5 dicas de marketing para turbinar suas vendas

Atrair as pessoas é fundamental. Veja como

O objetivo de um anúncio de propaganda, publicidade ou promoção é atrair as pessoas, que devem ficar bem mais interessadas em seu produto que o do concorrente, além de motivar seu pessoal e fazer os funcionários sentirem orgulho da empresa em que trabalham. Lembrar seus clientes por que eles são clientes. Construir uma marca forte e fazer-se notar pela imprensa e aumentar a lembrança da marca na mente de seu público-alvo.

Dica 1- CHAME A ATENÇÃO

Faça propaganda para chamar a atenção, para que o cliente PARE: DESPERTE O INTERESSE e o DESEJO DE COMPRAR Seja no outdoor, no anúncio, na montagem da vitrine, no folheto, na propagada do rádio, as informações precisam causar impacto, empolgação e o desejo de comprar o produto ou o serviço.

COMO FAZER ISSO ACONTECER?

Utilize palavras na propaganda para chamar a “ATENÇÃO” 1. “GANHE” um guarda roupa completo com apenas um telefonema 2. Compre um e receba outro “GRÁTIS” 3. Uma pechincha. AQUI VOCÊ encontra a última moda pelo melhor preço. 4. Descubra os segredos da vida longa! Primeira aula “GRÁTIS”

Dica 2- NOS ANÚNCIOS: “VOCÊ PRECISA SER CAPAZ DE VER E LER”

LEGIBILIDADE- sempre se recuse a usar uma fonte vazada que simplesmente é impossível de ler. Sempre pense que seus clientes, seus leitores têm mais de 50 ou 60 anos e use um tamanho de letra que convenha a eles.

Nos folhetos e outros matérias de divulgação e campanhas promocionais, utilize “ 4” regras simples:

1. Use fotos de pessoas reais

2. Use legendas, sempre

3. Escreva de forma clara e resumida

4. Deixe bastante espaço em branco em cada página.

Dica 3- TIRE O MÁXIMO PROVEITO DE TEUS GASTOS COM A MÍDIA

As três lições mais importantes:

1- IMPACTO VISUAL A propaganda na REVISTA, no RÁDIO ou na TV, deve ser visualmente atrativa e exigir a atenção do expectador ou leitor.

2- LOCALIZAÇÃO Localiza onde está sua audiência, e procure o espaço na publicação em comercial de TV ou no RÁDIO, que será visto ou ouvido pelo maior número de pessoas que se encaixam no seu Público-Alvo.

3- FREQUÊNCIA No orçamento de marketing planeje aumentar o número de vezes que uma propaganda aparece. “80% de nossa vida é aparecer” . “ Quem não é visto não é desejado”. Conhecendo o seu público-alvo, os seus hábitos mais comuns em termos de mídia , o próximo passo é determinar os locais mais visíveis na publicação. Pague por uma posição privilegiada em que você compra o espaço. REVISTAS, os melhores lugares para o seu anúncio são a última capa e a segunda capa, e também ao lado das seções populares da REVISTA.

JORNAIS, o melhor lugar para seu anuncio é a página três, da primeira seção. Observe o LAYOUT do JORNAL, e veja qual seção é a mais adequada para seu produto ou serviço e qual tem menos anúncios da concorrência.

RÁDIO: 100% é tempo Real. O custo de anunciar no Rádio é bem mais baixo do que a publicidade na TV. Para anunciar no Rádio, o ideal é o horário nobre- das 06 às 08: 30 h E das 16h:30 às 19:30 h.

