5 dicas para organizar o ambiente e a vida

A organização, ou a falta dela, diz muito sobre a gente, e viver na desordem pode gerar um sofrimento interno e ainda afetar os relacionamentos interpessoais

Há quem diga que vive bem em “sua bagunça organizada”. Mas, isso pode ser uma forma de não querer encarar a desorganização como algo que influencia diretamente o seu equilíbrio emocional. A organização, ou a falta dela, diz muito sobre a gente, e viver na desordem pode gerar um sofrimento interno e ainda afetar os relacionamentos interpessoais.

Além disso, a desorganização pode ser o reflexo de algo interno e mais profundo, que não é causada somente pela falta de tempo ou preguiça, mas também pelo pensamento negativo de que se organizar exige muita energia e dedicação.

Pensando nesses contratempos e dilemas naturais da vida, preparei cinco dicas para ajudar você a manter tudo em ordem:

1. Abra espaço para o novo

Segundo o feng shui, o acúmulo de coisas em casa concentra e bloqueia energia, causando até males físicos nas pessoas que vivem neste lar. Aproveite o fim de semana e faça uma limpeza geral usando a sua criatividade e a energia positiva de toda a família.

2. Planeje e priorize suas atividades

Dê atenção ao que realmente só você pode fazer e delegue a quem puder as outras atividades. Se você conta com um ajudante em casa, planeje as atividades rotineiras, o cardápio semanal, as regras da casa, dê as orientações e delegue as tarefas!

3. Envolva a família

Não sobrecarregue apenas uma pessoa, envolva sua família para equilibrar a responsabilidade de manter a casa organizada. Aplique algumas regrinhas básicas de organização na rotina e a convivência será mais harmoniosa.

4. Não deixe para depois

Planejar a rotina pessoal é a melhor ferramenta de produtividade. Estipule metas diárias para sua organização e faça um pouquinho todo dia, assim você conseguirá visualizar suas atividades e ter consciência do que é prioridade. Não deixe para depois o que pode ser feito agora!

5. Enxergue a organização como uma aliada

A desorganização só traz problemas: perda de tempo, estresse e até prejuízo financeiro. Então, se esforce, mude seu pensamento, busque alternativas e soluções práticas como, por exemplo, uma simples mudança de comportamento em sua casa. Mudando estes padrões, você perceberá aos poucos o quanto a organização pode ser uma aliada na sua vida, trazendo inúmeros benefícios e muitas recompensas.

Cuide da saúde da sua casa, da sua família, do seu trabalho e das suas finanças. Com isso, você terá mais tempo livre para aproveitar ainda mais as férias, os filhos, os amigos e desfrutar da alegria e da energia do seu próprio lar. E lembre-se: organização é sinônimo de qualidade de vida.

ExibirMinimizar
aci institute 15 anos compartilhando conhecimento