5 formas de usar a internet para alavancar seu negócio

Descubra como é possível dar uma alavancada no seu negócio utilizando estes 5 recursos que estão disponível para todos

Introdução

Com o mercado cada vês mais concorrido e clientes ainda mais exigentes, empreendedores e empresários precisam buscar alternativas inovadoras para conquistar, fidelizar e ampliar sua carteira de clientes.

Este artigo apresentará 5 recursos que qualquer empreendedor poderá usar para a utilização do marketing digital, como peça de uma estratégia de marketing, por ter um grande potencial quanto ao alcance de pessoas e o baixo custo operacional para sua implantação.

  1. E-commerce:

O e-commerce(ou loja virtual) apresenta uma infinidade de vantagens para quem já trabalha com comércio em uma loja física ou para quem deseja iniciar um no mundo dos negócios.

A principal vantagem de uma loja virtual é o baixo custo de investimento e de operação. Os custos de investimento de uma loja virtual, podem variar de acordo com a necessidade do cliente. Atualmente existem soluções mensais com valor a partir de R$ 50,00 e soluções com valor fixo de desenvolvimento e implementação que variam de R$ 1.000,00 a R$100.000,00 para soluções customizadas que terá um alto número de operações.

A desvantagem das soluções mensais é sua limitação imposta pela empresa que gerencia o site. Geralmente este tipo de solução limita a quantidade de produtos anunciados, número de usuários cadastrados, visualizações de páginas, etc.

Por outro lado, as soluções customizadas para auto número de operações, tem o valor muito elevado pelo fato de ser um sistema extremamente robusto que tem a possibilidade de integrar com outros sistemas e ainda exige uma equipe técnica especializada para trabalhar desde a sua implantação até sua operação. Isto faz com que os custos de implantação e operação fiquem muito alto. Soluções deste tipo, são indicadas para grandes varejos e novas empresas que tem capital suficiente para investir e que espera alcançar uma grande quantidade de usuários em pouco tempo.

Para quem está iniciando no e-commerce e deseja ter um crescimento rápido, mas não quer ser limitado pelos planos mensais, o recomendado são as soluções customizadas de valor menor que pode ter preço a partir de R$ 1.500,00 dependendo da quantidade de customizações.

Esta soluções geralmente são implementadas por um web-designer que tem experiência com e-commerce ou por uma agência de desenvolvimento que tenha este know how, como a http://7wbr.com/. Além de ter um custo baixo na implantação, o custo de operação também é relativamente baixo, podendo ser gerenciado por apenas uma pessoa dependendo da quantidade de vendas e produto.

Vale a pena lembrar que, por mais que comércio eletrônico parece uma máquina automática de vendas, o monitoramento constante é essencial. Os clientes geralmente sempre tem dúvidas, questionamentos e relações( iremos abordar melhor este assunto mais a frente).

  1. Marketplaces:

O marketplace é caracterizado como um portal on-line onde os usuários se dividem em vendedores e compradores. Podendo ser restrito a um nicho ou para venda de produtos e serviços em geral, os marketplaces teve grande crescimento em torno de 1.999, onde segundo a revista Exame, 60 marketplaces estavam em operação no Brasil.

O modelo de negócio era interessante, mas em 2.000 a saturação começou acontecer, pois em pouco tempo descobriram que o mercado não era do tamanho que tinham imaginado. Consequência disto foi o grande número de marketplaces fechados e investimentos perdidos.

Esta realidade hoje mudou muito e o grande fator que influenciou isto foi o crescente número de usuários de internet. Naquela época, a procura era pouca e a oferta era muita.

Do ponto de vista de vendas, os marketplaces apresentam vantagens e desvantagens como qualquer solução como podemos ver a seguir:

Os marketplaces, tem como principal vantagem no meu ponto de vista, a possibilidade de ser encontrado por mecanismos de buscas como Google, Bing e Yahoo. Por terem as configurações de SEO(Search Engine Optimization) bem trabalhado, geralmente aparecem nas primeiras páginas dos buscadores quando está procurando algum produto. Por outro lado, a principal desvantagem de se trabalhar com Marketplace, é fato que seu produto será exibido ao lado de seu concorrente, o que diminui as chances de você realizar uma venda.

