3 dicas para turbinar sua carreira e ficar bem longe da crise

Em tempos de crise e desemprego, o coaching de carreira pode ser o seu maior aliado! A famosa luz no fim do túnel! Só não se engane, pois essa luz terá que ser encontrada dentro de você

O que seria de nossos sonhos, metas e objetivos, ainda que materiais, se não fosse a nossa carreira profissional não é mesmo? Sendo assim podemos considerar que é extremamente importante que todos nós tenhamos uma grande responsabilidade com a nossa carreira, pois geralmente é ela quem nos oferecerá os recursos para atingirmos nossas metas.

Qual é o segredo então para que tenhamos uma carreira de sucesso, que nos permita uma alta qualidade de vida e um equilíbrio entre pessoal e profissional? Acredito que você já saiba que os principais requisitos são: o planejamento da sua carreira, descobrir qual é a profissão que mais lhe fará feliz, saber quem é você, ou seja, autoconhecimento, e visão de futuro: onde quero chegar. Porém, isso não é uma formula mágica, não é uma regra, pois cada ser humano funciona de uma forma.

É aí que surge o papel do Coach de Carreira, profissional este que poderá auxiliar os profissionais a se encontrarem e a se realizarem profissionalmente. Porém, é importante citar que as técnicas utilizadas serão as técnicas do Coaching, e nesse caso, a busca pelas respostas sempre será dentro do próprio Coachee, ou seja, do cliente. O Coach, profissional que aplicará o Coaching, não entregará respostas prontas, formulas mágicas. Aliás, isso é algo que não existe no mundo do Coaching, ou, pelo menos não deveria existir. Se tem algum Coach tentando te vender algo, alguma solução que resolverá todos os seus problemas sem muito esforço, sem muito trabalho, cuidado, pode ser uma bela cilada.

Mas o que acontece em um processo de Coaching de Carreira? Como exemplo, um dos temas que poderão ser trabalhados nessas sessões é o seu Legado. Ou seja, olhando para as suas ações de hoje no seu ambiente de trabalho, o que você está deixando de legado? Como as pessoas lembrarão de você quando você não estiver mais nessa empresa? Saiba que o seu legado está sendo construído agora, portanto, a responsabilidade e o respeito nas ações e relacionamentos são fundamentais. Outro tema que nós Coaches abordamos nesses tipos de processo é o Networking, ou seja, a relação desse profissional com o mercado de trabalho, com outros profissionais, com outras empresas, com os eventos, e assim por diante. Já sabemos que isso é fundamental, pois boa parte das contratações, principalmente para cargos de alta responsabilidade e altos salários, são feitas por indicação. A reflexão que o processo trará para o profissional é se os seus pares de trabalho, ou seus gerentes atuais, poderiam o indicar para tal promoção. E logicamente, não poderiam faltar as reflexões mais profundas sobre o equilíbrio pessoal e profissional. Quando o profissional está bem com ele mesmo, praticando o autoconhecimento, sem sombras de dúvidas poderás estar muito bem profissionalmente.

Isso é só o começo do que um processo de Coaching de Carreira pode propiciar para os profissionais que estão entrando no mercado de trabalho, para os profissionais que querem mudar de carreira ou que querem voltar para o mercado de trabalho.

Para fechar este artigo, gostaria de reforçar algumas dicas que podem ser a grande chave para o sucesso da sua carreira:

Feedback
Procure sempre por feedbacks. Ouça o que o seu chefe e seus amigos de trabalho tem a dizer sobre você. Olhe tudo sempre pelo lado positivo e aceite ou não esses feedbacks. Se você acreditar que precisa mudar algo, ótimo, mude! E tome cuidado quando mais de uma pessoa der um feedback idêntico ou parecido para você. Ali pode ter uma grande oportunidade, que se você trabalhar nesse ponto, novos resultados extraordinários poderão surgir. Como disse, o Coach não vai entregar todas as respostas prontas para o profissional, porém poderá entregar alguns feedbacks durante o processo, utilizando várias ferramentas de Coaching, que vão incentivar o Coachee a melhorar e crescer cada vez mais. E lembre-se: feedback é um grande presente.

Networking
Conforme já dissemos, é fundamental que o profissional cultive e valorize um bom networking. E eu, particularmente, nunca consegui um networking superficial. Sempre procurei agir com o coração, me colocar à disposição, e criar relacionamentos verdadeiros, e não somente algo por interesse, algo frio. Acredito fortemente que um networking verdadeiro pode render belos frutos. É importante também analisar a questão da afiliação, ou seja, se você está se relacionando com pessoas que poderão, de alguma forma, lhe ajudar de forma honesta a alcançar as suas metas e objetivos. O Coach, nesse momento, poderá usar a Pirâmide do Processo Evolutivo para auxiliar a profissional a se encontrar profissionalmente.

Equilíbrio entre vida pessoal e profissional
Esse item talvez seja o maior desafio de todos: como encontrar tempo suficiente para trabalhar e fazer as coisas que amamos? A primeira dica aqui é: trabalhe com aquilo que você ama, assim estará durante o seu horário de trabalho, fazendo suas atividades com mais leveza e serenidade. Acredito que o grande segredo seja entender que não dá para separar vida pessoal e vida profissional. As pessoas antigamente diziam: “poxa, mas você precisa separar o profissional do pessoal”. Eu sinceramente não acredito que seja assim, tão ao pé da letra. Em alguns aspectos eu concordo, como por exemplo, das 09:00 as 18:00 minha responsabilidade e atenção será com o trabalho. Porém, como eu estarei 100% focado no meu trabalho, agindo sempre de forma produtiva, se a minha vida pessoal está um caos? Faz sentido para você que se a sua satisfação pessoal estiver muito boa, seu desempenho profissional poderá ser prejudicado de alguma forma, por menos que seja? O convite aqui é: se conheça cada vez mais, aplique o autoconhecimento, amplie os seus limites e suas sombras (assuntos para um processo de Coaching de Carreira).

Gostaria de deixar uma frase, que talvez possa fazer sentido para você:

“As pessoas mais felizes não têm as melhores coisas. Elas sabem fazer o melhor das oportunidades que aparecem em seus caminhos” - Clarice Lispector

É isso pessoal. Torço muito para que esse artigo tenha sido útil, e que você encontre o seu Coach, pois como disse Eric Schmidt, Ex CEO da Google: “Everyone needs a coach.”

Um fraternal abraço.

ExibirMinimizar
aci institute 15 anos compartilhando conhecimento