5 maneiras de criar um ambiente produtivo na sua empresa

As pequenas empresas têm uma grande força, mas que só funciona se houver um ambiente produtivo

As pequenas empresas precisam enfrentar em muitos casos grandes empresas para conseguir um lugar ao sol. Uma das principais vantagens das pequenas é sem dúvida a adaptabilidade frente a novas situações ao contrário de suas paquidérmicas concorrentes. Mas esse dinamismo pode ser um tiro no pé quando transforma o clima produtivo e ágil em um ambiente de incerteza e projetos que param na metade.

É possível criar um ambiente produtivo, sem perder as melhores características dos pequenos negócios.

1 - Direção e objetivos

Alguns gestores não sabem demonstrar para sua equipe onde a empresa quer ir. Não há metas nem direções, ou se existem é só na cabeça do empresário e na hora de cobrar um funcionário por mau desempenho.

Um barco à deriva não vai a lugar algum e é assim que uma empresa está quando as metas e objetivos não são definidos.

Quantos sapatos a loja precisa vender no mês? Qual a meta de banho e tosa no trimestre?

Não deixe de criar e atualizar a missão, visão e valores da empresa e defina (e explique para a equipe) as metas do mês, trimestre e do ano.

2 - Lidere pelo exemplo

Aquela hipocrisia de "Faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço." morreu na década de 60. Não é assim que funciona para as pessoas sérias que lideram equipes.

O líder da empresa ou do setor é aquele que deve chegar mais cedo e sair mais tarde. É o profissional em que todos devem se inspirar.

Pois como você pode cobrar que um funcionário seu trabalhe até mais tarde se você sai pontualmente no horário?

3 - Procedimentos

Um ambiente produtivo precisa ter suas normas e procedimentos. Lembre-se que as pequenas empresas tem uma força poderosa nas mãos, mas que só vão atingir o máximo potencial sabendo direcionar essa força. Quando uma empresa tem seus procedimentos documentados e ensinados aos colaboradores a empresa trabalha de forma inteligente e autônoma.

Em algumas empresas menos organizadas ou que ainda usam uma estrutura patriarcal tudo funciona na correria e os colaboradores saem batendo suas cabeças porque as coisas não andam e precisam ser refeitas a cada vez.

4 - Comunicação que funciona

Nas pequenas empresas onde tudo é apertado, não se pode dar margem para o erro. Toda a equipe precisa trabalhar em conjunto como uma orquestra. E não existe equipe que progrida nem orquestra que encante se a comunicação não funciona.

Reúna sua equipe para conversar, falar das ideias e perspectivas, ensine como os times devem cooperar entre si, treine os colaboradores e não esqueça do feedback!

5 - Comemore as pequenas vitórias

Para motivar os colaboradores você não precisa sortear um carro 0km nem dar um envelope com dinheiro para cada um. É claro que se você puder bancar tudo isso, ninguém vai reclamar, mas...

O fato é que as pessoas querem ser apreciadas e querem ser vitoriosas. E nada mais gostoso do que trabalhar com uma equipe entrosada e unida. Crie o hábito de comemorar os pequenos e os grandes feitos e enalteça os maiores responsáveis. Ex.: A empresa trouxe um desejado cliente, a meta de faturamento foi alcançada, a área de atendimento recebeu um belo elogio, entre outras coisas.

ExibirMinimizar
aci institute 15 anos compartilhando conhecimento