6 dicas para aumentar seu tráfego orgânico

Construir o tráfego orgânico, ou aumentá-lo, exige tempo e esforço, e deve ser feito com uma estratégia consistente de marketing digital e uma otimização adequada e atualizada

Um dos primeiros passos para aumentar o número de clientes do seu negócio é conseguir atrais mais visitantes para o seu site, afinal a internet é o meio mais fácil e eficiente para atingir as pessoas atualmente. E quanto mais visitantes seu site tiver, mais possibilidades de leads terá e, consequentemente, maior o número de novos clientes.

Dentre os meios para conseguir aumentar o número de visitantes de qualquer site, o tráfego orgânico é um dos melhores. Pois, as pessoas buscam cada vez mais pelo que desejam nos sites de busca e quando estiverem procurando por alguma coisa relacionada a sua empresa, precisam encontrar o seu site para estarem mais propensos a se converter em leads e clientes.

Mas construir o tráfego orgânico, ou aumentá-lo, exige tempo e esforço, e deve ser feito com uma estratégia consistente de marketing digital e uma otimização adequada e atualizada. Por isso, listamos 6 dicas de como aumentar seu tráfego orgânico e trazer crescimento constante para o seu negócio, mesmo em tempos difíceis.

Conheça 6 dicas para aumentar o tráfego orgânico do site da sua empresa

1- Defina as Palavras-chave: antes de começar o planejamento para aumentar seu tráfego orgânico, você precisa ter certeza de que sabe quem é a sua persona (cliente ideal) e saber quais tópicos precisa abordar. Afinal, essa deve ser uma ação dentro de uma estratégia sólida de marketing digital. Comece fazendo uma lista com cerca de 5-10 tópicos que se encaixam no seu nicho de mercado, ou seja, temas pelos quais o seu público-alvo pesquisa. Em seguida, defina então as palavras-chave específicas que devem ser utilizadas para que as pessoas encontrem a sua página. As palavras-chave são as palavras que o seu público digita nos buscadores quando está procurando pelos produtos ou serviços da sua empresa.

2- Otimize seu site: depois que você estabeleceu a sua lista de palavras-chave, você está pronto para começar a otimizar seu site. Então, certifique-se de fazer conteúdo para as palavras e escrevê-lo em uma linguagem que os motores de busca e seu público-alvo irão entender. Use algumas palavras-chave em sua página inicial, tags de cabeçalho, meta-descrição e na URL de páginas em todo o seu website.

3- Use termos de pesquisa: as palavras-chave geralmente são bem amplas, o que faz com que sejam competitivas de posicionar nos sites de busca. Por isso, você também deve se concentrar em frases-chave, os chamados termos de pesquisa, que são mais longos e também são adaptados para o seu produto ou serviço. Por exemplo, ao invés de posicionar apenas ‘agência de marketing’, pode trabalhar o termo ‘agência de marketing digital e SEO’. Isso aumenta relevância e diminui a concorrência.

4- Use um Blog: para aumentar seu tráfego orgânico é também fundamental usar um blog para atrair e informar seus visitantes, é nele que você irá colocar o conteúdo criado de acordo com os termos e palavras-chave definidos. Um blog da empresa é uma ótima oportunidade de se tornar uma referência em determinado segmento e passar credibilidade. Além disso, os motores de busca valorizam sites atualizados com frequência, por isso certifique-se de manter uma programação regular de posts. Um site que é atualizado constantemente também irá informar com muito mais qualidade o seu público-alvo, o que faz com que tenham confiança em se tornar clientes.

5- Crie conteúdo de qualidade: vale lembrar que é preciso escrever para suas personas, não motores de busca. Como mencionado anteriormente, os motores de busca adoram conteúdo atualizado com frequência no entanto, artigos recheado por palavras-chave não vão chegar muito longe. Você precisa manter o equilíbrio, fornecendo conteúdo de qualidade, que seja útil para o público, você vai melhorar naturalmente o seu SEO. Pois, atualmente, o foco da otimização é o usuário e a qualidade de navegação e informação que é oferecida a ele. Então, o seu site deve fornecer aos usuários o conteúdo que eles estão procurando, ao pesquisar as palavras-chave no Google. Por isso, use as palavras-chave nos textos para atrair o tráfego, mas lembre-se de sempre oferecer qualidade sobre a quantidade. Então, aplique as palavras-chave com sabedoria e sem tornar o conteúdo maçante.

6- Siga as regras: você nunca vai chegar na frente tentando tomar atalhos. Infelizmente, muitos profissionais tentam usar práticas antiéticas, também conhecidas como ‘black hat SEO’, para tentar enganar os motores de busca e classificá-los mais rápido. Qualquer tipo de técnica feita para conseguir resultados rápidos provavelmente resultará em penalidade, ou pior, o seu site será removido do Google completamente. Por isso, siga as regras e contrate uma empresa experiente em SEO para te ajudar a aumentar seu tráfego orgânico com competência e qualidade.

Aprimore sua otimização e dê o primeiro passo para aumentar seus resultados, mesmo em momento de crise

Mesmo em tempos de crise, as pessoas continuam procurando por produtos e serviços, então para sua empresa continuar obtendo resultados, ela só precisa se manter a frente da concorrência e ser encontrada pelo seu público-alvo. Diferente do que as pessoas imaginavam, o marketing digital é ainda mais importante nesses momentos.

Então, lembre-se que para atrair tráfego orgânico o SEO é fundamental e que, com as últimas atualizações, o SEO deve ser focado sempre no usuário, em oferecer o que ele procura. E SEO e marketing de conteúdo trabalham em conjunto.

Essas são só algumas dicas, há outras questões importantes como fazer o link building com outros sites de qualidade, engajamento nas redes sociais, entre outros. Pois aumentar o tráfego orgânico é um processo que requer tempo, mas seguindo algumas destas regras você será muito bem recompensado pelos motores de busca.

Publicado originalmente no site do Grupo IPub

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