3 ferramentas práticas para desenvolver sua ideia

Todas as coisas concretas que fazem parte do nosso cotidiano, seja o computador que usamos para estudar, acessar redes sociais e fazer inúmeras outras coisas, a geladeira que armazena os alimentos e até um simples pente que usamos para pentear o cabelo, surgiram como uma ideia, que, ao serem desenvolvidas, se transformaram em alguma coisa concreta que melhora a nossa vida em algum aspecto

O mundo está repleto de ideias. As pessoas têm boas ideias o tempo inteiro. Ao ter uma nova ideia, você tem duas opções: deixa-la pra lá ou trabalhar para colocá-la em prática. É comum, no entanto, mesmo para aqueles que querem desenvolver sua ideia ter dificuldade em dar o próximo passo. Em geral, as pessoas têm boas ideias, porém, logo em seguida vem o desafio: tive uma ideia e agora? Muitas das vezes, por não saber como responder a esta pergunta, as mesmas pessoas que estavam dispostas a trabalhar em sua ideia acabam voltando para a primeira escolha: de esquecer, de deixar pra lá. A resposta para esta pergunta é simples, é preciso organizar aquela semente de ideia que você teve para que ela se transforme em um projeto, isto é, uma ideia estruturada. A partir disso, apresento 3 ferramentas simples e poderosas que irão te ajudar a desenvolver sua ideia.

Canvas- O canvas é uma ferramenta visual usada para desenvolver modelos de negócio. Em uma única página, você pode visualizar os aspectos essenciais de seu negócio e a relação entre eles. O canvas não serve apenas para ideias de negócio, mas para qualquer ideia que você queira estruturar e transformar em um projeto executável.O mais legal do canvas é que você pode desenvolver aquela sua ideia em grupo, contando com a colaboração de outras pessoas.

Mapa Mental- A grande vantagem do mapa mental é que esta ferramenta ajuda você a organizar sua ideia visualmente, possibilitando enxergar a conexão entre as ideias. Um mapa mental pode ser feito até mesmo numa folha de papel. Se você prefere usar um software, existem diversos programas disponíveis que possibilitam a criação de mapas mentais como o FreeMind.

5W2H- O 5W2H é uma uma ferramenta muito prática, pois dá um direcionamento de todos os aspectos vitais para a execução de sua ideia. Os 5W são o what(o quê), why (porque), where(onde), who(quem), when(quando) e os 2 H são o how(como) e how much(quanto). A partir da definição destas questões, você estará pronto para dar início a execução de sua ideia.

ExibirMinimizar
aci institute 15 anos compartilhando conhecimento