6 dicas para ter aquele insight de inovação/criação

Algumas pequenas dicas de percepções diárias para obter ideias de inovação

Quem nunca acordou e pensou, “Por que eu não tenho ideias inovadoras e bilionárias como Bill Gates ou Steve Jobs?”, mas, na verdade deveríamos nos perguntar: “Como eles chegaram a estas ideias”? Qual era o cotidiano deles? Quais as necessidades que surgiam no dia a dia e não eram supridas? Havia limitação de recursos?

Estas três perguntas, nos ajudarão a ter ou perceber estas “super ideias” que estão ao nosso redor, sejam estas, ideias totalmente novas ou simplesmente uma inovação ou melhoramento trazido a algum produto ou serviço já existente.

Há várias ideias que surgiram através da observação, da necessidade e da limitação de recursos. Por exemplo, na África, onde, em muitas regiões, os recursos são altamente escassos, Mansukhbhai Prajapati, um tradicional artesão de argila, criou a Mitti Cool, um refrigerador feito totalmente de argila, que não necessita de eletricidade e que tem um custo baixíssimo de manutenção. Ou seja, através de uma análise do mundo ao seu redor e da limitação de recursos, ele conseguiu desenvolver algo totalmente inovador.

Abaixo indico algumas dicas de reflexão para o “despertar” de novas ideias.

  1. Pense sobre o mundo ao seu redor, sobre seu cotidiano.
  2. Observe tudo que você utiliza ao longo do dia e como isto poderia ser melhorado para que seu tempo fosse aproveitado de forma mais eficiente.
  3. Depois de encontrar sua “super ideia”, analise se isto seria realmente válido e quais meios você utilizaria para propor este projeto.
  4. Desenvolva um planejamento para pôr em prática sua ideia, encontre parceiros e investidores que compartilhem dos seus ideais.
  5. Não vislumbre especificamente o lucro, trabalhe e planeje sua ideia da melhor forma, através de etapas.
  6. Preste atenção com sua ideia, ela pode ser realmente boa, procure manter alguns pontos cruciais em segredo e certifique-se sobre os seus parceiros.

Não permita que ninguém o faça desistir da sua ideia, se você realmente acredita nela e vê que isto pode dá certo, continue persistindo, muitos pensadores e grandes empresários foram chamados de loucos no início de suas carreiras, apenas persistiram, planejando, lutando e conseguiram alcançar seus objetivos.

ExibirMinimizar
aci institute 15 anos compartilhando conhecimento