Dica 4- NÃO PARE DE SE COMUNICAR COM SEUS MELHORES CLIENTES

No mundo dos negócios, os profissionais de marketing e de vendas, sempre se concentram na regra 20/80, ou seja; 80% da receita de uma empresa é gerada por 20% de seus melhores clientes. Quanto maior a atividade de um cliente com o seu negócio de venda direta ou de varejo de loja, ele deve ser reconhecido por meio da comunicação, melhor atendimento, preço, condições especiais de pagamento e programas de fidelidade. O Segredo é criar programas de fidelidade eficientes, como exemplo, concentram-se em apenas dois ou três benefícios. -

As grandes redes de varejo, têm programas de fidelidade dedicados às pessoas que compram com frequência, os quais vinculam as compras a descontos “apenas para os associados”. Os clientes de uma empresa de cartão recebem pontos para cada real gasto em seu cartão de crédito, um real corresponde a um ponto. Quando o cliente atinge 5 mil pontos em qualquer ano, pode trocar os pontos por mercadorias. Os profissionais de marketing costumam utilizar a promoção de vendas como uma oferta de incentivos imediatos de curto prazo, como brindes e descontos. Estimula a repetição de compra do produto.

AS PRINCIPAIS PROMOÇÕES AO CONSUMIDOR: Amostra grátis- oferecer amostras dos produtos, a fim de romper a paralisia do consumidor e estimular a experimentação. Cupons de desconto: Oferecer uma redução no preço, é muito eficaz para gerar vendas entre clientes sensíveis a preços. Ofertas especiais: Incentivar os consumidores comprar na mesma loja- oferta do tipo “PAGUE TRÊS E LEVE QUATRO” visam aumentar as vendas por impulso ou aumentar o tráfego na loja. Brindes: Na compra do produto, ofereça um outro produto grátis ou a um baixo preço. Ex. na compra de um xampu, ganhe uma escova de cabelo grátis. Existem também as promoções para o Canal de Vendas: Desconto no preço de compra: reduz o preço de venda do produto ao canal de vendas, para que sua margem sobre a venda aumente. Desconto no preço de venda ao consumidor: objetiva aumentar o giro e as vendas do produto, reduzindo o preço final ao consumidor. Preços: Oferecer prêmios em produtos ou dinheiro para as vendas do canal, visando aumentar as vendas Serviços adicionais: Oferece ao canal de vendas serviços sem custo, como os expositores para o produto, a reposição do produto nas prateleiras, controle de estoque

COMUNICAÇÃO NO PONTO DE VENDA- Merchandising é o conjunto de instrumentos de comunicação, promoção, demonstração e exposição do produto no ponto de venda, para estimular a compra imediata pelo consumidor. Como fazer a comunicação no Ponto de Venda: • Exposição do produto com displays, stands, prateleiras • Comunicação com folhetos, cartazes e pôsteres • Promoção com os demonstradores, degustadores sorteios e distribuição de brindes.

Dica 5- FAÇA ANÚNCIOS DE IMPACTO NA PROPAGANDA

Escolha o texto apropriado à mídia que determina ser a melhor para o seu negócio Desenvolva títulos fortes e cativantes, para satisfazer as necessidades e desejos dos consumidores Ofereça benefícios aos seus clientes em sua propaganda

NA PROMOÇÃO: DÊ ASAS A SUA IMAGINAÇÃO. Contrate um WEB DESIGN para desenvolver seu próprio site , seja de loja de varejo ou de venda direta. Qualquer pessoa pode ter seu próprio site, para oferecer a oportunidade de divulgar seus serviços e produtos, nas vendas diretas, nas redes sociais e nas mídias digitais.

A promoção de eventos é muito utilizada por meio de patrocínio de eventos como feiras, exposições, palestras, seminários, concursos e torneios esportivos, viando divulgar e criar uma imagem positiva de sua marca.

A promoção de vendas é uma oferta de incentivos imediato e tem prazo para acabar, tem duração limitada, a empresa pode oferecer brindes, descontos, prêmios e bonificações.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: CONE—Steve Roube estas ideias: Segredos de marketing que profissionais guardam para si. 1ª edição 2007 ECHENTILLE,Linda- Marketing Inteligente-tudo o que você precisa saber para ser bem-sucedido- Editora Futura-São Paulo-2006.

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