4 passos para ser um profissional indispensável

Seja o profissional que o chefe não vai abandonar e que os seus colegas vão adorar ter por perto

O ambiente corporativo muitas vezes é traiçoeiro e pantanoso. Você sabe disso. As vezes trabalhando no mesmo departamento que o seu, os invejosos ficam à espreita para tomar o seu lugar.

Mas como fazer com que o chefe confie em você para permanecer na equipe a ponto de não aceitar perdê-lo?

1 - Nunca pare de aprender

Muitas empresas tem programas de incentivos facilitando o acesso a cursos e pós-graduações. Não deixe de aproveitar este benefício. Se a agenda anda corrida, aperte um pouco mais e não deixe de fazer bons cursos e aperfeiçoar seu trabalho rotineiro com treinamentos.

Não se acomode só porque sua carreira está estável! Cresça não para tomar o lugar do seu chefe, mas para assumir novas posições quando o seu chefe for promovido.

2 - Não seja o chato do departamento

A verdade é que ninguém gosta de sabichões, nem dos contadores de vantagem. Você pode ser um ótimo profissional e muito competente, mas se for taxado de "O chato" ou "A chata" seus colegas e o chefe vão fazer você andar na prancha na primeira oportunidade.

Contar as suas histórias de domingo quando ninguém está interessado, Destacar seus atributos e repetir como você é perfeito ou choramingar aos quatro ventos sobre os seus problemas no casamento são coisas que podem superar os seus bons resultados na equipe e o universo se apressar em colocar alguém no seu lugar.

3 - Relacione-se bem com os colegas

Seguindo o contexto de relacionamento pessoal do tópico anterior, relacione-se bem com os colegas e principalmente com o chefe. Procure ter uma boa comunicação e relação de cooperação com os seus colegas de departamento. Seja paciente com os outros, ajude quando puder ajudar, seja proativo nas atividades e compartilhe as suas ideias.

4 - Trabalhe duro

De nada adianta ter um ótimo relacionamento interpessoal se os seus resultados são medíocres, pelo menos nas empresas sérias.

Procure a excelência em tudo o que você realizar. Lidere sendo o melhor exemplo da equipe e trabalhe duro. Trabalhe pelo departamento cooperando com os seus companheiros e você será conhecido como "pau pra toda obra". E tenho certeza que nenhum líder de visão vai querer perder um profissional como você.

Quando você conseguir um aumento, não esqueça de me pagar um café.

ExibirMinimizar
aci institute 15 anos compartilhando conhecimento