7 dicas para empreendedores que não gostam de vendas

Até soa um contra-senso imaginar que pode haver um empreendedor que não gosta de vender… Mas pode acontecer de o empreendedor ser tímido, por exemplo, não é mesmo? Confira as dicas

Até soa um contra-senso imaginar que pode haver um empreendedor que não gosta de vender… Mas pode acontecer de o empreendedor ser tímido, por exemplo, não é mesmo? Além do mais, nem todos amam vender o tempo todo. Entretanto, conhecimento sobre vendas é útil para todos, certo? Afinal, imagine em quantas situações você já esteve e ainda vai estar precisando convencer alguém…

Vamos, então, às sugestões já seguidas pelos empreendedores de maior sucesso:

1 – Informe-se sobre o assunto vendas
Normalmente, gostamos daquilo que conhecemos. É assim com nossos relacionamentos amorosos, e é assim com nossos hobbies… Por que não seria com vendas?
Se você ainda não gosta de vendas, talvez esteja acontecendo de você não gostar apenas do método de vendas que você viu em uso até então…

2 – Contate primeiro quem você conhece
Os exércitos que simulam as batalhas antes de irem para a guerra tem muito mais sucesso em suas estratégias. Então, enquanto está se aquecendo para as vendas, fale primeiro com quem é mais próximo em sua rede de contatos e fique afiado!

3 – Apaixone-se pelas suas soluções
Talvez você só não goste “ainda” de vender porque você ainda não percebeu o bem que o seu produto ou serviço faz para os seus clientes. Estude bem de que forma suas soluções agregam valor para seu público. Sua perspectiva vai mudar: em vez de “vender”, o que você vai fazer é “ajudar”. Nobre, não?

4 – Não espere um “sim” imediato
Claro que isso não quer dizer que você não deve se esforçar, mas tenha em mente que principalmente alguns tipos de venda podem ter um tempo de negociação um pouco longo. Então, muitos encontros com seu cliente podem acabar sendo “apenas” uma boa conversa sobre trabalho ou sobre os gostos do seu possível cliente. Mas lembre-se que essa conversa contribui para estreitar o relacionamento, tão importante para vender.

5 – Faça muitas perguntas
Quando você sabe o que seus clientes querem e precisam, eles acabam comprando sem que você precise se esforçar muito em convencê-los. Vai ser mais fácil vender, e aí, não tem como não gostar… :)

6 – Eduque seus clientes
Materiais educativos e um site bem feito também ajudam a tornar a venda mais fácil, pois podem fazer sozinhos boa parte do trabalho de vendas.
Além disso, procure ser um consultor.

7 – Seja bem relacionado
Procure estar presente em todas as oportunidades para troca de cartões, como eventos, feiras, etc. Faça com que seu nome e o nome de sua empresa tornem-se sinônimos das soluções que você oferece. Isso contribui para que você seja procurado quando precisarem dos seus produtos ou serviços. E novamente, a venda se tornou mais fácil…

Se você seguir estas dicas, nem a timidez vai lhe impedir de ser um grande vendedor!

Boas vendas!

Publicado originalmente em http://auladevendas.com.br/7-dicas-para-empreendedores-que-nao-gostam-de-vendas/

ExibirMinimizar
aci institute 15 anos compartilhando conhecimento