14 dicas para criar seu próprio negócio
14 dicas para criar seu próprio negócio

14 dicas para criar seu próprio negócio

São dicas simples para estudar a viabilidade do projeto, analisar o mercado, aprender com o que vemos, e lapidar a ideia inicial antes de colocar a mão na massa.

Pensando em um criar uma lista de cuidados que devemos ter antes de empreender, e de passos indispensáveis para trilhar um caminho de sucesso, escolhi 14 dicas que considero muito importantes.

São dicas simples, para estudar a viabilidade do projeto, analisar o mercado, aprender com o que vemos, e lapidar a ideia inicial antes de colocar a mão na massa.

  1. Faça um plano de negócios. É essencial que façamos um plano detalhado para mitigar os riscos. Mas é importante ressaltar que as dificuldades de executá-lo na íntegra não podem inibir o empreendedor de começar.
  2. Faça uma pesquisa de mercado formal e informal. Comece conversando com o máximo de pessoas possível sobre suas ideias para que, antes de contratar uma empresa ou fazer uma pesquisa mais formal, você já tenha reparado algumas arestas e melhorado a ideia inicial.
  3. Pesquise bastante sobre o segmento e visite seus concorrentes.Faça um bom benchmarking, observando todos os seus concorrentes diretos. Converse com os proprietários, fornecedores, e absorva tudo o que puder sobre esse novo mercado.
  4. Desenvolva métodos e padrões para seu work flow. Mesmo antes de começar a empreender e trabalhar, ter organização e seguir padrões já irá trazer muita organização e produtividade. No trabalho, as planilhas, listas e manuais, serão imprescindíveis para o sucesso do negócio.
  5. Esteja sempre ao lado da lei. Antes de começar, procure um contador e advogado de confiança, para que tratem de todos os aspectos legais da formação e registro da empresa.
  6. Faça o planejamento estratégico da sua empresa. Defina sua missão, visão e valores antes de começar, para que todos os colaboradores tenham os mesmos objetivos, princípios e saibam o que é a empresa em que estão inseridos.
  7. Invista no design e na imagem da sua marca. Um nome excelente, que seja de fácil entendimento e memorização aliado a um bom logotipo e identidade visual, farão com que sua empresa fique na cabeça dos consumidores, trazendo, assim, resultados melhores.
  8. Pratique o famoso DIY (do-it-yourself – Faça você mesmo). Para começar estruturar seu negócio, reformar, decorar, chame seus amigos e coloque a mão na massa. Você pode economizar muito com decoração, pintura, montagens. Além de ficar com a sua cara terá sido feito por você.
  9. Precifique seus produtos/serviços tendo em vista TODOS os seus gastos, provisões e margem de lucro: A base da relação faturamento/lucro, são os seus preços. Dê muita atenção a eles, e os defina sem deixar passar um gasto, para que não tenha surpresas desagradáveis no final do mês. Não esqueça de levar em consideração descontos e promoções.
  10. Dê muita atenção à contratação do seu pessoal. Seus colaboradores serão um dos principais pilares da empresa. Faça um processo de seleção estruturado, tendo em mente exatamente quais serão as funções, e quais qualidades o candidato precisa.
  11. Treine constantemente seu pessoal: Treinar os funcionários, não é apenas ensiná-los o que fazer no trabalho, mas mostrá-los periodicamente formas mais eficientes de trabalhar, ser mais produtivo e atencioso com suas funções delegadas. É de extrema importância que eles estejam alinhados com os objetivos da empresa e que sempre tenha reuniões sobre seu desempenho.
  12. Marketing pessoal. Seja a cara do seu negócio. Diferente do que muitos pensam, o marketing pessoal não é apenas estar bem vestido e falar bem. Um tatuador não precisa estar de terno e gravata e falar com requinte e classe. Pelo contrário, sua apresentação deve remeter ao seu trabalho. Lembre-se de superar a expectativa dos clientes. Esteja com uma apresentação sempre acima do padrão. Independente do ramo de atividade, profissionalismo, etiqueta, gentileza e um “uniforme” de acordo com seu serviço, é o essencial.
  13. Faça com que os clientes te encontrem: Esteja na internet, no rádio, nos jornais... Não existem regras, mas é preciso saber onde está seu público e ir até eles. Fazer com que sua empresa seja encontrada antes das outras. Estar nas redes sociais ter um bom site e material impresso, é indispensável.
  14. Tenha um ambiente incrível, onde todos vão querer voltar: Para isso, não é necessário gastar todo seu investimento inicial no espaço. Mas ter um espaço principalmente acolhedor, aconchegante, e, visando o destaque dos seus produtos e serviços. Tratar bem os clientes, e deixá-los à vontade é tão importante quanto a organização, limpeza e apresentação.
E então? Pronto para começar? Espero que minhas dicas possam ajudá-los. Gostaria de saber o que acharam, e saber temas futuros que gostariam de ver na minha página. Muito obrigado :)
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