7 Dicas do Coach e de Jorge Paulo Lemann

Dicas do homem mais rico do Brasil, reescrita pelo Master Coach Lucas Labastie

Olá,

Eu gosto de iniciar elogiando os leitores, pois pessoas que gostam de meus textos são normalmente pessoas que buscam mais resultados em suas vidas. Portanto, receba meus parabéns por chegar até aqui e ler até o fim meu resumo das dicas! Agradeço se ao final de sua leitura, você deixar seu comentário e compartilhar com seus amigos, caso goste, é claro.

Então, vamos direto ao ponto e ver como aplico essas dicas no meu negócio.

Em videoconferência realizada pelo site na Prática, da Fundação Estudar, Jorge Paulo Lemann, o homem mais rico do Brasil, deu algumas de como se tornar bem-sucedido.

1- Faça a diferença

Ele costuma procurar pessoas talentosas, que fizeram algo, mesmo que ainda jovens. O que eu levo na prática dessa regra, é que não adianta fazer o que todo mundo está fazendo... Nos dias atuais, o segredo do sucesso é fazer coisas que ninguém está pensando em fazer, ou que, pensam em fazer mas não fazem!

2- Brilho do olho

No sentido positivo da palavra, e não no pejorativo, se não for para fazer algo que lhe dê TESÃO, não faça...

"Nós gostamos de pessoas com brilho no olho, que querem fazer alguma coisa e querem ser bem-sucedidos", afirma Lemann.

Jacob Pétry, renomado escritor e pesquisador, meu amigo e mentor, diz que a PAIXÃO é o que faz o ser humano FAZER ACONTECER. O mundo atual precisa de pessoas que façam acontecer. Portanto, se você ficar "apagado", ou sem brilho nos olhos, o mercado vai descartar você!

Eu, Lucas Labastie, até vou além dessa dica, e digo, tenha "SANGUE NOS OLHOS", ao começar uma tarefa, assim você vai fazer sempre mais do que a maioria das pessoas, e uma hora ou outra, o sucesso vai encontrar você!

3- Resultados

"Tem gente que fala muito, fala bonito, mas não faz nada", diz Lemann.

A busca por resultados, deve ser contínua. As pessoas desistem cedo demais, e caem em distrações com muita facilidade. Encontre alguma tarefa que você faça, que vai trazer algum resultado, seja a curto, médio, ou longo prazo. Se a tarefa que você está executando, não trará resultado, nem a curto, médio ou longo prazo, pare o que está fazendo imediatamente e vá para outra tarefa!

As pessoas vão te avaliar não pelo seu conhecimento, mas sim, pela sua capacidade de gerar RESULTADOS CONCRETOS. Então, crie o modelo "NIKE" na sua mente: "JUST DO IT" - Apenas FAÇA!

4- Grupo

Essa palavra eu discordo do nosso amigo Bilionário. Acredito que TIME ou EQUIPE deve ser a palavra de ordem.

Agora, pegando a essência do que ele passa na entrevista, as empresas valorizam pessoas que sabem lidar com pessoas. Respeito e amizade vão facilitar o trabalho e aumentar o engajamento das pessoas. Pessoas ambiciosas, são bem vindas. Pois elas estimulam o time a crescer. Pessoas gananciosas, se repelem de sistemas de sucesso, pois acreditam que podem "ganhar mais" sozinhas.

5- Ética

A palavra já diz tudo. Sem ética = sem sucesso!

Ética é o que dará sustentabilidade a qualquer empresa ou carreira. Portanto, aproxime-se de pessoas Éticas. Competência qualquer um desenvolve. Ética não é tão simples assim.

6- Encontre sua vocação

"Eu acho que a única maneira de se encontrar é fazendo, testando. Mas também não pode passar o resto da vida testando, porque você acaba chegando a nenhum lugar" - explica Lemann

Vocação, segundo o conceito IKIGAI é: o encontro do que o mundo precisa, com aquilo que você é bem pago para fazer.

Desenvolva a habilidade de EMPREENDER, visando ajudar as pessoas e ganhando um dinheiro com isso. Se isso for o que você ama, melhor ainda!

7- Intercâmbio

Lemann não considera isso essencial, mas afirma que ajuda e muito. Quando ele estudou em Harvard, diz que foi muito importante para conhecer novas culturas e abrir os olhos e a mente.

Eu viajei quase 100 cidades no Brasil de Norte a Sul, literalmente falando, em somente 8 meses da minha vida, ainda com 21 anos de idade, e entendo na pele o que ele quer dizer. Acredito que o Brasil é um país maravilhoso, onde em centenas de quilometros temos a oportunidade de conhecer sotaques e culturas diferentes, e isso traz uma experiência incrível.

Se quer ser BEM-SUCEDIDO: Você precisa VIVER EXPERIÊNCIAS.

Quando faço Coaching (Veja minha melhor aula, se quiser saber mais sobre Coaching: https://www.youtube.com/watch?v=QgCs0cRvnfI) com os participantes dos meus cursos de certificação, eu coloco muito mais foco na experiência que vou criar e o que a pessoa poderá fazer em seguida, na prática, durante a vida dela.
Criar uma mentalidade de experimentar coisas novas, eleva seu patamar para o próximo nível.

E agora, entre essas dicas, qual você consegue aplicar na prática?

Resuma em algumas palavras, o que aprendeu com esse texto, se precisar, releia os tópicos em negrito, e comente aqui, o que mais agregou para você!

Compartilhe com seus amigos se foi útil para você, e te vejo nos próximos!

Abraços!

ExibirMinimizar
CEO Outllok, A era da liderança resiliente. Confira os Resultados.