2006 - O ANO DE ENCANTAR O CLIENTE

2006 O ANO DE ENCANTAR O CLIENTEmaikel_eduardo@hotmail.com As operadoras de telefonia celular estão fazendo de tudo para conquistar novos clientes. Lançam novos aparelhos, novos produtos, e preços cada vez mais acessíveis, porém em 2006, o que irá conquistar clientes será o atendimento ! Atualmente as linhas de celulares já superaram em quantidade as linhas de telefonia fixa, porém o mercado continua aquecido e as vendas não param, mas o número de novas linhas não cresce com a mesma velocidade que antes, e o fator que mantém o mercado aquecido são as trocas de celulares. Clientes que já possuem linhas e estão trocando de aparelhos ou até mesmo adquirindo a segunda linha. No cenário atual encontramos em todas as operadoras, um mix de aparelhos parecidos, e isso ocorre porque elas trabalham com marcas mundiais como: Motorola, Nokia, Samsung e Lg. A grande diferença entre elas é a tecnologia, e área de cobertura. No Brasil as tecnologias utilizadas pelas operadoras são: Amps (analógico), Tdma, Gsm e Cdma sendo que a tecnologia Cdma é a mais evoluída de todas, e que dispõe de um leque maior de opções em serviços de telefonia móvel. Para o cliente que visita uma loja em busca de um celular, caso o mesmo ignore a questão de tecnologia, irá perceber a similaridade entre os modelos de aparelhos e os preços comercializados, e é por isso então que, a grande pergunta para 2006 deve ser: Porque o cliente irá comprar na sua loja e não na loja concorrente ? O cliente está muito mais exigente, e sabe que em cada esquina ele pode encontrar uma loja que vende celular, portanto a partir de agora a operadora que quiser conquistar novos clientes, e acima de tudo manter os seus atuais clientes, terá que focar todos seus esforços no atendimento ao cliente. Esse será o grande diferencial em 2006. Treinar suas equipes para encantar o cliente, oferecer a ele algo mais do que era esperado. É inaceitável ligar para a operadora, e ficar 5, 10 ou mais minutos aguardando ser atendido. Esse é o momento em que a equipe de frente deverá trabalhar visando sempre à satisfação de seus clientes, é o momento dos gestores terem em suas equipes, não apenas vendedores, mas sim especialistas em atendimento, especialistas em solucionar problemas, especialistas em encantar os clientes. As operadoras devem em 2006 entregar a seus clientes aquilo que foi prometido. Serviços e mais serviços serão agregados as linhas. O cliente tem que receber um serviço de alta qualidade e que esteja sempre inovando, pois somente assim é que ele irá permanecer na base, não são contratos de fidelização que irão garantir a fidelidade dos clientes, mas sim a qualidade de atendimento que for oferecida a eles. Devemos proporcionar aos clientes que vão as lojas, uma experiência agradável e de encantamento. Ele tem que sentir-se especial dentro da loja, e ter a percepção de que todos estão ali trabalhando, e realmente preocupados em lhe oferecer o melhor atendimento possível. A operadora que conseguir de uma forma genuína e sincera encantar o cliente através do atendimento, proporcionando a ele a sensação de ser um individuo importante, dentro de uma comunidade com mais de 80 milhões de usuários no Brasil, terá criado um grande diferencial que fará dela uma vencedora em 2006 ! Vamos atender e encantar o cliente. Ele merece !
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