3 passos para planejar a sua carreira profissional

O profissional deve realmente ter o foco na sua carreira? Ou deve construir um legado sendo o melhor naquilo que ele faz, e a carreira de sucesso será apenas uma consequência?

Um jargão que já foi muito utilizado em um passado recente é que o profissional que não subia na hierarquia organizacional não tinha uma carreira!

E isso não ocorria por acaso, pois era justamente isso que os profissionais buscavam: cargos cada vez mais elevados, posição social, e assim por diante.

Hoje, com certeza você já deve ter percebido que esse foco está mudando, onde passa-se a valorizar um pouco mais as experiências ao longo da vida, considerando assim uma Carreira Sem Fronteiras, onde entende-se que a carreira deve ser autogerida, e não mais limitada a empregos nem empresas, muito menos a promoções.

É fundamental que nesse novo cenário o profissional construa sua carreira através da ampliação de suas competências e habilidades, retenção e replicação dos aprendizados de sua experiência acumulada ao longo da vida.

Segundo Weick (1996), a principal ruptura das carreiras tradicionais, relacionadas ao avanço na hierarquia, é o desaparecimento de um guia externo para experiências de trabalho. Sendo assim, uma carreira só começa a partir do momento em que o indivíduo define suas metas, suas expectativas e o seu caminho.

Em resumo, estamos saindo do enfoque Organizacional e entrando no enfoque Individual, onde busca-se nos profissionais as seguintes competências:

  • Sensibilidade com pessoas e trabalho em equipe;
  • Visão e versatilidade;
  • Foco e Paciência;
  • Capacidade de análise;
  • Integridade;
  • Flexibilidade e Iniciativa;
  • Comunicação e Relacionamento interpessoal;
  • Liderança e Dinamismo.

E nesse novo cenário, o profissional pode dar 3 passos simples para planejar sua carreira:

1) Autoconhecimento – é fundamental que o profissional tenha uma resposta para “Quem Sou”. Listar suas habilidades, pontos fortes e pontos de melhoria é o primeiro passo. Identificar também seus valores é fundamental, para que depois seja avaliado em relação aos valores da empresa onde trabalha. Valores não congruentes tendem a se chocar com o tempo. Na prática, o profissional deve estar sempre antenado com as necessidades do mercado, e também sempre solicitando feedback do seu gerente e ou amigos de trabalho. E fundamental: o profissional deve saber que ele é responsável por sua própria carreira. Isso não se delega para ninguém, jamais!

2) Definir Metas e Estratégias – uma vez que o profissional se conhece e sabe o que precisa melhorar, aí sim ele pode definir suas metas e alcançar um novo patamar como profissional. Na prática é importante selecionar as habilidades e competências que precisam ser desenvolvidas, criar um plano de ação com um cronograma e executar as ações. Definir também que tipo de carreira quer construir, se será gerencial ou operacional, e assim por diante, também faz parte do planejamento. Lembrando que para se definir metas pode-se usar os conceitos de metas SMART.

3) Executando as ações – tendo um planejamento eficaz, agora é hora de colocar a mão na massa. Ter um acompanhamento próximo das ações e das datas é fundamental, afinal de contas, é a carreira do profissional, e ninguém assumirá a responsabilidade por essas ações, a não ser o próprio profissional.

Outra dica para o profissional que deseja de destacar é sair da zona de conforto. Por vezes o profissional passa a vida inteira nessa tal zona e não percebe, ele não assume que está na zona de conforto. Por vezes dói, pois, o profissional terá que se expor, terá que assumir responsabilidades, terá que encontrar soluções nunca encontradas, e assim por diante. E o medo de perder o emprego, como fica?

Seja o melhor naquilo que você faz, e como consequência terá uma carreira de sucesso. O foco principal aqui não é ter uma carreira brilhante, mas sim fazer com amor, sendo o melhor sempre. Carreira é consequência dos seus atos e do seu legado.

Um forte abraço, e nos vemos na próxima.

ExibirMinimizar
aci institute 15 anos compartilhando conhecimento