4 estratégias para fortalecer seu networking

Tudo é sobre pessoas. Então melhore a partir de hoje o seu networking e aproveite os benefícios de uma rede de contatos poderosa

Hoje o mundo é social, a internet é social, os negócios estão ficando sociais, tudo é sobre pessoas. Quer você queira ou não, uma rede de contatos vai ajudar a sua carreira e os seus negócios.

Mas nem todo mundo é um exímio comunicador que faz milhões de amigos por onde passa e há as pessoas que são menos extrovertidas - eu me incluo nessa - que precisam solidificar um relacionamento antes de virar uma amizade ou um parceiro de negócios.

Então vamos arregaçar as mangas e fazer nosso networking a partir de já!

1 - Procure ajudar as pessoas

Antes de querer ajuda para seu TCC ou recomendação para uma vaga pense em quem você já ajudou e como você pode ajudar outras pessoas. Participe de grupos de discussão e ajude as pessoas como você gostaria de ser ajudado. Use o conhecimento que você já tem ajudando outras pessoas. Escreva um artigo ou crie conteúdo que ajude os outros.

Se você quer fazer contato com um autor, por que não ajudá-lo divulgando seu livro ou projeto?

Lembre-se que pessoas boas atraem pessoas boas.

2 - Seja sincero

Não procure contato com pessoas que você não gosta ou não quer verdadeiramente conhecer. Além de soar falso e não te agregar nada, não existe razão para buscar criar um relacionamento com uma pessoa que você não quer na sua rede de contatos.

3 - Conecte-se às pessoas próximas de quem você quer alcançar

Se você quer conhecer uma pessoa que está distante ou quase inacessível, tente contornar o processo conhecendo as pessoas ao redor dela. É claro que você não deve ignorar o item anterior, procure as pessoas que sejam interessantes ou tenham interesses em comum com você e que ainda possam ajudá-lo a alcançar o autor famoso ou diretor daquela empresa que você quer conhecer.

4 - Conheça as pessoas

Saiba no que seus amigos e contatos estão envolvidos. Participe de discussões e conversas, demonstre o seu interesse. Traga informações novas e relevantes às conversas e discussões.

5 - Não seja esquecido

Depois de conhecer as pessoas da sua rede, não seja para eles só um número esquecido. Marque presença cumprimentando as pessoas nos aniversários ou mandando cartões nas datas especiais, isso ajuda bastante.

ExibirMinimizar
aci institute 15 anos compartilhando conhecimento