5 coisas que chefes eficientes fazem
5 coisas que chefes eficientes fazem

5 coisas que chefes eficientes fazem

O primeiro passo para ser um bom chefe é reconhecer que você não é perfeito e estar pronto para corrigir seus próprios erros

Por trás de uma boa equipe há sempre um bom comandante. E não necessariamente esse líder precisa ser sempre o centro das atenções.

Muito pelo contrário, aliás. A função primordial de um bom chefe é coordenar, supervisionar, delegar funções e fazer com que tudo funcione bem.

Mas, venhamos e convenhamos, nem sempre é assim na prática. E o primeiro passo para ser um bom chefe é reconhecer que você não é perfeito e estar pronto para corrigir seus próprios erros.

Quer saber cinco coisas que chefes altamente eficientes fazem? Vamos lá:

1 - Não tenta ser multitarefa

Abraçar o mundo só porque você é chefe não é uma atitude correta nem produtiva. Querendo fazer tudo, você acabará não fazendo nada direito. É tão simples quanto isso. Lembre-se, o fato de ser chefe não te dá superpoderes. Você continua sendo apenas uma pessoa. Não banque o super-herói tentando ser multitarefa. Não vai funcionar.


2 - Delega funções


Bom, você já sabe que ser multitarefa é um erro. Mas qual é a alternativa? Delegar. Se você é chefe, tem uma equipe, correto? Então não seja tímido, use-a. Um bom comandante passa tarefas a seus subordinados, delegando responsabilidades e tornando todos da equipe parte do resultado final do trabalho.


3 - Comunica-se com clareza


Uma coisa é certa: ninguém gosta de trabalhar com um chefe que diz uma coisa de manhã e outra diferente à tarde. Isso gera insegurança e descontentamento dentro de uma equipe de profissionais. Por isso uma das principais habilidades de um chefe eficiente é a comunicação. Deixe cristalinamente claro o que você quer de seus funcionários. Por escrito, se for o caso.

4 - Estabelece cronogramas


Para obter os resultados esperados, estabelecer cronogramas claros é fundamental. Mais que comunicar, é importante envolver o time no processo de decisão para que todos se comprometam com o cumprimento dos prazos.

5 - Planeja

Não se engane, planejar é fundamental. E como chefe, isso é trabalho seu. Requer pensamento estratégico e dimensão do que está acontecendo e do que está por vir pela frente.

Onde estamos? Para onde vamos? Como vamos? São essas três perguntas que você precisa ser capaz de responder. Além disso, planejar com antecedência faz com que todos da equipe saibam os próximos passos. De quebra, deixa você com espaço para lidar com eventuais imprevistos, já que você não vai precisar improvisar com o que era previsível.

E então, pronto para entrar para o time de chefes eficientes?

ExibirMinimizar
aci institute 15 anos compartilhando conhecimento