4 passos para escrever conteúdo de qualidade para seu blog

A informação é um dos itens mais consumidos atualmente, as pessoas vivem antenadas e informadas sobre tudo. A internet e a evolução das ferramentas tecnológicas possibilitaram essa facilidade em acessar qualquer tipo de informação e pesquisar qualquer coisa com apenas alguns cliques.

Sendo assim, o comportamento de compra das pessoas também mudou, seja para contratar um serviço de uma empresa ou adquirir um produto, todos pesquisam antes de escolher. Então, o marketing seguiu essa tendência e evoluiu. E surgiu o, já famoso e conhecido, marketing de conteúdo,que visa informar os consumidores antes de vender qualquer produto, o objetivo é se comunicar e oferecer as informações que as pessoas precisam antes de tomarem a decisão de compra.

Há diversos meios para isso, tanto o site da sua empresa, quanto as redes sociais e os blogs. Sendo que o Blog é uma das principais ferramentas para o sucesso do seu marketing de conteúdo. Não é à toa que as empresas que possuem blog corporativo conseguem atingir até 50% mais tráfego de visitantes do que as que não possuem.

Por isso, ter um blog corporativo é essencial. Mas você deve estar se perguntado e como atualizá-lo? Como escrever conteúdo de qualidade para seu Blog empresarial? Realmente escrever não é uma tarefa fácil para a maioria e o conteúdo precisa ser de qualidade para trazer bons resultados. Então, pensando nisso, nós listamos 4 passos para escrever conteúdo de qualidade para seu Blog. As dicas são simples e fáceis de colocar em prática. Vamos conferir?

Conheça 4 passos principais para escrever conteúdo de qualidade para seu Blog:

1- Escolha o tema do post e a palavra-chave que será tralhada

O primeiro passo na hora de escrever conteúdo de qualidade para seu Blog é definir qual tema será abordado. É importante lembrar que você deve abordar assuntos como seus produtos e serviços, o seu segmento de mercado, as dúvidas frequentes dos clientes, etc. Basicamente o seu tema tem que escolhido pensando no cliente, precisa ser um assunto útil para ele, que vá esclarecer dúvidas e ajudá-lo.

Além do tema é fundamental definir a palavra-chave que será trabalhada no texto. Agora você deve estar se perguntando, como assim? Bom, para um marketing de conteúdo de sucesso é imprescindível uma parceria com o SEO, que é outra técnica de marketing digital, responsável por posicionar as suas páginas nos resultados de busca do Google, a partir das palavras-chave.

As palavras-chaves devem ser totalmente relacionadas a sua empresa e ao tema escolhido. Basicamente a palavra-chave é o que os seus clientes vão digitar quando forem procurar pela sua empresa no Google. Então se você vende pacotes de viagens, por exemplo, terá várias palavras-chave, como “agência de turismo”.

No caso, pode definir como tema “destinos de viagem para férias de verão” e trabalhar no texto a palavra “agência de turismo”. Lembrando que a palavra-chave deve ser citada uma vez a cada 100 palavras, não mais que isso. Mas, vale lembrar que esse é apenas um dos itens relacionados ao SEO, é preciso que você tenha um site otimizado para isso funcione e você consiga grandes resultados com o marketing de conteúdo e seu blog.

2- Liste todos os pontos que irá abordar

Já definiu o tema que irá escrever e a palavra-chave que irá citar? Ótimo. Depois de escolher sobre o que irá escrever é hora de definir que pontos irá abordar. Então, pesquise sobre o tema e reúna todas as informações que você quer colocar no texto do seu blog. Faça uma lista de tudo que você quer abordar, isso irá te ajudar a não esquecer de nada, não perder o raciocínio e ainda criar uma ligação entre todo conteúdo. Quando estiver com a lista pronta pense na sequência onde cada item irá entrar de modo que o texto fique bem amarrado, ou seja, bem coerente e com boa ligação entre suas partes.

Afinal, o marketing de conteúdo é baseado em conteúdos de qualidade, que sejam úteis e que prendam a atenção das pessoas. Então o seu texto deve seguir uma linha de raciocínio, na hora de listas essas informações é importante pensar nos potenciais clientes e nas dúvidas que eles geralmente possuem. Por exemplo, se o post é sobre “destinos de viagens para férias de verão”, pense que é preciso abordar não só lugares, mas as opções turísticas do lugar, os valores, as acomodações, a cultura e as curiosidades locais, etc.

3- Comece definindo introdução e conclusão

Agora é hora de escrever o texto do blog. Comece definindo primeiro como você irá entrar no assunto, ou seja, comece, claro, definindo o começo do seu texto. Faça a introdução, um parágrafo é o suficiente. Depois, pare e pense onde você quer chegar no texto, qual será a conclusão disso tudo, então escreva o que seria a conclusão, ou seja, o último parágrafo. Por exemplo, se o seu objetivo é ressaltar o pacote de viagem para o Caribe, porque sua empresa oferece isso, faça sua conclusão mostrando porque essa pode ser a melhor opção e quais as vantagens da pessoa escolher realizar essa viagem. O desfecho precisa ser persuasivo e convincente, mas sempre informativo também.

4- Desenvolva as ideais de forma simples e explicativa

Por fim, falta desenvolver o seu texto. Já que introdução e conclusão estão definidos, desenvolva os seus argumentos, exponha as ideias e os fatos que cheguem até a sua conclusão. É importante escrever de forma simples e bem explicativa, se coloque no lugar do público e pense no que você gostaria de ler. Não use termos específicos do seu ramo e, se usar, os explique. Lembre-se também que o objetivo do marketing de conteúdo é informar e se comunicar com os seus potenciais clientes, só depois vender.

Mas vale criar links no texto que apontem para suas páginas de serviços. Por exemplo, se você está falando sobre o Caribe, link o termo para direcionar para sua página que oferece o pacote de viagem para esse destino.

Escreva conteúdo de qualidade para seu blog e comece uma estratégia de marketing de conteúdo

Se seguir essas dicas, vai ficar muito mais fácil escrever conteúdo de qualidade para seu Blog corporativo e, assim, começar uma estratégia eficiente de marketing de conteúdo. Afinal, conteúdo é base das grandes estratégias de marketing, incluindo do novo marketing (mais conhecido como Inbound marketing).

Vale ressaltar mais uma vez que para que os resultados sejam satisfatórios é fundamental que o seu site e seu blog sejam otimizados, ou seja, tenham técnicas de SEO em ação.

Publicado originalmente em http://inbound.grupoipub.com.br/blog/4-passos-para-escrever-conteudo-de-qualidade-para-seu-blog/

ExibirMinimizar
aci institute 15 anos compartilhando conhecimento