5 coisas que você precisa parar de fazer com o seu tempo

Saiba quais são os 5 sabotadores da boa gestão do tempo que atrapalham a sua produtividade, aumentam seu estresse e impedem o seu progresso

Tempo é um dos recursos mais importantes que existe, senão o mais importante. É impossível recuperá-lo quando o perdemos. Muitos amariam que o dia tivesse alguma horas a mais. Mesmo assim, uma boa parte da pessoas continuaria sem tempo. Isso se dá porque o grande segredo nesta questão é saber aproveitá-lo de forma inteligente.

Empregar bem o tempo é sinal de boa autoestima. Afinal, tempo é vida, e desperdiçar tempo significa desperdiçar sua preciosa vida. Muitos conseguiram encontrar mais tempo no seu dia-a-dia por evitar 5 sabotadores da boa gestão do tempo. Saiba quais são esses sabotadores e o que fazer com estes:

1 - Não saber claramente porque deseja ter mais tempo. Analise: ‘Por que desejo ter mais tempo? Em que atividade desejo investi-lo? Quais são as coisas importantes que possuo na vida mas que tenho investido pouco tempo?’ Lembre-se de algumas esferas de nossa vida que exigem atenção: Saúde, família e relacionamentos são exemplos. Pense naqueles valores que lhe são relevantes. Investir tempo neles, lhe dará a sensação de estar priorizando esferas importantes e obterá renovada energia para retomar suas atividades.

2 - Repetir o famoso clichê: ‘Estou sem tempo’. E principalmente, repetir isso a si mesmo, ainda que mentalmente. Embora nem sempre possamos escolher o que ouvimos, somos plenamente responsáveis pelo que dizemos a nós mesmos e pelo conceito que criamos a nosso respeito. Seu cérebro cria o padrão de realidade que você dá para ele. Portante, crie novas ‘verdades’. Ao invés de dizer ‘não tenho tempo’, crie conceitos, como: ‘Vou me programar para isso’, ou ‘Arranjarei tempo para isto’. Lembre-se que todos os grandes feitos começaram com uma idéia.

3 - Excesso de atividades. Encher o dia com muitas delas dão a muitos a sensação de que estão sendo hiper-produtivos. Entretanto, essa rotina não raro causa males físicos e emocionais, como estresse e estafa, principalmente porque surgem imprevistos e urgências. Procure deixar espaços, ‘planejando’ urgências e imprevistos que eventualmente possam surgir. Acredito que a verdadeira produtividade trabalha em prol de lhe arrumar mais tempo, para repensar seu negócio, sua estratégia de marketing, e principalmente, tempo pra cuidar se si mesmo. Se sua saúde estiver mal, que cuidará de seu negócio? Terá adiantado se sobrecarregar tanto?

4 - Gastar muito tempo em atividades improdutivas: Tempo demais em redes sociais, televisão, mensagens te texto e qualquer outra atividade que não traga benefícios a médio e longo prazo. Se você utiliza um total de 1h30min das atividades descritas acima por dia, ao fim de um ano teria gasto 547 horas! Essa carga horária é superior a algumas pós-graduações! Isso não significa que você não possa se envolver nestas atividades. Apenas cuide para não gastar em demasia tempo demais nelas.

5 - Jogar fora tempo ocioso. Como assim? Bem, até mesmo quando não se está fazendo nada, pode-se aproveitar o tempo. Está no trânsito? Que tal ouvir um podcast voltado à sua área? Talvez descubra uma coisa simples, que se aplicada poderá gerar bons resultados, ou até mesmo mais tempo. Ou: Que tal ouvir documentários que ampliem sua cultura geral? Conhecer o mundo onde vive nunca fez mal a ninguém, e pode ser útil para desenvolver boas conversas com amigos ou até mesmo possíveis clientes.

Espero que tenha gostado das dicas. Aproveite e comente abaixo: Que dica daria para um melhor aproveitamento do tempo? Comente!

ExibirMinimizar
aci institute 15 anos compartilhando conhecimento