3 dicas para apresentações rápidas em tempos de crise

Na crise, as pessoas precisam vender mais em menos tempo e transformar longas apresentações de vendas em discursos rápidos, claros e objetivos, que garantam resultado para as empresas

O país está em crise: econômica, financeira e também de confiança. Todas são ruins, mas a terceira é matadora para todas os profissionais. Quando as pessoas entram em crise de confiança, perdem sua identidade, sua força, a criatividade e não conseguem encontrar novas maneiras de se reinventar. A crise de confiança deixa as pessoas passivas perante os acontecimentos, sem reação rápida e direta para contornar esses momentos conturbados. Marco Franzolim, sócio-diretor de conteúdo da MonkeyBusiness, dá três dicas para os profissionais que querem preparar um discurso rápido para suas vendas e estarem preparados para contornar momentos difíceis.

Para muitos profissionais, a saída da crise está em trabalhar mais. Faz sentido colocar mais propostas na rua, abordar mais prospects e gerar mais leads. Com isso pode-se faturar mais. Ou como vem acontecendo: trabalhar mais para faturar o mesmo. Esta situação não parece ruim, mas o profissional precisa pensar que “trabalhar mais” não quer dizer, necessariamente, ter mais tempo. Pode ser trabalhar com mais eficiência: transformar aquela reunião de vendas que demorava 2 horas para acontecer em 20 minutos, ser direto e eficiente, vender mais em menos tempo.

Mas como os profissionais podem garantir discursos mais rápidos que gerem mais resultado? Pode-se começar pelo estudo da base do Elevator Pitch, uma forma de vendas rápida, onde o profissional deve conseguir colocar todos seus argumentos em uma viagem de elevador.

Veja abaixo, três dicas, que o profissional pode seguir para apresentações mais rápidas:

Oportunidades de vendas rápidas muitas vezes não marcam hora para acontecer. Elas apenas aparecem. Pode ser tomando um café no escritório, encontrando um prospect no restaurante ou mesmo no elevador. Portanto, o profissional deve manter o exercício de estar sempre preparado.

É importante que o profissional pense nos argumentos, estruture-os em sua mente e mexa com eles constantemente. O profissional deve colocar em ordem de importância: Qual é o mais forte? E o mais fraco? Passará por todos os argumentos se tiver cinco minutos de fala? E se tiver apenas 1 minuto, em qual argumento o profissional deverá focar? Montar os caminhos é importante para que o profissional possa estar preparado, pois uma boa oportunidade pode acontecer a qualquer momento.

O profissional deve treinar seu pitch de vendas para seus colegas ou para ele mesmo. Se olhar no espelho e pensar nas expressões não-verbais é um bom treino para o pitch. Apresentar o discurso para pessoas acima e abaixo da hierarquia da empresa também ajudará. Não apenas para o profissional colher elogios, mas principalmente para ouvir críticas. É muito importante entender que cada público que o profissional impactar, quer saber sobre alguma coisa diferente. Discursos diferentes para públicos diferentes e necessidades diferentes. O profissional deve entender como dividir seus argumentos para cada um deles.

O profissional que entender seus públicos, também vai entender as resistências que eles vão ter para o seu discurso. Com o que eles não concordariam? É imprescindível pensar nestas questões através da seguinte ideia: toda audiência busca saber algo. Quando eles recebem o apresentador, eles querem alguma informação. Com o que a audiência não concordaria? Entender a resistência que se vai enfrentar em cada situação e se preparar para vencê-la, pois cada público oferecerá uma resistência diferente.

Com essas três dicas, o profissional conseguirá construir pitchs de vendas mais rápidos e diretos. Para o profissional atingir o objetivo de vender mais em menos tempo, deve se preparar, treinar e entender o público-alvo e a resistência que se deverá vencer. Portanto, o apresentador precisa trabalhar a sua confiança. Pessoas que se apresentam sem confiança tendem a fazer discursos mais longos, dão “mais voltas” para chegar ao objetivo e não conseguem fechar bem uma apresentação. Trabalhar esses pontos e garantir mais objetividade e clareza no discurso é essencial para apresentações mais rápidas.

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