6 dicas práticas para estabelecer indicadores de resultados para seu negócio

Pilotar fluxo de caixa pode contribuir com informações relacionadas a quantidade de dinheiro ou até mesmo créditos e compromissos futuros. Ter uma cultura de resultado é bem diferente

Muitos empreendedores não têm clareza dos resultados gerados por seu negócio. Acredito que a maior dificuldade seja a falta de cultura de resultado. Muitos tentam encontrar a resposta apenas com as informações financeiras, que é um parte importante, porém não é suficiente para ter uma compreensão ampla de resultado. Pilotar fluxo de caixa pode contribuir com informações relacionadas a quantidade de dinheiro ou até mesmo créditos e compromissos futuros.

Observe se as dicas abaixo podem contribuir com a cultura de resultado do seu negócio:

1 – Busque apoio de sua contabilidade. Ela pode lhe oferecer uma ferramenta excelente de acompanhamento, que é o balancete. Por meio dele será possível ter uma visão ampla da situação financeira e econômica, além de outras que dependerá do grau de fidedignidade das informações lá contidas;

2 – Identifique a pessoa em seu negócio que tem a melhor competência para conduzir de forma disciplinada este assunto. Ajuste as expectativas deste trabalho, pois o responsável assumirá o compromisso de implementar esta rotina de forma sistematizada e com dados precisos e confiáveis;

3 – Estabeleça indicadores, com base nas informações contidas no balancete. Lembre-se de que não adianta estabelecer muitos indicadores. O ideal é investir o tempo necessário na definição, sempre tendo em mente: Qual contribuições este indicador trará ao negócio e a certeza do que ele deverá medir? Importante lembrar que a pessoa escolhida para esta tarefa deve ter a compreensão da importância dos indicadores para o negócio. Não basta fazer um lista de indicadores e passar para ela;

4 – Estabeleça a periodicidade da apresentação do conjunto de indicadores. Este item é muito importante, pois irá ritualizar a tomada de conhecimento dos resultados medidos através dos indicadores. O ideal é estabelecer uma avaliação mensal, pois desta forma terá elementos para agir de forma orientada e em tempo.

5 – Seja o exemplo neste processo. Como líder do negócio, você poderá influenciar as pessoas a sua volta. Mas lembre-se esta influência pode ser positiva ou negativa. Se você não for disciplinado com os combinados, inclusive com data e horário da reunião de avaliação de resultados, como poderá cobrar algo das outras pessoas?

6 – Com base nos indicadores haverá a necessidade de implementar ações, pois como o próprio nome define, os indicadores apenas indicam. Eles por si só não produzem mudanças ou melhorias. A ações decorrentes dos indicadores serão determinantes para ajustar passos e produzir os resultados planejados.

Após a incorporação deste processo, seu negócio certamente evoluirá e a cultura de resultado fará parte do seu dia-a-dia, contagiando as pessoas ao seu redo. Pense nisso!

Comentários

Participe da comunidade, deixe seu comentário:

Deixe sua opinião!  Clique aqui e faça seu login.
    Vanildo Veras

    Vanildo Veras

    Vanildo Veras é diretor de inteligência fiscal na Datanil Consultoria Contábil Ltda., contador, consultor com especialização em gestão corporativa pela PUC-SP e em Análise Financeira Contábil pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Especialista em Inteligência Fiscal e Planejamento tributário. Também atua como Vice-Presidente do Financeiro Sindicato das Empresas Contábeis do Estado de São Paulo (SESCON-SP). Coordenador do Programa de qualidade de Empresas Contábeis - PQEC-ISO. Atuou por 8 anos como Coordenador e Presidente da Câmara Setorial de Contabilidade. É Palestrante, conferencista e articulista com atuação nacional em temas relacionados às áreas de Inteligência Fiscal e estratégia de negócio com foco em resultados.

    café com admMinimizar