6 dicas fundamentais para um atendimento de alta qualidade

Sabemos que o atendimento é um diferencial no crescimento de qualquer empresa, por isso não deixe de conferir as nossas dicas

Alguns dias atrás fui a uma lanchonete Fast-food. Sentei, peguei o cardápio e comecei a observar, quando um jovem garçom chamou a minha atenção com sua maneira de atender os clientes, sem nenhuma simpatia, posso dizer até de maneira rude, ele abordava os clientes e perguntava – vai querer o que? (primeira dor no meu coração) em seguida se questionado se sobre algo do cardápio que estava em falta, ele dava um direto e seco – tem não! (segunda dor no meu peito) E para finalizar, quando solicitado a ele a conta, simplesmente apontava para o caixa (esse foi o golpe final). Não aguentei, sabendo que ele fazia aquilo por mal e sim por falta de treinamento, o chamei até a minha mesa e de maneira gentil e educada passei algumas dicas de atendimento. Se deu certo, não sei, mas saí da lanchonete um pouco aliviado.

O atendimento é parte vital de qualquer empresa, principalmente se ela for uma prestadora de serviço, lanchonetes e restaurantes por exemplo, e um dos principais requisitos quando se pensa em fidelizar os clientes. Pensando nisso e sabendo como o atendimento é importante para qualquer instituição, resolvi elencar algumas atitudes que devem ser tomadas na hora do atendimento.

Invista no seu Front Office, faça treinamentos, palestras, capacitações ou pelo menos converse com seus colaboradores antes de envia-los para atender os seus clientes. Lembre-se, são os atendentes que vão mostrar para os clientes quem é a sua empresa, eles são o seu cartão de visitas. Caso você não saiba por onde começar, veja abaixo algumas dicas.

1 – Gentileza.

Manter um sorriso no rosto faz toda a diferença, independe de quem seja o cliente, se vai comprar ou só olhar, e seja qual for a sua aparência trate-o da melhor maneira possível, fazendo isso o seu cliente vai ter uma boa impressão do seu negócio e vai voltar assim que puder.

2 - Atitude.

Seja sempre prestativo, quem nunca entrou em uma loja e as vendedoras permaneceram conversando, não sabe o quanto isso é ruim. Esteja sempre apto a ajudar, oriente o cliente durante a compra, verifique se ele tem alguma dúvida sobre o que ele está levando, e óbvio,seja capaz de sana-las.

3 – Aparência.

A aparência conta muito na percepção do cliente. Imagine você levar aquela pessoa para jantar e o restaurante estiver sujo e o garçom cheirando mal, um fiasco né. Entendido, tudo bem organizado, limpinho e em seu devido lugar. Atenção para os atendentes que devem estar com a higiene em dia, com cheiro neutro (exceto em lojas de perfume) e com aquele belo e limpo sorriso no rosto.

4 – Atendimento.

Sabemos que muitas vezes fica difícil de atender todos os clientes ao mesmo tempo. Quando isso acontecer não ignore os clientes, diga a eles que você os atende em instantes, mostre proatividade, se dedique para atendê-lo omais rápido que puder, sem abrir mão da qualidade do serviço prestado.

5 – Seja positivo.

Não imponha nada ao seu cliente, apenas sugira. É muito chato depender de um serviço que as pessoas fiquem dizendo, vá a tal setor, volte pra lá, isso não pode, assine aqui, dentre outras. Oriente o seu cliente sempre com educação, e as palavras mágicas como, por favor, estão sempre atuais.

6 – Críticas são algo bom.

Esteja sempre aberto as críticas, pois através delas você pode enxergar sua empresa de outras maneiras. Incentive o seu cliente a reclamar, é isso mesmo, se possível coloque uma caixinha de sugestões e reclamações, toda empresa tem muito a aprender com seus clientes. Perceba que um cliente só reclama quando ele quer consumir o seu produto, caso contrário ele apenas não voltaria.

Bem essas são apenas algumas dicas, espero ter ajudado, caso você tenha alguma dica a mais, ou uma reclamação/sugestão ou uma situação que tenha vívido, se possível escreva nos comentários, tenho certeza que vai ajudar alguém.

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