política comercial.

O que é legal nesta dica é que conforme se trabalha a clareza das metas e a autorresponsabilidade, incentiva a equipe a começar a dar sugestões de melhorias, automaticamente surge a necessidade de aprimorar o fluxo dos processos de vendas, digo, todo processo. O melhor disso é que seu processo melhora consideravelmente com ações com baixo custo e o grande diferencial, é a motivação seus colaboradores em criar melhorias com as ideias das equipes.

Dica: Abra um espaço para essas sugestões, motive sua equipe a sugerir melhorias, e aceitando ou não o que surgir sempre dê um feedback positivo ou não das sugestões, isso mantem sua equipe motivada.

5ª - Planeje com detalhes as alternativas de marketing que ajudem a prospectar clientes e manter a equipe motivada e ativa.

É sempre bom fazer um rebuliço no ponto de venda, clientes gostam de oferta, de liquidação, ponta de estoque, saldão, etc., tudo isso motiva o cliente, movimenta a energia, motiva os vendedores e principalmente ajuda no resultado.

Dica: em períodos de vacas magras e poucas vendas, crie alternativas para trazer seu cliente até o seu ponto de venda com um marketing criativo e agressivo, isso ajuda a escoar seus estoques parados, gera fluxo e dá resultado.

6ª - Crie uma rotina de acompanhamento constante com foco em resultados.

Depois de tudo o que foi escrito até agora é importante uma coisa chamada disciplina, a disciplina de manter as rotinas que foram criadas, certo dia em um de meus clientes criamos e uma divulgação direcionada no Facebook, no início uma grande motivação, dois meses depois uma desmotivação, sabe o porquê da desmotivação? Por falta de acompanhamento do processo, vou exemplificar melhor. Depois da criação do processo para anuncio no Facebook a liderança não acompanhou os resultados, então como ele não acompanhou ele simplesmente teve a ideia de parar com o processo, quando ele falou sobre suspender o processo porque não via resultado eu perguntei qual havia sido o parâmetro e qual o resultado ele tinha para tomar aquela decisão, simplesmente ele não soube me dizer, simplesmente não tinha visto o resultado, para surpresa dele, mas não minha, quando analisou o resultado ficou tão surpreso que não só manteve os anúncios no Facebook como incluiu o Instagram e o Whatsapp.

Dica: crie um processo e dê um prazo para ele acontecer, acompanhe regularmente e faça os ajustes necessários, se não funcionar baseado em informações e não no achismo suspenda o processo.

7ª - Tome decisões que motivem a equipe.

Sabemos que trabalhar em equipe ou de uma forma mais especificas com pessoas não é uma tarefa tão simples, então como tomar decisões que motivem as equipes. Eu tenho utilizado a seguinte técnica em minhas mentorias, a técnica da imparcialidade e da clareza, como assim?

Clareza das decisões significa tirar as dúvidas dos motivos de tomada daquelas decisões e de forma clara e transparente apresentar os motivos. Depois da apresentação vem a seguinte pergunta: O que você entendeu do que foi falado? Outro ponto importante é a imparcialidade, eu costumo tratar todo mundo igual, até em casa é assim, trato minhas três filhas igualmente, sou daqueles que se eu gosto ou não gosto, trato igualmente, aqueles que trabalham bem e os que não trabalham tão bem assim, eu não levo nada para o lado pessoal, essa atitude me transformou em um líder onde as equipes se mantinham motivadas, o turn over era baixo e as equipes faziam grandes resultados.

Fica a dica: Clareza, imparcialidade e agilidade nas decisões.

Espero que você tenha gostado das dicas, pode curtir, compartilhar e principalmente testar, essas dicas me fizerem ter grandes resultados pelas empresas que passei.

Obrigado e até a próxima.

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    Elias Lima

    Elias Lima

    Especialista em gestão comercial e planejamento estratégico. Master PNL, Master Coach, Planejamento estratégico na FGV, Pós em Gestão pela qualidade
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