3 dicas de vendas para seu Marketing Digital

Algumas dicas para você colocar técnicas de vendas em seu marketing. Se o marketing realizasse vendas diretamente, as empresas não precisariam de vendedores, nem de equipes comerciais

Nós, pequenos empresários, temos uma verba limitada quando o assunto é marketing e precisamos tirar o máximo de vendas deste investimento, independente de quanto seja. Não é mesmo?

Para te ajudar listei abaixo três dicas que podem auxiliar na hora de desenvolver suas estratégias, se o objetivo for tirar mais vendas do suas ações online.

Primeira dica: Marketing é diferente de Vendas/Comercial

Esta dica pode parecer banal quando falada desta forma, mas algumas empresas esperam vender diretamente através do marketing digital.

Se o marketing realizasse vendas diretamente, as empresas não precisariam de vendedores, nem equipes comerciais.

Estratégias de marketing tem por objetivo criar desejo, necessidade, diferenciar , comunicar valores e outras variáveis que “auxiliam o processo de vendas”, mas não finalizam vendas.

Marketing e Vendas são áreas distintas e uma complementa a outra. Por isto, para realmente vender ou atrair clientes online, você precisar aplicar estratégias de vendas em seu marketing digital.

Por exemplo, Adwords e Redes sociais são estratégias de marketing, ou seja, elas colocam pessoas interessadas no topo do seu funil de vendas, mas você precisa de outras estratégias para tirar estas pessoas do topo e leva-las até o final do seu funil, que é aonde a venda se concretiza.

Existem diversos empreendedores que conseguem muitos likes, cliques e visitantes, mas poucas ou nenhuma venda, mesmo investindo alto. A razão para este cenário é que ele está gastando dinheiro e esforços apenas no marketing, esquecendo que também precisa de boas estratégias de vendas online para ter resultados. Segunda dica: A empresa deve dominar o processo de vendas em vez de deixar na mão dos clientes.

Você controla todo o processo de compra do seu produto ou serviço, ou deixa o poder para seus clientes?

Se você não tivesse nenhum concorrente e fosse o único a oferecer determinado serviço ou produto com uma alta demanda, realmente você não precisaria gastar energia no processo de vendas. Os clientes viriam até você.

Agora, se sua realidade não é esta, você precisa levantar da cadeira e dominar seu processo de vendas.

Dominar o processo significa: você deve estar constantemente no radar de seus clientes, entrando em contato com eles ocasionalmente e quando eles estiverem prontos para o consumo, você deve fazer que eles gastem o mínimo de energia possível para a aquisição.

Muitos empresários acham que apenas com um anúncio de oferta online ou disparo de e-mails irão vender milhões ou que o cliente é obrigado a vir atrás deles, pois seu produto é o melhor do mundo.

No mundo real não existe venda por mágica. O que existe são 2 tipos de vendedores: aquele que tem medo de ser chato e o outro que vende.

Hoje, existem estratégias de vendas online eficientes ou formas de fazer marketing digital orientado para ações de vendas, tudo isto para fazer com que as empresas dominem este processo.

Terceira dica: Seu site deve ser prioritariamente uma ferramenta de vendas e não um espaço para focar em informações de marketing.

Comparando seu marketing digital novamente com tipos de vendedores, qual você acha que vende mais?

Um que faz uma apresentação de vendas falando todas as 200 características do produto/ serviço, ou outro que escuta o problema do cliente e já mostra o produto/serviço solucionando aquele problema específico?

O segundo profissional vende bem mais e assim deve ser a o seu site. Em uma estratégia de vendas online a principal ferramenta da empresa é o site, mesmo que a mesma não venda online.

Na página da empresa o cliente pode deixar suas informações de contato, entrar em contato com vendedores ou comprar diretamente.

Fazer sites com muitas apresentações e características de produtos/serviços é como ser aquele vendedor que chega para o prospect fazendo uma apresentação de 30 minutos, sendo que o que resolve o problema do cliente é falado em 10 segundos.

Existe um mito, que na internet as empresas tem mais espaço para falar com os clientes, por isto a maioria dos empreendedores criam sites em que exaltam características na tentativa de criar demanda e se esquecem de criar caminhos para finalizar o negócio.

As estratégias de land page são a prova de que para uma empresa ter resultado online, um site precisa ser rápido e direto no objetivo de criar leads ou vender.

Gostou das dicas? Estas são apenas algumas formas de otimizar seu investimento. Continue acompanhando que sempre postarei novas técnicas para você tirar mais vendas de suas ações.

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    Raphael Lacerda

    Raphael Lacerda

    Sócio na Mercado Binário - Agência Digital de automação e leads de vendas. http://www.mercadobinario.com.br/
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