4 maneiras de usar a inteligência emocional

O uso da inteligência emocional visa compreender a melhor forma de lidar com as situações do cotidiano e principalmente identificar que o sucesso vem juntamente com a nossa capacidade de compreender as relações interpessoais

Normalmente quando falamos em liderança nos vem à mente lideres com personalidade forte, que representam a maneira que somos instruídos ou ensinados a ignorar as nossas emoções, e por consequência do grupo de trabalho ao qual pertencemos.

As emoções podem ser descritas como a forma pela qual tratamos os nossos colegas de trabalho, ou a nossa própria incapacidade de lidar com as diferenças e o comportamento individual.

Neste contexto, é que surge o uso da inteligência emocional visando aprender a lidar com as situações do cotidiano e principalmente identificar que o sucesso vem juntamente com a nossa capacidade de compreender as relações interpessoais, e como disse certa vez Dwight D. Eisenhower, ex-presidente norte americano “Liderar é a arte de motivar alguém a fazer algo que você quer feito por essa pessoa, que fazê-lo.”, ou seja, pessoas tornam-se o foco.

Algumas habilidades podem serem aprimoradas, sendo:

1- Concentre-se no coletivo
Você quer resultados para a sua empresa, área ou grupo, para conseguir você deve antes de tudo planejar de maneira global, compreender que a equipe é que irá promover o seu sucesso, e agir de maneira individual pensando no próprio ego é a maneira mais fácil de encontrar o fracasso;

2- Compreenda o que eles almejam
Saber identificar o que o grupo deseja, suas ambições individuais e posteriormente coletivas tornam-se importantes, pois esta ideia geral irá lhe proporcionar um maior conhecimento da equipe, uma compreensão desta dimensão fará com que você os provoque positivamente a fim de que eles alcancem os resultados comuns;

3- Atenção
Henry Ford afirmou que “Há um punhado de homens que conseguem enriquecer simplesmente porque prestam atenção aos pormenores que a maioria despreza”. Portanto, compreender que o todo e o tudo devem fazer parte da sua visão é fundamental para bons resultados;

4- Saiba reconhecer
Um dos erros mais graves que alguns líderes cometem, é justamente o fato de não saber valorizar a equipe, a falta de reconhecimento desmotiva e faz com que os resultados tornem-se desastrosos. Portanto, saber reconhecer é uma maneira de controlar as emoções proporcionando uma maneira mais saudável de trabalho.

Reflita sobre estes pontos e boa sorte!

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