5 passos para vencer qualquer crise
5 passos para vencer qualquer crise

5 passos para vencer qualquer crise

Como sobreviver à dificuldade financeira

“Águas mansas não fazem bons marinheiros”, Provérbio indiano

Vivemos conturbados momentos!

Crises das mais variadas ordens: econômica, política, ético-moral, sociedade, para citar algumas.

As consequências destes momentos de crise recaem sobre os assalariados, refletem nos donos de negócios, influem na balança comercial além do mercado de capitais e também interferem no processo produtivo numa espécie de efeito dominó.

Situações de economias instáveis desestimulam o investimento e inibem a situação ideal do pleno emprego. Há incertezas quanto à possibilidade dos lucros, deixando a classe empresarial em compasso de espera na tentativa de reduzir os riscos.

O fato é: a crise aí está. Outro fato: como nos livrar dela ou atenuar seus danosos efeitos?

Vários são os caminhos a serem trilhados. Vários são os passos a serem seguidos.

Vamos refletir juntos? Que tal conhecer esses 5 passos que tenho usado e com efeito benéfico? Conheça-os a seguir:

  1. Passo – Ter CORAGEM – Sabemos que ela traduz a moral forte perante o perigo, os riscos; bravura, intrepidez, além da firmeza de espírito para enfrentar situação emocional ou moralmente difícil. É necessário ter coragem para enfrentar os desafios, arregaçar as mangas, se preparar para o bom combate. De nada vale assistir de camarote os acontecimentos e permanecer na inércia diante das turbulências. Há que se respirar fundo, definir um propósito e seguir em frente, sempre.
  2. Passo – Ter RESILIÊNCIA – Também sabemos que este substantivo significa a capacidade de se recobrar facilmente ou se adaptar aos revezes ou às mudanças. Conheço casos de pessoas que sofreram graves sequelas de acidentes de carros e hoje ministram palestras educativas para adolescentes sobre os riscos que um pequeno descuido pode causar às pessoas, isso é pura resiliência. Inexiste tempo hoje para a manutenção de fragilidade, comodismo e conformismo diante dos fatos. Adapte-se ou morra! Grita em alto e bom som o mercado.
  3. Passo – Implantar INOVAÇÃO – Entendida como ação ou efeito de inovar e por extensão é aquilo que é novo, coisa nova, novidade. Você já deve ter lido ou ouvido o magnífico pensar de um dos grandes gênios da humanidade, o físico teórico e humanista alemão Albert Einstein, traduzido na citação: “Insanidade é continuar fazendo sempre a mesma coisa e esperar resultados diferentes.” Sábias palavras! Mudar já sabemos: é alterar, deslocar, mover. Estes conceitos já estão incorporados em nossas vidas. Mas o que temos que saber na realidade dos tempos atuais, é que a mudança nunca foi tão acelerada como agora. Inovar é preciso, ou inovamos ou estacionamos. E você o que tem feito para inovar?
  4. Passo – Buscar SUPERAÇÃO – Entendida como a mudança de uma situação ruim para uma situação boa; ultrapassar um limite; recuperação; ato de progredir. Ao longo da jornada empreendedora vamos aprendendo que no meio da dificuldade encontram-se oportunidades. Chega de choro, basta de mi mi mi! Para que ser mais um profeta do caos? Conta-nos a história da humanidade que os víquingues ao chegarem num porto para invadir um território e conquistá-lo queimavam seus navios para impedir qualquer possibilidade de recuo, era uma batalha sem volta. Queimar as embarcações passou a significar vencer ou vencer! Você tem agido como os víquingues, queimando o barco no porto ou mantendo-o atracado para se nada der certo, voltar? A vida nos ensina que navios são construídos para desbravar mares, hora bravios e jamais para ficarem atracados no conforto e segurança dos portos.
  5. Passo – Manter ESPERANÇA – O sábio Dicionário Aurélio nos salienta que ela é a disposição do espírito que induz a esperar que uma coisa se há de realizar ou suceder. Conhecemos o famoso jargão popular de que “A Esperança é a última que morre”, permita-me discordar, pois creio que ela não é a última que morre, é a primeira que nasce quando tudo parece perdido e sem solução. Porque quem tem esperança sabe que um dia a crise vai passar e que o lamento e sofrimento cessam dando lugar à celebração e ao atingimento de metas. Porque quem tem esperança atrelada à confiança, fortalecida pela ação nobre na sociedade e nas organizações, estão no caminho certo do aproveitamento das oportunidades que surgem, algumas quase despercebidas.

Você prestou atenção aos 5 passos para vencer qualquer crise? Retire de cada passo a primeira letra de Coragem, Resiliência, Inovação, Superação e Esperança. Qual palavra se forma? Isso mesmo CRISE! Logo, a solução para qualquer crise é a própria crise. Estranho, não é mesmo?

Pense nisso, e mudarás!

ExibirMinimizar
aci institute 15 anos compartilhando conhecimento