12 coisas para lembrar quando sua vida estiver difícil

O que você faz quando a sua vida está difícil? Quais são as suas ações? O que você pensa? Como você age? Se permita simplificar

Experiências com diversos clientes me mostram que muitas vezes nós nos acomodamos ou nos fazemos de vítima da nossa própria vida.

As coisas não podem ser assim e se você aproveitar muito bem essa leitura, ela poderá ser a ponta do novelo para você começar a redesenhar sua vida.

Vamos nessa?

Recentemente li um artigo americano da Carol Morgan, professora da Wright State University – OHIO em que ela falava sobre as 13 coisas para lembrar quando sua vida estiver difícil. Achei de extrema importância e decidi adaptar esse artigo para português e expressar minhas próprias colocações em 12 explicações.

Vamos lá então...

1 – O que é, é.

Buda tem uma passagem que diz: “é a nossa resistência às coisas que causam os sofrimentos”. O quão desafiador é para você aceitar os fatos como eles realmente são? Se você pode mudar alguma coisa, então aja e mude-a! Faça acontecer. Mas se você não tem ação sobre algo e se uma determinada situação não depende de você, simples, aceite-a e keep going. Como diz a Carol Morgan, você tem duas opções: (1) aceite e deixe a sua negatividade de lado ou (2) torne-se obcecado por tal situação.

2 – Será um problema, se você achar que é um problema.

Muitas vezes nós somos o nosso pior inimigo. A nossa felicidade depende da ótica e perspectiva que observamos alguma coisa. Quando você acredita que tem um problema, de fato você terá e seus pensamentos e sentimentos serão negativos. Do mesmo jeito que de repente você acha que tem um problema, experimente buscar a solução, de repente você não terá mais um problema. Ou seja, invés de ficarmos chorando e permanecermos travados em uma determinada situação, aja, mude sua história e enfrente a batalha.

3 – Se você quer que as coisas mudem, você precisa começar com a mudança em si mesmo.

Seu mundo exterior é um reflexo do seu mundo interior. Se você for uma pessoa estressada, amargurada, fria – tenha a certeza de que seu convívio com as pessoas e as atividades no seu mundo exterior serão exatamente iguais ao que você sente internamente. Nós precisamos mudar a nós mesmo para que as circunstâncias em que vivemos possam ser modificadas também.

4 – Não existe aprendizagem maior do que falhar.

Não existe crescimento sem falha. Não existem vitórias sem derrotas. É inerente ao ser humano errar. Mas cabe a você assimilar a forma como vai encarar essa falha. Tire sempre uma lição do que você falhou e reflita sobre como pode fazer para melhorar sua performance na próxima vez.

5 – Se algo que você queria não aconteceu, significa que foi melhor assim

Essa é uma das grandes discussões que podemos ter. É desafiador aceitarmos que algo que a gente queria tanto não aconteceu, certo? E pode ser ainda pior que alguém chegue ao seu lado e diga: “Se não aconteceu é porque não era para ser”. Tem algo mais irritante que isso? Mas devemos sim parar para refletir sobre isso. Por que uma determinada coisa não aconteceu? Vire a sua “chave” e avalie que se algo não aconteceu é porque deveria ser daquela forma. Então devemos tirar os aprendizados disso e seguir com nossas batalhas. Como a Carol disse, se você não conseguiu um determinado emprego é porque talvez tal vaga fizesse com que você ficasse mais longe de sua família e poderia lhe prejudicar em outras áreas da vida, por exemplo.

6 – Aprecie o momento

Esse momento nunca mais voltará. Aprecie o agora e viva intensamente o momento. Sempre há algo precioso a ser aprendido sobre o momento. Não deixe oportunidades passarem, não deixe as coisas passarem por você, pois em alguns instantes isso será apenas MEMÓRIA.

7 – Compreenda e seja grato por seus medos

O que seria da nossa vida se tudo fosse extremamente fácil? O que seria de nós sem nossos medos? O medo nos serve de combustível. O medo é um grandioso professor da vida. Quando você supera seus medos, encara e vence alguma coisa, como você se sente? Eu me sinto em êxtase! É fantástico! Vá, encare o que você quer e seja feliz, mesmo com seus medos! Lembre-se: são os nossos medos que nos sabotam e nos fazem perder inúmeras oportunidades o tempo inteiro.

8 – Permita-se sentir alegria

Muitas pessoas não se permitem serem alegres. Não se deixam divertir, dar risadas, trocar carinhos e experimentar sensações alegres e revigorantes. Algumas pessoas são realmente viciadas em seus problemas e muitas vezes não conseguem viver sem eles. Essas pessoas não sabem o que estão perdendo. Seja feliz, se permita ser alegre. Contagie o mundo e dê muita risada.

9 – Não se compare a outras pessoas

Particularmente essa é a que eu mais aprendi desde que me tornei coach. Sempre me comparei aos outros e com ajudas externas e internas descobri o quão ruim é nos compararmos com os outros. Cada um tem uma história, cada um tem uma vivência. Seja grato ao que você tem hoje e se ainda não está satisfeito com o que conquistou, procure opções, faça acontecer e seja um milagre para você mesmo.

10 – Você não é vítima

Você é o criador da sua vida e de suas ações. Assuma as responsabilidades e encare o que precisar ser encarado. Deixe de lado comportamentos e atitudes de sempre se colocar como uma vítima. Você não precisa disso, com certeza não!

11 – As coisas mudam

Carol Morgan diz que uma das frases preferidas dela é: “...e isso também vai passar”. E é uma das minhas frases preferidas também. Com exceção da morte, tudo é passageiro e tudo realmente muda. Então, perca o hábito de achar que as coisas serão sempre iguais. Elas não serão. Mas para que essas coisas não sejam sempre iguais, você tem que agir. Tem que sair da sua zona de conforto e fazer as coisas acontecerem. Como a própria Carol diz: “...as coisas não vão acontecer magicamente por conta própria”.

12 – Tudo é possível

Você acredita que pode ser um professor em Harvard? Vá atrás do seu sonho, faça isso acontecer ou ao menos batalhe para isso acontecer. A consequência será apenas a cereja do bolo.

Milagres acontecem todos os dias. Por isso seja um milagre, faça as coisas acontecerem da maneira que você quer. Você só precisa acreditar e agir com congruência. Uma vez que você fizer isso, você já ganhou a batalha.

Até a próxima!

ExibirMinimizar
aci institute 15 anos compartilhando conhecimento