5 dicas para montar slides fantásticos em uma apresentação

Aprenda a montar os melhores slides para suas apresentações

Um dos fatores mais importantes ao se montar uma apresentação tanto no ambiente acadêmico, quanto profissional ainda mais quando você está em um cargo de liderança é a construção dos slides. Eles são parte da comunicação das ideias a serem transmitidas, e devem estar de acordo com as necessidades exigidas pela apresentação. Neste post você vai aprender 5 dicas valiosas para montar slides verdadeiramente extraordinários.

Dica 1:

Opte por slides brancos ou de cores mais claras

Slides com cores muito fortes, ou com muitos detalhes em seu plano de fundo podem atrapalhar a visibilidade de quem está assistindo à apresentação, ofuscando as mensagens e imagens dispostas sobre eles. As cores mais claras proporcionam uma sensação mais leve, e de melhor harmonia dentre os elementos dispostos nos slides.

Dica 2:

Cuidado com o excesso de textos

O excesso de textos nos slides pode fazer com que o apresentador se perca dentre o conteúdo, além de deslocar a atenção do público totalmente para a leitura do que está escrito nos slides. Prefira a utilização de tópicos que lembrem os assuntos a serem apresentados, e que ajudem na organização e ordem da apresentação.

Dica 3:

Utilize imagens

A utilização de imagens aliadas aos tópicos pontuais a serem apresentados proporciona maior interesse ao público e mais representatividade, trazendo uma visão mais próxima do que a mensagem está realmente objetivando transmitir. É preciso tomar alguns cuidados com a coerência e disposição das imagens sobre os slides, é importante que tudo esteja alinhado com o objetivo da mensagem.

Dica 4:

Dê valor a simplicidade

Em uma apresentação é interessante buscar a simplificação e enxugar ao máximo os slides. Slides muito carregados transmitem excesso de informações, o que pode deixar o público e o apresentador perdidos, causando confusão e deslocando o foco principal do conteúdo. Procure construir slides mais simples, objetivos e organizados.

Dica 5:

Pense no público e no conteúdo

Para que todas as dicas anteriores façam realmente a diferença nas suas apresentações, é importante levar em consideração o tipo de público e o conteúdo a serem apresentados. A construção dos slides está totalmente relacionada ao cumprimento das necessidades que estes dois tópicos exigem. O tipo de público e o conteúdo definem o estilo da apresentação, tenha criatividade e saiba relacionar estes fatores para que seus slides tenham coerência e ajudem a transmitir sua mensagem da melhor forma possível.

Exibir