4 pontos que você precisa saber sobre atender ao cliente com satisfação

Em se tratando de atendimento ao cliente, precisamos entender um principio fundamental nessa relação. Tratar bem não é atender bem

Para iniciar nosso texto sobre satisfação do atendimento ao cliente, hoje começo com um exemplo bem familiar.

Dona Senhorinha, é uma mulherzinha que fornece feijão verde (nordestino sabe bem o que que é e como é gostoso) para minha mãe, e todas as manhã de sábado por volta das 10h, já sabemos quem nos chama. Por varias vezes minha mãe reclamando diz: não, quero hoje não. Ela insiste, porque a senhora não quer? A resposta é tá ruim, hoje tá maduro demais quero não. E ela, arrumando a sacola sai dizendo, próximo sábado trago então um bem novinho para senhora. Na semana seguinte, Dona Senhorinha chamando nos disse: Hoje trouxe mais um pouquinho e também um coentrinho pra vocês. Nisso minha mãe se anima e diz: hoje tá bom mesmo, veja aqui bem novinho que legal.

E você, o que entende de satisfação?

Pela nossa ilustração vimos que minha mãe, ainda que por algumas vezes pela expectativa de receber algo bom, de qualidade, que atenda seus anseios seja decepcionada ao se deparar com um produto não tão bom de um lado, encontramos um fornecedor que sempre contorna e consegue o objetivo vender e agradar com satisfação.

Em se tratando de atendimento ao cliente, precisamos entender um principio fundamental nessa relação. TRATAR BEM NÃO É ATENDER BEM.

Nesse, simples exemplo em momento algum a Dona Senhorinha tratou mal a sua cliente, mas no segundo momento vemos que deixou de atender, deixar de atender é não satisfazer.

Hoje, deixo registro sobre o que gera satisfação ao cliente. Mas, antes entenda que o que vai mensurar o grau de satisfação do cliente, é o próprio cliente. Sem esse feedback você jamais saberá a realidade.

Mas, o que é satisfação? Quando olhamos para o cliente, satisfação é fazer seu cliente sorrir e não chorar. Nos dicionários satisfação é prazer resultante da realização daquilo que se espera ou do se deseja.

Só vamos compreender o valor do ato de gerar satisfação quando começarmos olharmos o cliente não como aquele que tem sempre razão, mas sim a razão.

Hoje deixo cinco pontos que farão diferença no seu comportamento no que diz respeito a atender bem com satisfação seus clientes.

Aprenda que atender bem é algo fundamental a vida de qualquer ramo de atividade. Seja qual for o seguimento sentir o cliente é gerar valor ao seu negocio.

  1. Ter compromisso com cliente– Nisso precisamos não perder o foco do cliente. Muito de nós por razões obvias vestimos a da empresa. Para desenvolver a cultura do foco no cliente, precisamos rever a forma de lidar com o cliente. Precisamos entender o cliente como ser humano capaz de sentir, pensar, reagir, observar e principalmente absorver de forma positiva ou negativa o como você o atende. Portanto, seja verdadeiro com você e com seu cliente. Torne-se o atendente capaz do seu cliente fazer associação de que é com você que ele pode contar. Voltando ao exemplo, agregar valor é surpreender seu cliente. Oferece sempre algo a mais.
  2. Saber ouvir e nunca justificar – Gosto disso: contra fato não há argumentos. Quer saber uma verdade bem simples? Jamais um cliente ligará para seu suporte sem que não tenha alguma necessidade. Essa simples rotina agrega valor, mas do que técnica o cliente quer ser compreendido, aceito, servido. O sorriso da sua voz ou a respiração do um, dois e três o cliente sabe que é com ele. Portanto, lembre-se: Não corte, não justifique, não permita que seu cliente perceba a falta de atitude para com ele.
  3. Desenvolver a empatia que há em você – Capacidade de atrair com encanto. Isso mesmo. Todos nós sabemos conquistar o que queremos. Quando o cliente confia ele logo veste a camisa. Pelo atendimento, você vai desenvolver a comunicação assertiva. E, também não nos enganemos, de nada nos adiante desenvolver a empatia, não adianta saber ouvir, ter empatia se na empresa não tem cumprimento de prazos, não tem estrutura para resolução dos problemas.
  4. Desenvolver a habilidade de servir com alegria - Todo cliente percebe quando não é bem vindo, e só você pode desfazer essa impressão. Como? Desenvolva o hábito de apenas perguntar: como vai você? Ao atender seja por telefone, por carta e ou presencial, mas faça por onde essa pergunta ser respondida. Motive seu cliente com atitudes que gere nele alegria de ser atendido por você.

Por hoje, sem entrar a área da pedagogia empresarial, que será um outro artigo que reforça esses ensinamentos.

ExibirMinimizar
aci institute 15 anos compartilhando conhecimento