5 dicas para você se dar bem em público

Por que alguns famosos se auto intitulam pessoas tímidas? A timidez e o medo de se expressar destroem a auto estima e diminuem nossa capacidade de projeção pessoal, além de prejudicar nossa carreira profissional

Um dos maiores obstáculos ao sucesso profissional não é a falta de conhecimento especializado ou a falta de um currículo acadêmico superior. O que mais atrapalha o crescimento profissional das pessoas é a timidez e o medo de se expressar.

Vale resgatar algumas evidencias acerca dessa questão:

Certa ocasião assisti no interior do Paraná uma palestra com o Paulão (medalhista de ouro olímpico do Volei) ele compartilhou que para combater a timidez ele se tornou mais comprometido com seus compromissos. Como ele era muito alto e também tinha uma certa fama em função da conquista olímpica, sempre que chegava em alguma festa ou evento, era natural que todos os olharem se voltassem em sua direção e nesse momento a pressão o deixava constrangido. Ele comentou que a forma que adotou para superar essa barreira foi chegar nos eventos no horário combinado ou um pouco antes. Dessa forma quando as pessoas chegassem ele já estaria fazendo parte do ambiente.

A apresentadora Hebe Camargo numa entrevista a Marília Gabi Gabriela confessou ser tímida e ao ser indagada respondeu que a forma como vencia a timidez era estar no palco na hora em que as portas do teatro se abriam e os expectadores começavam a entrar. Ela já ia recebendo e conversando com as pessoas, brincando e ao mesmo tempo ia relaxando até faltar 20min para o início das gravação, então saia para o camarim e voltava com todo brilho que lhe era peculiar.

O ator Tony Ramos que ao ser indagado pelo Chico Anysio sobre qual era o maior desafio a ser rompido para se tornar um grande ator respondeu que o maior desafio é o medo de se tornar ridículo.

E nessa linha, temos ainda a musa cantora Lady Gaga que criou em sua mente uma personagem confiante, destemida e segura do seu talento. Mudou radicalmente sua imagem, trocou o cabelo escorrido e o rosto juvenil por maquiagem carregada e assumiu os modos de uma gata selvagem toda vez que sobe ao palco. Tudo para contrariar aquele sentimento de nervosismo que a inibia quando subia ao palco no início da carreira.

Estes exemplos demonstram claramente a diferença entre a timidez e o o medo de se expressar. A timidez é uma ansiedade que vem do coração, é interna e não se acaba, mas pode ser restringida, como um vírus da gripe. Enquanto o medo de se expressar está apenas no pensamento de quem o tem e pode ser eliminado como qualquer outro medo a que somos submetidos.

Varias pessoas nos procuram com medo de falar em público e que após se submeterem a um intenso trabalho de 3 meses acabam por se tornar grandes empresários, vereadores, prefeitos e experts em suas áreas de atuação.

O medo após ser extirpado não volta mais. Perca o medo do escuro e não mais o terá, perca o medo de altura e não mais o terá, perca o medo de falar em público e não mais o terá.

Por outro lado o ciclo de ansiedade que provoca a timidez precisa ser quebrado.

Vamos a um exemplo prático de como identificar e superar o medo e/ou timidez: Imagine o medo de falar em público.

1º) Começe falando sobre algo que você domina. Fale sozinho para você mesmo durante um minuto.

2º) Repita esse procedimento várias vezes, até que esta fala se torne natural.

3º) Grave e ouça várias vezes e comece a falar em frente ao espelho (Essa é velha né... mas funciona).

4º) Faça um treinamento de alta performance em oratória, tenha claro, cursos rápidos de poucos dias não funcionam.

Se após esse processo você ainda se sentir desconfortável, então descubra qual a forma mais rápida de romper o ciclo da sua ansiedade frente as pessoas.

Parece difícil, mas funciona eu sou prova disso.

ExibirMinimizar
aci institute 15 anos compartilhando conhecimento