5 maneiras de melhorar a política

Algumas regras podem mudar o rumo de nossa história e trazer maior coerência e organização ao nosso país

Alguns problemas parecem intermináveis e discussões sem sentido e sem levar a lugar algum se tornam a cada dia mais frequentes.

Existem maneiras de melhorar nossa política e consequentemente o nosso país trazendo mais organização e clareza. Algumas sugestões:

1) Nosso país é como uma empresa e todos funcionários que trabalham nela devem passar por uma rigorosa seleção. Para se candidatar a qualquer cargo político todo candidato deve ter ensino superior, ter trabalhado como voluntário e ficha limpa. Os maiores problemas de uma empresa e também de nosso país está na seleção inadequada de seus colaboradores.

2) Todo primeiro emprego demonstra que o funcionário não tem experiência portanto não pode ainda fazer um trabalho com a eficiência necessária portanto todo primeiro cargo político de um candidato deveria ser sem remuneração. Por exemplo o currículo desse candidato é sem experiência na área que pretende ocupar então é sem remuneração. Isso selecionaria candidatos realmente interessados em trabalhar pela sociedade e pelo país.

3) Ficaria proibido qualquer ofensa ou crítica a outro candidato ou partido político. Cada candidato deveria apenas expor seu plano de governo sem comparação com outros candidatos. Critícas tornam cansativa e improdutiva qualquer exposição política fazendo com que muitas pessoas sintam nojo de política e não queiram se envolver. Isso traria para política pessoas mais responsáveis e produtivas. Haveria maior espaço para idéias boas, para projetos eficazes. Quem descumprisse a regra seria automaticamente eliminado.

4) Os partidos políticos devem ser aos poucos reduzido em número pois quanto mais partidos existem maior conflito de interesses. Deveria existir uma preocupação maior em viabilizar leis e projetos que fossem do interesse comum, que trouxesse benefícios para a sociedade a longo prazo e não preocupação em defender esse ou aquele partido. Muitos projetos excelentes são vetados apenas por terem sido criados por partidos contrários. Esse jogo de interesses prejudica o desenvolvimento do país e trava toda ação benéfica.

5) Além do plano de governo especificado cada candidato deveria especificar também para cada ação um prazo. Isto deixaria mais claro o que pretende fazer e quando e ficaria mais fácil o feedback da população para saber se tudo está sendo cumprido e se não foi o porque de cada ação e da demora no cumprimento do prazo. Tudo deveria ser registrado como em um contrato. No final de cada mandato o político deveria fazer uma prestação de contas de seu mandato explicando como cada plano foi cumprido. Como estava antes e como ficou agora.

Seria muito mais fácil, coerente e organizado se assim fosse. Teríamos pessoas mais honestas, capazes, responsáveis e coerentes cuidando de nosso país. Se assim fosse feito a população participaria mais da política e poderia haver paz e prosperidade.

Afinal não é o que todos queremos?

ExibirMinimizar
Digital