3 dicas para modelar melhor os negócios
3 dicas para modelar melhor os negócios

3 dicas para modelar melhor os negócios

Nem sempre as pessoas levam tão a sério o momento da modelagem como deveriam. E esse continua sendo o grande erro que vejo no início dos negócios: ajustar a forma mais adequada de começar

No dia 11 de novembro eu estava em um evento incrível e passei a tarde ajudando os jovens a ajustarem melhor suas ideias de empreender. Como sempre notei, o erro mais básico era a modelagem... E se você acha que é apenas entre eles, duas semanas antes dei aula em um curso de MBA e o erro mais cometido também foi em modelagem.

Mas o que é modelagem, em primeiro lugar?

É quando você começa a fazer os ajustes no seu negócio para definir qual seria a melhor forma de atender uma necessidade de um determinado público a fim de resolver um problema específico. De um jeito ainda mais simples, é você ajustar a melhor maneira de liquidar com o problema.

A principal modelagem acontece no início, quando a ideia saiu da mente e a pessoa está querendo encontrar o jeito de começar a testar. Justamente pelos poucos recursos, necessidade, tempo e energia disponíveis, quanto mais o processo for assertivo, melhor. Até porque isso pode ser fatal.

No entanto, nem sempre as pessoas levam tão a sério esse momento como deveriam. E esse continua sendo o grande erro que vejo no início dos negócios: ajustar a forma mais adequada de começar.

Desta forma, resolvi passar 3 pontos essenciais para você ficar ligado na hora de modelar o seu negócio:

1 – Ajuste de acordo ao problema e não ao que você quer fazer

É muito comum mesmo os empreendedores começarem a desenhar uma solução para o problema e se apaixonarem por ela. Assim, quando começam a trocar ideia com as pessoas e ver que aquela solução não é a mais adequada para o problema, elas querem buscar outro problema para atender e não ajustar o seu negócio para o problema.

Empreendedorismo é uma resposta ao problema, portanto, sua chance de ter um modelo de negócio mais sólido parte de você estar com a linha central sempre em - Estamos resolvendo isso que nos propomos a resolver?

2 – Trabalhe tanto na ideia quanto na comunicação dela

Essa primeira etapa é fundamental para você não sair investindo seus recursos limitados em algo que, com um pouco de pensamento e bons feedbacks, seria evitado e assim poderia ser destinado ao lugar certo.

Perceba que quando falamos de empreendedorismo já esperamos ter muitas dificuldades. Quando falamos de startups, teremos ainda mais dificuldade, portanto, evitar grandes adversidades logo na largada pode ser vital para o seu negócio. No entanto, o que muitas vezes acontece é que a pessoa trabalha forte no produto, na ideia, mas não pratica tanto a forma de se fazer entender.

É muito comum você ter uma ideia incrível e não conseguir mostrar isso, e aí desistir da ideia por achar que o mercado não quer, não gosta ou não faz sentido. Portanto, para ter bons feedbacks e ver o que realmente as pessoas pensam, gostam e odeiam, você precisa ter uma comunicação muito precisa.

3 – Corte, corte e corte

Disparado, o maior erro no início das startups é começar de um modo amplo demais. Nada chega nem perto disso. Normalmente as pessoas pensam em resolver o problema de uma forma e criam diversas coisinhas extras para ajudar. Quando você vai começar a empreender em startups, já está promovendo uma solução diferente para um problema e a sua única busca deve ser, inicialmente, se aquela solução é boa ou não.

Cada coisinha extra que você pode achar que ajudaria os usuários a se manterem mais tempo, ou darem mais valor à sua empresa, pode confundi-los. E entre oferecer mais valor e confundi-los opte pelo simples, sempre!

Você precisa saber se esse jeito vai ou não ser útil, por isso, foque seus esforços nisso, pois, depois que ir ajustando e conseguir ver que faz sentido a forma que está resolvendo, você vai implementando as coisas. Imagine-se sempre como uma pessoa buscando sua startup: quanto menos opções ela tiver, mais fácil será para ela entender como funciona e se aquilo é bom ou não é.

Se colocar algo mais, pode confundir e ela não fazer ou experimentar o que deveria e você acaba não sabendo se é adequado aquilo que está fazendo ou não.

O Uri Levine, fundador do Waze, me disse que o mais importante no início do meu negócio é saber o que não fazer.

Veja a importância do empreendedorismo nesse vídeo:

Quase todo o dia estou ajudando alguém a modelar um negócio e essas são as 3 coisas que vejo serem mais fundamentais para você prestar atenção quando estiver fazendo isso. Do fundo do coração, espero que essas dicas lhe auxiliem a deixar ainda mais lapidada a sua ideia e você fazê-la acontecer... E faça com diversão Free LifeStyle.

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