3 empreendedores brasileiros que você deve conhecer

Tem interesse em empreender? Conheça esses exemplos

É de conhecimento geral que o Brasil atravessa uma situação econômica bastante complicada ultimamente. Os índices de inflamação e desemprego têm aumentado mensalmente e o trabalhador começa a preocupar se terá dinheiro para pagar todas as contas no fim do mês. No entanto, ficar paralisado de medo também não apresenta solução e tampouco alternativa para fugir dessa situação.

Por isso, um ditado popular pode servir de motivação: “em época de crise, retire o S e apenas CRIE”. A ideia é inspiradora, afinal, não é deixando de falar no assunto ou apenas cruzando os braços que os problemas desaparecerão repentinamente. A partir do momento que você conhece profundamente as dificuldades, é muito mais fácil encontrar saídas e planejar uma estratégia para sair desse cenário desanimador.

Desta maneira, histórias de sucesso sempre podem render bons exemplos e ensinamentos para quem está pensando em sair da inércia, apesar do período conturbado no país. Se você pretende iniciar o seu próprio empreendimento, conhecer histórias de brasileiros renomados mundialmente, como Flavio Augusto, Bel Pesce e Abilio Diniz pode ser extremamente válido:

Conheça a trajetória de três empreendedores brasileiros:

1 - Abilio Diniz

Aos 78 anos, Abilio Diniz o é presidente do conselho de administração da Península Participações, holding de investimentos de sua família. Além disso, atua como presidente do conselho de administração da BRF e é membro do conselho do Carrefour Brasil.

Formado em administração pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), ele foi ao lado do seu pai, Valentim dos Santos, responsável pela criação e desenvolvimento do Grupo Pão de açúcar, empresa da qual presidiu o conselho de administração até setembro de 2013.

Além de ser reconhecido como um grande líder e empreendedor brasileiro, Abilio é adepto de hábitos saudáveis e um entusiasta dos esportes. O empresário já se dedicou ao futebol, ao automobilismo e ao polo a cavalo. Também já fez judô, boxe, capoeira, tênis e corrida. Atualmente, faz musculação e pratica corrida.

Vale frisar que Diniz é conhecido pela sua paixão pelo São Paulo Futebol Clube, onde tem uma forte atuação como conselheiro. Recentemente, ele se responsabilizou em arcar com todas as despesas de uma consultoria financeira nas contas do time, após uma série de denuncias envolvendo o ex-presidente e dirigentes tricolores.

Ele acredita que a realização profissional e o bem-estar estão associados à adesão de 4 valores: Determinação e garra, disciplina, humildade e equilíbrio emocional! E de seis pilares: Autoconhecimento, controle do stress, alimentação saudável, atividade física, amor e espiritualidade.

2 - Flavio Augusto

Com 23 anos, Flavio Augusto criou a escola de idiomas WiseUp. Em menos de duas décadas, a empresa cresceu e foi vendida por R$ 1 bilhão ao Grupo Abril Educação em 2013. Hoje em dia, uma das principais realizações do empreendedor se trata de um curso que apresenta vários cases de sucesso e tente repassar aos seus alunos como se transformar em um empresário bem sucedido.

Também em 2013, Flavio Augusto adquiriu o time de futebol americano, o Orlando City Soccer Club. Na mesma temporada, a equipe profissional passou a disputar a Major League Soccer (MLS), considerada a 1ª divisão do futebol nos Estados Unidos. Vale lembrar que desde 2014, o meia Kaká faz parte da equipe americana.

Criado na periferia do Rio de Janeiro, o empreendedor estudou em uma escola pública de seu bairro. Com 19 anos, passou a trabalhar na área comercial de uma escola de idiomas com o objetivo de ter a sua própria renda.

Pouco tempo depois, desistiu do curso de Ciências da Computação, na Universidade Federal Fluminense, passando a se dedicar totalmente a sua carreira. E aos 23 anos, Flavio Augusto fundou a WiseUp utilizando um capital inicial de R$ 20 mil do seu cheque especial com juros de 12% ao mês.

Além disso, ele também foi o fundador da Geração de Valor, transformando-se em um dos empreendedores mais admirados do país na atualidade.

3 - Bel Pesce

Bel Pesce fundou a escola FazINOVA e escreveu três bestsellers: A Menina do Vale, Procuram-se Super-Heróis e A Menina do Vale 2. A empreendedora tem como objetivo pessoal auxiliar as pessoas a concretizar os seus sonhos. Até o momento, as suas empresas já atingiram 5 milhões de pessoas.

A FazINOVA conta com material, ferramentas e conexões para que seus estudantes consigam dar andamento aos seus planos. Em São Paulo, a escola já contabiliza 2 mil alunos e a versão online possui mais de 70 mil estudantes. Vale destacar que antes de fundar a sua própria companhia, Bel atuou no Vale do Silício e se graduou no conceituado MIT.

Bel ainda foi considerada uma das cem pessoas mais influentes do Brasil revista Época, um dos 30 jovens mais promissores do Brasil pela revista Forbes e também um dos 10 líderes mais admirados pelos jovens pela Cia de Talentos.

Bel já recebeu diversas distinções, dentre elas ser escolhida como TED Fellow, ser nomeada comendadora e ser a primeira brasileira a receber o Cartier Women's Initiative Awards, prêmio global da Cartier. Em 2014.

ExibirMinimizar
aci baixe o app