3 dicas fundamentais sobre produtividade
3 dicas fundamentais sobre produtividade

3 dicas fundamentais sobre produtividade

Você está cansado da vida atual? Não tem tempo para sua família, para seus filhos, para seus amigos? Quer começar a gerenciar sua vida?

Sem sombra de dúvidas a produtividade é uma competência muito almejada no meio corporativo. As pessoas sempre estão querendo fazer mais, com mais qualidade, gastando menos tempo. Isso se dá por conta de alguns fatores, como por exemplo, a vontade de se ter um cargo ou um salário melhor, a concorrência do mercado, a possibilidade de uma demissão, e assim por diante.

E isso também é uma verdade para a vida pessoal, ou seja, as pessoas sempre estão reclamando de falta de tempo, de falta de dinheiro, e assim por diante. Mas quem não gosta de ficar em casa assistindo um filme, ou jogando um vídeo game? Ou fazendo simplesmente “nada”… E assim por diante? A famosa zona de conforto…

Dica: uma palavra que não combina com produtividade é “zona de conforto”. Evite o máximo possível cair nessa armadilha, busque sempre novos desafios, não se esconda embaixo das estruturas hierárquicas das empresas, não se contente com as “ordens” que recebe, questione sempre, proponha melhorias, dê a cara para bater sem medo. Agindo dessa forma, com certeza você sairá automaticamente da zona de conforto. E lembre-se que estar em uma zona de conforto é como estar no meio de uma guerra, e ficar escondido nas trincheiras até a guerra acabar.
Veja abaixo algumas dicas fundamentais para aumentar sua produtividade:

  • Ame o que você faz – se você trabalha com algo que não gosta, a chance de você ser não produtivo é muito alta (e como já dissemos, isso impactará diretamente nas suas metas e objetivos). Se for esse o caso, procure formas de gostar do que faz, tente encontrar uma razão maior que o motive. Por exemplo, tente olhar sua função em um contexto mais amplo, entenda sua responsabilidade com o que faz, entenda os efeitos daquilo que você produz, como isso afeta a vida das pessoas. E se mesmo assim não conseguir, peça demissão e faça algo que você goste, algo que você ame, e faça com prazer.
  • Harmonia no ambiente de trabalho – procure contribuir com a harmonia do local onde você trabalha. Um ambiente de trabalho tranquilo e com bons relacionamentos faz toda a diferença quando o assunto é produtividade. Não importa se só você estiver contribuindo com a harmonia do ambiente, faça sua parte, simplesmente pelo fato de reconhecer que seu local de trabalho é uma extensão da sua vida, afinal de contas, 1/3 da sua vida você passa no ambiente de trabalho.
  • Motivação – procure encontrar a motivação dentro de você. Se você esperar muito do externo, pode ser que você se frustre. Nem sempre o meio em que estamos inseridos pensa da mesma forma que nós. É lógico que um elogio, um aumento de salário, ou uma atividade motivacional gera um ânimo extra. Mas pode ter certeza, é algo efêmero, passageiro. Agora, se você conseguir encontrar essa motivação dentro de você, nada lhe segurará.


É isso pessoal. Torço para que esse artigo tenha sido útil, e que você possa aplicar os conceitos na prática. Afinal de contas, de que vale um conhecimento dentro de uma gaveta fechada?

Forte abraço.

ExibirMinimizar
aci institute 15 anos compartilhando conhecimento