Cinco princípios da boa criação
Cinco princípios da boa criação

Cinco princípios da boa criação

O que não pode faltar na educação dos filhos para que se tornem adultos felizes e responsáveis

Criar e educar bem os filhos tem sido um dos maiores desafios da atualidade. Em um mundo globalizado onde as influências tanto positivas quanto negativas são facilmente acessadas através da internet e celular fica cada dia mais difícil saber o certo e o errado na educação dos filhos mas algumas coisas jamais mudam e esses 5 princípios podem nos ajudar a encontrar o caminho.

São eles:

1-) Amor: é o principal, a base de tudo, o começo. A criança precisa saber que é amada de maneira a nunca questionar esse amor. Se a criança sentir que é amada todo o resto se torna mais fácil. Fica mais fácil ensinar qualquer coisa se o amor é sentido, é observado desde sempre. Os pais também se sentirão mais seguros na hora de cobrar disciplina e responsabilidade se não se sentirem culpados por não terem dado amor suficiente. Portanto, nos primeiros anos de vida de seu filho, esbanje amor, não economize, não faça menos. A criança merece e precisa de todo amor que for possível.

2-) Proteção: os pais devem ser os provedores dos filhos em sua infância e adolescência não deixando faltar nada de suas necessidades básicas como segurança, habitação, alimentação, vestuário, educação. A criança precisa sentir segurança de que tem alguém que a ama e protege. É responsabildade e obrigação dos pais que a criança possa ter uma alimentação saudável e que suas necessidades básicas sejam supridas.

3-) Gratidão: é importante que os pais ensinem seus filhos a agradecer. Independente da religião é necessário desenvolver na criança o dom da gratidão. Agradecer o dom da vida, a saúde que temos, a natureza tão perfeita, as pessoas que nos ajudam e convivem conosco. Dê exemplos de gratidão sempre, agradeça o pão de cada dia, agradeça pela saúde, pelo emprego, pela casa, pela família, pelos amigos...agradeça, dê exemplos de gratidão. O exemplo é a maneira mais eficaz de ensinar. Ensine a fazer o bem, a praticar a boa ação.

4-) Respeito: respeitar a si mesmo e ao seu semelhante, respeitar a vida e todos os seres vivos. Respeitar os mais velhos, a hierarquia, os professores, enfim ter respeito pela ordem, pela função de cada um, pelo papel que cada um representa. Respeitar os pais sabendo que quem manda na casa são eles. Os fllhos devem respeito e obediência aos pais. Ter respeito pelas culturas e pelas opiniões diferentes. Saber que a minha liberdade termina onde começa a do outro. Saber ouvir e saber calar. Tudo isso está se perdendo e é importantíssimo que seja ensinado através de bons exemplos. Tenha respeito por todas as pessoas independente da profissão, da cor da pele, da posição social e ensine isso a seus filhos.

5-) Disciplina: para tudo na vida tem a hora e ocasião adequada. Existe hora da obrigação e hora do lazer. Existe hora do descanso e hora do trabalho. Existe hora de estudar e hora de relaxar. Existe a hora de plantar e a hora de colher. Ensine seu filho a ter disciplina, a ter horários, a criar uma rotina. Ensine a importância do estudo e do trabalho, ensine a ter orgulho de fazer, de realizar, de conquistar algo pelo próprio esforço. Os jovens andam perdidos em um mundo virtual e o orgulho de fazer está se perdendo. Tudo está muito abstrato mas nada substitui a satisfação de fazer algo concreto, de realizar com muito esforço uma tarefa, o trabalho em equipe. Tudo se compra, tudo é fácil. Ensine como são feitas as coisas, de onde vem o alimento, como tudo obedece a uma ordem e como essa ordem é necessária. Ensine que temos direitos mas também temos muitos deveres.

Se esses princípios forem seguidos evitaremos jovens sem propósito, sem orgulho de sua essência, perdidos em um mundo de drogas, bebidas, futilidades, aparências, sem conhecimento dos verdadeiros valores que trazem a felicidade e paz interior. Muitos jovens hoje exigem muito e fazem pouco resultado de uma educação permissiva e sem base concreta com bons exemplos e valores para os orientar.

Enfim, criar e educar bem os filhos não é tarefa fácil mas tudo é possível com boa vontade e principalmente bons exemplos!

ExibirMinimizar
aci baixe o app