6 dicas para ser um bom líder

O desafio diário de um líder é cada vez mais fazer um bom trabalho junto a seus profissionais liderados, é necessária muita visão sistêmica para planejar seu desempenho e competência para desenvolver as pessoas da sua equipe, abaixo algumas dicas que o líder não pode esquecer:

Tenha confiança nos profissionais – Nada melhor para o andamento das atividades dentro das empresas quando há confiança do líder com sua equipe, porém é importante para o líder delegar responsabilidades de rotina. Exercitando a confiança na equipe faz com que apareçam novas habilidades e talentos em suas áreas, estimule, desafie e perceberás excelentes resultados.

Delegue o operacional – Esse é um grande problema que temos nas organizações, o líder não precisa se envolver diretamente em cada detalhe das atividades operacionais de sua equipe, ele deve alinhar o rumo com os objetivos e metas a serem alcançadas e preparar as pessoas para que exerçam suas funções.

Esteja sempre presente – O líder não deve se isolar de sua equipe, a troca de informações entre o gestor e seu funcionário deve ser constante, seja acessível, retorne com frequência as críticas e sugestões que as pessoas levantarem dentro de sua equipe.

Desafie a equipe a pensar – A postura que o líder tem em desafiar sua equipe, fará com que ideias criativas e inovadoras apareçam e problemas possam ser resolvidos com a participação dos funcionários, além dele se sentirem mais engajados e comprometidos com a empresa.

Invista em feedbacks - Seja franco e justo com seus funcionários, agende reuniões para entrega de tarefas e metas a serem atingidas, mostre o que você espera dos trabalhos, elogie, critique de forma construtiva e corrija rotas se necessário.

Celebre as conquistas – Quando as metas forem alcançadas ou quando uma solução de um problema que parecia impossível foi resolvido, comemore essas conquistas com sua equipe. Agradecimento é um estímulo para manter o comprometimento das pessoas.

O grande desafio dos líderes é ter a habilidade de desempenhar sua função estratégica para desenvolver sua equipe e ajudar a atingir os objetivos da empresa. Tenha metas claras, desafiadoras e lembre-se sempre de equilibrar o ambiente de trabalho e a qualidade de vida.

ExibirMinimizar
aci institute 15 anos compartilhando conhecimento