5 dicas para evitar processos trabalhistas

5 sacadas para todo empreendedor que visa evitar processos trabalhistas.

No Brasil quem sonha em abrir uma empresa pode ser considerado um louco de pedra. Para alcançar sucesso o empreendedor precisa matar um leão por dia. Alta carga tributária, falta de mão de obra qualificada, burocracia, falta de incentivos governamentais, etc. O direito do trabalho também é um desafio e o empreendedor deve se antever aos problemas.
Pensando nisso, escrevo 5 dicas indispensáveis para todo empregador que quer evitar passivos trabalhistas.

DICA 01 – ESCOLHA BEM SEUS FUNCIONÁRIOS
A mão de obra qualificada é um problema geral e por isso muitos naquela ânsia em suprir a falta de mão de obra acabam por contratar o primeiro candidato que aparece na porta do R.H. Faça entrevistas, olhe o histórico na CTPS e não pense em curto prazo, o novo contratado pode resolver um problema hoje, porém pode te gerar muitos problemas no futuro.

DICA 02 – TRATE SEUS COLABORADORES COM RESPEITO
Funcionário não é escravo, o trabalhador não deixa sua dignidade no portão da empresa quando entra para trabalhar. “Trate os outros como gostaria de ser tratado” – essa afirmação nunca fez tanto sentido como nas relações de trabalho, muitos funcionários ingressam na justiça do trabalho por conta do tratamento desrespeitoso que receberam na empresa.

DICA 03 – CUMPRA O QUE ESTÁ NA LEI
É verdade que os encargos trabalhistas no Brasil são obstáculos para todo empreendedor, mas a lei é pra ser cumprida. Muitos empresários acabam suprimindo alguns direitos trabalhistas visando reduzir seus custos, ocorre que hoje a informação está a um click de distância, todo funcionário sabe quando está sendo logrado, por isso é bem provável que após seu desligamento da empresa a primeira coisa que irá fazer é procurar um advogado e você corre o risco de ser condenado a pagar uma bela indenização que poderia ter sido evitada. Quem paga mal, paga duas vezes!

DICA 04 – DEMITA SEM DEIXAR RESSENTIMENTO
É na demissão mal feita que os ânimos se alteram e os sentimentos de vingança podem se personificar na figura de um processo trabalhista. Empresas costumam ter processos de admissão bem completos (entrevistas, avaliação psicológica, exames), porém se esquecem da demissão, por isso, cuidado com o rastro de ressentimento que uma demissão desastrosa deixa. Tenha sensibilidade e nunca tome uma decisão no calor da situação.

DICA 05 - INVISTA EM PREVENÇÃO
Invista em prevenção! No Brasil o advogado é visto como um apagador de incêndios, e isso está errado! Ninguém acha que advogado é santo, mas todo mundo quer que ele faça milagre. Depois que o estrago está feito nem o melhor advogado da área consegue reverter a situação. Empreendedores sábios devem investir na capacitação de seus lideres e devem estar sempre atentos às mudanças na legislação. Participe de palestras e treinamentos, uma empresa que se capacita buscando uma atitude preventiva sempre vai estar a frente dos problemas, o investimento que sua empresa faz hoje vai te livrar de um prejuízo muito maior no futuro. Eu sempre digo, É MELHOR PREVENIR, DO QUE INDENIZAR!

Comentários

Participe da comunidade, deixe seu comentário:

Deixe sua opinião!  Clique aqui e faça seu login.
    Jônatas Neves

    Jônatas Neves

    Acadêmico de Direito da UNIVATES. Estudioso do Direito e Processo do Trabalho. Apaixonado por Empreendedorismo.
    café com admMinimizar