6 motivos para investir em um sistema de gestão de pessoas

Muitos profissionais da área de Recursos Humanos ainda têm dúvidas se investir em um sistema de gestão de pessoas é algo válido. Neste artigo serão apresentados seis motivos que comprovam como essa pode ser uma alternativa eficiente para manter a empresa competitiva e em dia com as melhores práticas de mercado.

Muitos profissionais da área de Recursos Humanos ainda têm dúvidas se investir em um sistema de gestão de pessoas é algo válido. Neste artigo serão apresentados seis motivos que comprovam como essa pode ser uma alternativa eficiente para manter a empresa competitiva e em dia com as melhores práticas de mercado.

Não é segredo para nenhuma empresa o quanto a área de recursos humanos representa hoje um setor vital para a sobrevivência e continuidade de qualquer organização. Desde a evolução da área até a chegada do RH moderno, em que a gestão estratégica se tornou muito mais relevante do que o núcleo operacional, muitas transformações tem acontecido e tornado os profissionais do setor cada dia mais focados em buscar alternativas criativas para supervisionar e apoiar atividades de contratação, remuneração, benefícios, avaliação do desempenho, planejamento de sucessão e muitas outras funções.

Mas somente quem vivencia esse dia a dia sabe o quanto pode ser difícil lidar com todas essas variáveis, uma vez que a empresa está sempre em constante evolução, com equipes em crescimento e novas práticas surgindo no mercado. Por isso, encontrar maneiras sustentáveis de gerir e controlar esses processos é fundamental para garantir a eficiência da operação e trazer mais segurança à tomada de decisões.

Neste sentido, investir em um sistema de gestão de pessoas pode ser uma saída ideal para administrar as práticas de RH e ainda contribuir para o processo de evolução e crescimento contínuo da organização. Mas muitos profissionais ainda têm dúvida sobre os reais benefícios que esse investimento pode agregar. Por isso, a seguir serão listados seis bons motivos que comprovam porque um software de recursos humanos pode ser essencial para uma empresa.

1 – Cria processos sustentáveis de avaliações e feedback

Uma das mais importantes funções do RH moderno é criar e propiciar uma cultura e ambiente capazes de criar e reter talentos na organização, assim como apoiar colaboradores que estejam abaixo dos resultados esperados através de abordagens positivas e técnicas de coaching ou programas de melhoria de desempenho.

Com o apoio de um sistema de gestão de pessoas a equipe consegue proporcionar mais possibilidade a esse processo, entregando avaliações aos colaboradores e realizando feedbacks 360 graus com toda a equipe através de uma dinâmica muito mais ágil e eficiente. Como todas as informações sobre o desempenho dos colaboradores estão disponíveis em uma mesma plataforma, o acompanhamento dos gestores também se torna mais simples e prático, oferecendo uma visão completa de todo histórico de desempenho e análises detalhadas para gerar as ações necessárias em cada situação.

2 - Garante o alinhamento das metas e objetivos estratégicos

Toda equipe e colaborador têm suas metas, que por padrão devem estar ligadas aos objetivos corporativos de maneira geral. Mas para que as metas traçadas no início do período de avaliação gerem resultados é preciso acompanhá-las e traçar ações para desvios que possam acontecer ao longo do processo. E dentro deste cenário um sistema de gestão de metas, por exemplo, pode apoiar a validação do contrato de metas pelos colaboradores ou mesmo a sugestão de alterações, sempre voltados ao estabelecimento de metas SMART.

Assim cada colaborador tem total clareza e entendimento do que a empresa espera deles e os objetivos que precisam atingir para entregar os resultados ao final de cada período de avaliação.

3 – Melhora o ciclo de colaboração dentro da organização

Novamente trazendo ao centro da questão a importância de manter os colaboradores alinhados com os objetivos e informações de seu desempenho, com um sistema de RH é possível disponibilizar um acesso para que possam consultar e monitorar dados como metas, descrição de cargos, avaliações e feedbacks, competências, cursos, idiomas e outras informações relevantes para sua ficha corporativa.

Essa integração e colaboração de informações elimina uma série de planilhas e controles paralelos que tornam a gestão de informações um tanto penosa e demorada para a equipe de RH, automatizando processos e centralizando dados com muita mais agilidade.

4 - Fornece análises em tempo real para tomada de decisão

Poucas coisas são mais importantes do que informações rápidas para tomada de decisões, sobretudo em um mercado cada dia mais dinâmico, mas para muitas empresas obter relatórios gerenciais ainda pode ser uma tarefa árdua, manual e demorada.

Com um sistema de gestão de pessoas os gestores tornam-se mais independentes e podem gerenciar ou consultar a qualquer momento as informações necessárias para analisar e identificar tendências na organização, contando com dados atualizados em tempo real e na realidade da empresa. Podem, por exemplo, em uma única tela checar os índices de treinamento e oportunidades de desenvolvimento de sua equipe ou ainda validar se os requisitos de contratação estão sendo atendidos.

5 – Auxilia o processo de identificação de talentos

Também seguindo a lógica do mercado moderno, as organizações reconhecem – mais do que nunca! – a importância de identificar, reter e desenvolver talentos que podem compor a nova geração de líderes dentro de uma empresa e escolher as pessoas certas para conduzir, motivar e impulsionar os resultados da organização à frente da liderança deve ser um processo cuidadoso e assertivo, pois envolve investimento e o sucesso da empresa como um todo.

Para facilitar este processo, o sistema de RH atua na identificação de gaps dos colaboradores dentro de sua trajetória de carreira, sempre com o propósito de reconhecer aqueles que apresentam habilidade de liderança através de avaliações e feedbacks de gestores e pares.

6 – Torna os processos de RH mais eficientes e dinâmicos

Transformar a equipe de RH em Business Partner é o sonho de todo gestor de RH, mas para isso é preciso foco e visão estratégica. Quando o time de RH passa muito tempo trabalhando em funções operacionais e tarefas repetitivas, as questões estratégicas muitas vezes acabam penalizadas pela falta de braços e processos automatizados.

Um sistema de RH pode eliminar essa barreira, proporcionando a gestão das informações de forma mais eficiente e a consulta de dados muito mais rápida, evitando buscas em extensos arquivos e prontuários. Além disso, oferece ainda suporte à descentralização de formulários e fluxos de aprovação, agregando mais transparência às políticas de RH da organização.

Esses são apenas alguns dos principais benefícios que um sistema de RH pode trazer para todos os setores da empresa, contribuindo para elevar os resultados gerais da organização de forma dinâmica e concreta, além de promover a gestão da liderança compartilhada com os gestores de cada departamento.

E como escolher o sistema de gestão de pessoas ideal para sua empresa?

Para analisar todos os pontos que permeiam essa questão, você deve levar em conta as necessidades específicas de sua empresa, cultura organizacional e práticas e políticas de RH que já estão em vigor, bem como as que serão implantadas no futuro.

Assim, com base nessa premissa você poderá avaliar as soluções disponíveis no mercado e identificar aquela que melhor atende sua empresa, considerando ainda a evolução tecnológica e navegabilidade do sistema, já que ele será utilizado por toda a organização de alguma maneira.

Lembre-se de levar em conta também a experiência da empresa contratada e as possibilidades de atuação do sistema de RH. Quanto mais completa for a solução, mais estratégicas poderão ser as decisões que sua empresa toma, gerando uma grande economia em processos que antes tomavam muito mais tempo de sua equipe.

ExibirMinimizar
Digital