5 sinais que sua estratégia de vendas online está errada!

Está cada vez maior a participação das vendas online no mercado brasileiro. As empresas, na sua grande maioria, já estão cientes disso e investindo forte nesta modalidade. Porém, ainda encontramos muitos erros em termos de estratégia e estruturação das vendas online e com isso volto a enfatizar, estamos deixando dinheiro sobre a mesa

Está cada vez maior a participação das vendas online no mercado brasileiro. As empresas, na sua grande maioria, já estão cientes disso e investindo forte nesta modalidade. Porém, ainda encontramos muitos erros em termos de estratégia e estruturação das vendas online e com isso volto a enfatizar, estamos deixando dinheiro sobre a mesa. Em determinados casos, alguns pequenos ajustes na estratégia de vendas, faz com que as conversões sejam muito maiores.

Mas para que possamos entender isso tudo, muitas vezes há a necessidade de encontrarmos os erros de estratégia de vendas online e corrigi-los. Para facilitar sua vida, delimitei os 5 sinais mais comuns de que sua estratégia de vendas online está errada!

5 sinais de que suas vendas online podem estar sendo mal planejadas!

  1. Seu foco é na vaidade:

Este é um erro muito comum e um sinal de que sua estratégia de vendas online está equivocada. Muitas empresas têm como métrica de acompanhamento das estratégias, o número de visitas ao site, curtidas no Facebook ou visualizações no YouTube. Isso tudo é importante sim, pois sem audiência não temos como realizar as vendas. Mas nem de longe, esta é a meta de qualquer empresa que queira potencializar suas vendas online. Ter 1000 curtidas em uma postagem não quer necessariamente ser algo que vá trazer bons resultados. Com uma campanha patrocinada, atingimos esta marca facilmente. As empresas que mantém sua estratégia de vendas focada em números como estes, geralmente apresentam erros crassos em termos de conversão. Visualizações, curtidas e visitas são importantes, mas não pagam contas e não trazem dinheiro para sua empresa. Qualquer estratégia de vendas online precisa ter uma preocupação com a conversão.

  1. A entrada do funil é ampla demais:

Por mais que o funil de vendas deva iniciar de uma maneira ampla, para termos mais leads, às vezes, precisamos tomar cuidado para não abrirmos demais a questão do público. As estratégias que você usar para que as pessoas entrem no funil de vendas, já precisam estar sendo pensadas para que estas venham a converter no final dele. Isso por que muitas vezes, ao atrairmos pessoas que não tem interesse em adquirir seu produto ou serviço, desperdiçamos tempo e recursos com algo que não trará um retorno adequado. Por exemplo, imagine que você tem um funil de vendas para vender cursos de inglês para iniciantes. Se a entrada no funil for ampla demais e você atrair pessoas que já falam a língua britânica, perderá tempo com quem não vai comprar seu curso. Com isso, as taxas de conversão se tornam baixas e você perde uma audiência qualificada, que poderia ser convertida em outro produto. Por isso, sua isca, que faz as pessoas entrarem no funil de vendas, precisa ser bem planejada para que você já segmente seu público!

  1. O remarketing não acontece:

Raramente as pessoas tomam a decisão de compra já no primeiro momento. Quando elas entram em seu funil de vendas, você precisa tomar cuidado para não estressar demais sua lista. Mas também, precisa manter um relacionamento. Muitas vezes, o remarketing, que é a parte da estratégia onde voltamos a oferecer o produto ou tentamos trazer a pessoa de volta a lista (também conhecido como Follow-up), é falho ou nem acontece. Com isso, perdemos a oportunidade de qualificar o lead ou ainda, de converter ele no final do funil. Por isso, é sempre fundamental pensar em uma estratégia de remarketing!

  1. O funil de vendas é confuso:

A imagem do funil é usada justamente para que seja mais clara a questão do caminho que o lead deve percorrer até a conversão. Se os caminhos de seu funil de vendas não forem bem trabalhados, não haverá como o lead converter. Todo o seu funil precisa ser claro e conduzir o lead de maneira otimizada. Por exemplo, se depois da página de captura, ele tiver qualquer dificuldade em entender seus e-mails, a conversão estará prejudicada. Aqui, diversos problemas podem ser detectados, como má formação da persona, páginas confusas ou falta de comandos claros. Independentemente do caso, você precisa ver seu funil de vendas como o lead verá, para verificar se ele está de fato facilitado ou serão necessários vários comandos que podem estressá-lo ou fazê-lo desistir.

  1. O foco não é na conversão:

O funil de vendas tem qual objetivo? Converter, não é? Então, você precisa de toda forma, ter um foco na conversão. Se os leads se perdem pelo caminho, não efetuam a compra ou em dado momento, desaparecem, é por que há gargalos em sua estratégia de vendas. Compreender isso e resolver, fará com que sua estratégia de vendas seja muito mais efetiva!

Perceba que grande parte da questão estratégica das vendas online está atrelada a montagem do funil de vendas. Por isso, tenha sempre um profissional capacitado para te ajudar! ! Em meu blog, o você vendendo mais é possível encontrar diversos artigos que vão te ajudar a vender mais de maneira mais eficiente!

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