3 perguntas para saber se você está pronto para assumir o lugar do chefe

Para o desenvolvimento de carreira é fundamental se colocar no lugar do seu superior. Tentando entender suas atitudes, você reclama menos e se coloca como um aprendiz, identificando quais habilidades você precisa melhorar para ocupar o lugar dele, ou ocupar um cargo do mesmo nível

Para mim trajetória é sinônimo de carreira. Para termos uma trajetória é fundamental um ponto de partida e um ponto de chegada, isso é exatamente o que precisamos para nossa carreira profissional, precisamos de um começo, criamos um objetivo e traçamos uma trajetória para ligar os dois pontos da nossa carreira.

Até ai tudo bem, mas o perigo está justamente nesta trajetórias, a partir do momento em que definimos nosso objetivo, nosso ponto de chegada, focamos nele e seguimos em frente desesperados para alcançá-lo e não prestamos a devida atenção de como estamos caminhando.

Nesta trajetória é importante fazer avaliações constantes, para definir se é necessário fazer mudanças no caminho, em que etapas estamos, qual é a próxima etapa, estou preparado para ela?

Para tornar esse exercício mais fácil basta se fazer algumas perguntas:

1- Caso a entrevista de emprego fosse hoje, você seria contrato para seu atual cargo?

Evoluções constantes são extremamente necessárias para continuar ocupando o mesmo cargo dentro de um organização. Novas tecnologias, surgimento de novas demandas, novos mercados tudo se atualiza. Por que você acredita que poderia permanecer igual?

2- Quem sou, onde estou, como estou?

Não você não está com amnésia. È necessário realizar um balanço do período em que você está na empresa ocupando o mesmo cargo. Você aproveitou todas as oportunidades de crescimento que surgiram? Está fazendo tudo que poderia para atingir seu ponto de chegada? Caso ainda exista alguma coisa para ser feita não deixe para amanhã quanto mais possibilidades de crescimento na função atual, maior o tempo para você sair dela.

3- Você está preparado para ocupar o cargo do seu chefe?

Vamos pensar que seu chefe saiu de licença para realizar uma cirurgia e a recuperação será longa. Você está preparado para assumir, tem competência para isso, conhece todo o processo da empresa, sabe de todas as demandas que ele estava gerenciando? Como vai lidar com a pressão da diretoria? Como vai manter a equipe motivada para que as demandas não ficarem para a volta do chefe? Quais competências você precisa desenvolver para que quando essa hora chegar você não perder a oportunidade?

Para o desenvolvimento de carreira é fundamental se colocar no lugar do seu superior. Tentando entender suas atitudes, você reclama menos e se coloca como um aprendiz, identificando quais habilidades você precisa melhorar para ocupar o lugar dele, ou ocupar um cargo do mesmo nível. Espero que você queira ocupar o lugar do seu superior e que estás dicas o ajudem a manter-se no caminho certo. O autoquestionamento é fundamental para o crescimento profissional.Caso se sinta a vontade compartilhe aqui o seu caminho.

Compartilhe este artigo com seus amigos.

ExibirMinimizar
aci institute 15 anos compartilhando conhecimento