4 pontos essenciais sobre segurança da informação

Onde estão nossos dados, nossas fotos, nossos vídeos, nosso dinheiro?

Não é novidade o quanto a tecnologia vem evoluindo nas últimas décadas. O processo é tão rápido que temos à sensação de que um “mundo” nasce a cada dia, cada hora, cada segundo, tão são os produtos e serviços que surgem neste universo, porém, muitas preocupações nascem e nos perturbam, como a segurança da informação. Onde estão nossos dados, nossas fotos, nossos vídeos, nosso dinheiro?

No universo dos negócios, as preocupações são as mesmas, e não podemos deixar de levar em consideração a segurança de tudo que é gerado no meio empresarial. Deixar de lado, ou não dar a devida importância, pode levar-nos a eventos desastrosos que, em uma simples tradução, significam prejuízos financeiros, processos judiciais, clientes insatisfeitos, quebra de confiança e imagem prejudicada.

A segurança da informação é um fator importante e que deve ser analisado de forma profunda e cuidadosa. De acordo com especialistas no assunto, existem quatro pontos primordiais que devem ser levados em consideração pelas empresas:

  1. INTEGRIDADE - o quanto estas informações são exatas, seguras, quais os métodos utilizados no processamento destas;

  2. CONFIDENCIALIDADE - o quanto suas informações estão abertas, quais os níveis de segurança aplicados que garantam o acesso à estas informações somente por pessoas autorizadas, e o quanto este processo é rastreado (quem, quando, onde);

  3. DISPONIBILIDADE - garantia aos acessos às informações 24 horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano;

  4. AUTENTICIDADE – a identificação e a segurança da origem das informações.

Para além da gestão de documentos e processos, às soluções de ECM (Enterprise Content Management) e BPM (Business Process Management), atreladas a provedores de data centers modernos, dispõem de níveis de integridade, confidencialidade, disponibilidade e autenticidade que permitem às empresas compartilharem suas informações de forma segura e ágil.

Soluções de ECM e BPM em cloud computing são cada vez mais utilizadas no mercado mundial, pois possibilitam reduzir custos e aumentar à eficiência corporativa, visto que os investimentos em equipamentos, links e softwares deixam de ser preocupações internas e sim destes provedores especializados, e os acessos às informações são feitas em qualquer ponto do planeta, inclusive por unidades móveis (smartphones e tablets), desde que tenham acesso à internet. No Brasil, desenvolvedores de soluções de ECM e BPM vem se aliando a provedores de data centers, ofertando soluções completas em cloud computing, entregando muito mais do que softwares e hardwares, entregam produtos e serviços que garantam, em média, 99,5% de acesso que, sob controles rígidos dos provedores e empresas, são facilmente contornáveis, evitando transtornos aos usuários.

ExibirMinimizar
aci baixe o app