Outras vantagem dos Marketplace, é a possibilidade de integrar seus produtos a meios de pagamentos e envio que já são implementados no site.

Para você conhecer melhor segue abaixo uma lista dos melhores Marketplaces da atualidade:

  • Amazon;
  • Ebay;
  • Extra.com.br
  • Livraria Saraiva online
  • Mercado Livre.

  1. Redes sociais:

Apesar de não ser o objetivo das redes sociais Facebook, Twitter e Google+, elas podem ser um grande influenciador nos resultados de suas vendas.

O objetivo das redes sociais é conectar pessoas e permitir que elas compartilhem informações, fotos, vídeos e opiniões.

Onde as vendas encaixam nisto?

Você pode divulgar seus produtos e serviços pelo seu perfil pessoal, mas isto está fora das políticas de uso, como por exempla do Facebook, que é atualmente a maior rede social do mundo.

A boa prática recomenda a criação de uma página para sua empresa e na sequencia, você poderá convidar seus amigos para participar desta página.

Com a página da sua empresa criada, recomenda-se manter uma periodicidade de divulgação de conteúdos anúncios(pagos ou orgânicos) para engajar seu público.

  1. Site institucionais:

Por sua vez, os sites institucionais, tem seu papel fundamental na divulgação da sua empresa. O site da empresa se destaca por ser sua identidade na internet. Um lugar onde as pessoas podem buscar informações sobre seus produtos e serviços, fazer contato e por fim realizar as vendas.

A vantagem de um site é a possibilidade de integração com uma loja virtual, caso tenha, publicar notícias e informações sobre produtos, realizar relacionamento com cliente.

Além do status para empresa ter um site profissional, é importante considerar ao contratar um serviço de desenvolvimento de site, que os site totalmente customizável e dinâmico. Hoje em dia não se usa as páginas estáticas como antigamente. O site tem que oferecer algo mais, como por exemplo uma área de conteúdo, lista de produtos que podem ser atualizadas constantemente, páginas de contato e outros recursos que cabem ao nicho da sua empresa.

No desenvolvimento de um site, um recurso que merece destaque é a área de conteúdo, que faz com que o usuário sempre volte em busca de informações que agreguem valor a vida dele. Com um conteúdo relevante em seu site, os usuários se verão motivados a compartilhar seu site com outras pessoas e com isto sua empresa será vista por mais pessoas que poderá se tornar novos clientes.

  1. Produção de conteúdo:

Sem dúvida a produção de conteúdo é uma das estratégias mais poderosas para construir sua autoridade na internet e por fim converter em vendas.

A produção de conteúdo permite gerar confiança para o usuário que será um futuro cliente, pois demonstra que você domina o assunto, conhece bem o produto que está vendendo e se torna referência no nicho que atua.

Pesquisas afirmam que a produção de conteúdo influencia até 80% nas decisões de compra. Aliada com aplicação de banners no site e botões de compartilhamento, os conteúdos geram a possibilidade de conversão em vendas que é o principal objetivo do negócio.

E como gerar conteúdo? Uma forma mais simples de gerar conteúdo e não fazer um post ou vídeo com cara de propaganda é criar conteúdo com dicas de utilização de produtos ou avaliação de produtos.

Por exemplo, um varejista de roupa pode dar dicas de modas, tendências em cada época e formas de melhor forma de uso do produto. Um vendedor de aparelhos eletrônicos, pode realizar testes dos aparelhos que vende e divulgar os resultados em forma de relatórios e infográficos que ajudarão o consumidor tomar decisão de compra.

Conclusão

Como pode ser visto no decorrer deste e-book, as alternativas apresentadas aqui são de fácil disponibilidade para qualquer pessoas. Mas é necessário que se faça bastante pesquisa para escolha da melhor solução que será implementada no seu negócio.

Devido ao grande tempo que os empreendedores e empresários passam na frente de seu negócio, muitos não tem tempo para elaborar uma estratégia de marketing e as vezes nem de criar uma página em uma rede social. Por isto é importante salientar quanto a contratação de uma agência ou um consultor de marketing digital para auxiliá-lo e orientá-lo na escolha das soluções que alcançará sucesso na suas campanhas.

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