3 dicas para ser otimista mesmo durante a crise

Ano de crise é um ano estressante. Por isso, preparamos um texto para te ajudar a contornar esse sentimento e se manter otimista perante os desafios.

Quando estamos em uma situação de mudança, incerteza e medo, é difícil ser otimista e ver o lado bom da coisa toda. Mas isso não pode ser impossível. Precisamos que essa auto motivação esteja muito bem ativada e que isso nos fortaleça da melhor forma. Para descobrir como fazer isso, tenho hoje 3 dicas muito legais para ser otimista mesmo durante tempos difíceis...Aprenda como se livrar desta sombra da crise e tornar seu dia a dia mais leve.

Dica 1 – Não se permita paralisar

Quando estamos em um cenário X e ele muda pra Y, nossa primeira reação é parar tudo. Mas, ao invés de ficar paralisada, reflita e analise a situação. Parece pouco no primeiro momento, mas na verdade é um modo de perceber tudo que está acontecendo de forma consciente e entender como você pode agir.

Vou dar um exemplo para tudo ficar mais claro. Imagine que seu namorado te deu um fora e terminou com você ( quem nunca passou por essa situação, não é?). Nossa primeira reação a um momento como esse é chorar, ficar depre, ficar com muita raiva, certo? É o momento da paralisação. Você não consegue fazer mais nada além de sentir aquele sentimento de frustração, perda, raiva e tudo mais de ruim que sentimos neste momento.

Tem muitas mulheres que demoram para sair desta situação de inercia e ficam realmente deprimidas. Mas, se você passar por um momento de ruptura seja com o final de um namoro ou emprego ou qualquer outra coisa na sua vida, lembre-se que você mesma se permite paralisar durante esse sentimento ruim...E se você pode sofrer por aquilo, também pode reagir contra aquilo e passar essa terrível barreira.

O importante é perceber que você está paralisada por causa daquela mudança que não necessariamente é um problema ( e sim apenas um novo caminho). Depois disso, você precisa começar a pensar no que aconteceu e quais as suas alternativas.

O tempo de reação é muito precioso e é aqui que você sai na frente.

Dica 2– Pense de modo diferente

Quando você começar a avaliar as opções, lembre-se que você está em um cenário novo e por isso você precisa pensar de modo diferente. Só mudando um pensamento velho, algo novo pode entrar na sua vida.

Ao invés de ficar chorando com o lado ruim, combata esse sentimento com pensamentos positivos baseados nas oportunidades que a situação traz.

E sim, mesmo na crise existe oportunidade, existe oferta, existe um caminho que não fica soterrado pelo mau andamento da economia e pela situação política louca que estamos vivendo.

Vamos a outro exemplo, você perdeu o emprego. Em um momento de crise como estamos, se você continuar a mandar currículos e buscar por vagas no Google e no Linkedin, provavelmente entrar em outra empresa será difícil. Não porque você não é boa no que faz ou que não tenha experiência. Mas é tanta gente procurando que esses caminhos ficam ainda mais abarrotados. Por isso, além de mandar os cvs, você vai entrar em contato com as empresas que gostaria de trabalhar por e-mail, telefone ou mesmo pessoalmente, vai repaginar seu currículo para se destacar, vai procurar cursos para se qualificar em áreas alternativas e aproveitar o momento para aprimorar mais ainda seus pontos fortes. Ou seja, você vai pensar diferente do que já pensou.

Dica 3 – Arrisque

No geral, as pessoas procuram melhorar seus pontos fracos para eles não serem tão fracos. Mas, você ao invés disso, vai melhorar mais ainda seus pontos fortes para que eles sejam mais do que fortes.

A possibilidade de você se destacar com um ponto forte é mais maior do que se tiver menos pontos fracos, ainda mais se esse ponto fraco for irrelevante para o trabalho. Não se incomode em ser ruim em algo. Todo mundo é ruim em alguma coisa.

Tenha hobbies e procure por outras coisas que você gosta. Isso abre portas também na sua vida pessoal....é muito mais fácil de encontrar pessoas novas fazendo novas coisas em novos lugares que não são óbvios.

Na crise você precisa se jogar e não ficar preocupada com o final desta queda. Quem conseguir fazer isso vai aproveitar as oportunidades que aparecerão simplesmente porque você vai estar atenta a elas.

Essas 3 dicas são para aquelas mulheres que querem se diferenciar da multidão e se destacar. Mulheres que buscam por resultados melhores em suas próprias vidas. Aqui o caminho é ser melhor do que si mesma. Um dia por vez.

ExibirMinimizar
aci institute 15 anos compartilhando conhecimento