5 maneiras de obter ROI com CRM

CRM não é uma tecnologia e sim uma estratégia. Por isto é importante levar em consideração vários pontos quando queremos implementar esta filosofia em nossa empresa,

Sistemas de gestão de relacionamento com clientes (CRM) não são úteis apenas para suas equipes de vendas. CRM pode ser uma ferramenta altamente eficaz para compartilhar e alavancar dados em toda a empresa - uma característica essencial das empresas de maior sucesso no mercado de hoje.

Abaixo cito 05 pontos importantes e relevantes para aproveitarmos o conceito de CRM:

  1. Trata-se de processo, não apenas tecnologia. O sucesso com o CRM tem muito pouco a ver com a tecnologia e muito a ver com os processos subjacentes dentro de sua organização. A chave para o sucesso do CRM é vê-la como um sistema para compartilhar e alavancar dados e conhecimentos em toda a empresa, ajudando você a ganhar uma vantagem competitiva através de um processo de vendas renovada e uma equipe engajada.
  2. Se você não tem o apoio de toda a sua equipe, CRM não terá sucesso. Isso provavelmente não vem como uma surpresa, mas a cultura é um dos obstáculos mais íngremes que as empresas terão de enfrentar com CRM. A boa notícia: É realmente possível obter apoio que você precisa, mas vai exigir muito trabalho e empenho da gestão antes da implementação da tecnologia.

  3. Se toda a sua equipe não está usando CRM, você está perdendo mais de metade do valor. Pense além de apenas obter o ROI que está buscando com sua equipe externa de vendedores. Traga sua equipe de vendas interna, atendimento ao cliente, serviço, marketing e outras equipes para o circuito do CRM e assim se beneficie com os resultados obtidos.

  4. Ao considerar um novo software CRM, não comece com uma lista de características que você está procurando. Em vez disso, analise e priorize o que sua empresa precisa. Uma abordagem sistemática para a identificação de lacunas no seu processo e a construção de um roteiro para utilizar o CRM irão auxiliá-lo a ter sucesso nesta jornada.

  5. Se os seus olhos são apenas sobre o custo inicial de CRM, você verá a ponta do iceberg, mas vai perder o que está por baixo. Fornecedores de software de CRM são frequentemente vistos como os caras maus quando o ROI não é atingido. Mas com frequência, a empresa não dá um passo desafiador para realizar as mudanças somente com o tempo, dinheiro e empenho. Isto inclui treinamento contínuo, ajustes para atender às necessidades da empresa, limpezas de dados, entre outros. CRM deve ser visto como uma estratégia de longo prazo - e não um projeto único.

Resumindo, procure definir e utilizar estratégias simples, mas eficazes, para obter o máximo de retorno sobre o CRM dentro de sua empresa. E não esqueça de priorizar seus processos antes de começar qualquer implementação de software de mercado.

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