11 passos para viver a vida plenamente
11 passos para viver a vida plenamente

11 passos para viver a vida plenamente

A ideia de estar atento, estar presente, sendo mais consciente da vida como ela acontece parece impossível para muitos dos “super atarefados”

Nos dias de hoje somos permeados por uma overdose de informações e estímulos que nos deixa excessivamente sobrecarregados e consequentemente não-presentes para as pequenas coisas do dia-a-dia. Assim, acabamos deixando de perceber os detalhes e pequenos prazeres da vida e de sua plenitude. A ideia de estar atento, estar presente, sendo mais consciente da vida como ela acontece parece impossível para muitos dos “super atarefados”.

Mas não só é possível, como eu sustento que é importante, que isso vai ajudar o atarefado (e o não-atarefado) a alcançar seus objetivos e aproveitar a vida plenamente. Basta seguir os 11 passos que ensinarei no decorrer dessa conversa.

Aprecie a vida e atinja metas

Parece contraditório para aqueles que costumam sacrificar a vida para perseguir seus objetivos, mas cultivar mindfulness vai ajudá-lo a alcançar seus objetivos e aproveitar mais a vida.

Concentrar-se em uma tarefa de cada vez, imergindo plenamente nessa tarefa, é muito mais eficaz do que ser multi-tarefa. Concentrar-se em um objetivo real por um tempo também é mais eficaz. Eu tenho provado isso a mim mesmo ao longo dos últimos tempos. Imergir no que você está fazendo agora é altamente eficaz. Você é mais produtivo quando você está consciente.

Mas o mais importante em estar presente é, sem dúvida, que é a única maneira de aproveitar a vida ao máximo. Por estar consciente, você aprecia mais a sua comida, você desfruta mais dos amigos e família, você gosta mais de qualquer coisa que você esteja fazendo. Qualquer coisa. Mesmo as coisas que para você podem ser chatas ou cansativas, tais como trabalhos domésticos, podem ser incríveis se você estiver realmente presente. Experimente - lavar a louça, varrer, ou cozinhar e permanecer totalmente presente. É preciso prática, mas é incrível.

Um desafio de um mês

O melhor método que eu posso oferecer para aprender a estar presente é a prática, é concentrar-se por um mês. Tenha foco em estar presente para criar o hábito. Se você faz disso o seu único foco, eu garanto que você vai alcançar o resultado mais facilmente, e o mais importante, você vai adquirir o hábito de lembrar de se concentrar, de lembrar à prática, de ser mais consciente.

Fazer o desafio de um mês é o melhor método para a formação de novos hábitos, que funciona para estar presente. Uma boa maneira de fazer isso é compartilhar o desafio mensal com as pessoas da sua vida. Em seguida, faça o seguinte:

Diga às pessoas que o seu desafio mensal será ter foco em estar presente.

Compartilhe diariamente com as pessoas sobre o seu progresso. Isto vai criar o compromisso e a motivação necessária.

Pratique as dicas abaixo todos os dias durante um mês.

Como ser consciente

1. Faça uma coisa de cada vez. Seja “mono-tarefa”, não seja “multi-tarefa”. Quando você estiver despejando água, apenas despeje a água. Quando você estiver comendo, apenas coma. Quando você estiver tomando banho, apenas se banhe. Não tente fazer outras tarefas ao comer, tomar banho, ou na condução. Provérbio zen: "Ao caminhar, ande. Quando comer, coma."

2. Faça lentamente e deliberadamente. Você poderia fazer uma tarefa de cada vez apressadamente. Em vez disso, conduza o seu tempo e mova-se lentamente. Faça as suas ações deliberadamente, sem pressa. É preciso prática, mas ajuda se você se concentrar na tarefa.

3. Faça menos. Se você fizer menos, você pode fazer as coisas mais lentamente, de forma mais completa e com mais concentração. Se você preencher o seu dia com tarefas, você estará correndo de um lado para o outro, sem parar para pensar sobre o que você faz. Mas você está atarefado e você não pode fazer menos, certo? Você pode. Eu tenho feito isso. Por isso têm tantas pessoas ocupadas. É uma questão de descobrir o que é importante, e deixar de lado o que não é.

4. Crie um espaço entre as coisas. Relacionada com a regra "Faça menos", é uma forma de gerir a sua agenda para que você sempre tenha tempo para concluir cada tarefa. Não agende uma coisa atrás da outra - em vez disso, deixe espaço entre as coisas em sua programação. Isso te dá uma programação mais folgada e deixa espaço caso uma tarefa demore mais tempo do que o planejado.

5. Passe pelo menos 5 minutos de cada dia sem fazer nada. Basta sentar-se em silêncio. Torne-se consciente de seus pensamentos. Concentre-se na sua respiração. Observe o mundo ao seu redor. Sinta-se confortável com o silêncio e a quietude. Vai criar um mundo melhor - e apenas leva 5 minutos!

6. Pare de se preocupar com o futuro - foco no presente. Torne-se mais consciente do seu pensamento - você está constantemente se preocupando com o futuro? Aprenda a reconhecer quando você está fazendo isso e em seguida pratique trazer você de volta para o presente. Basta se concentrar no que você está fazendo agora. Aproveite o momento presente.

7. Quando você estiver conversando com alguém, esteja presente. Quantos de nós já passamos tempo com alguém, mas estávamos pensando sobre o que tínhamos que fazer no futuro? Ou pensando sobre o que queremos dizer em seguida, em vez de realmente ouvir essa pessoa? Em vez disso, concentre-se em esteja presente, em realmente escutar, em realmente desfrutar do seu tempo com essa pessoa.

8. Coma devagar e saboreie sua comida. Os alimentos podem ser empurrados goela abaixo de uma só vez, mas onde está a graça nisso? Saboreie cada mordida, lentamente, e realmente tire o máximo proveito de seu alimento. Curiosamente, você vai comer menos desta maneira e digerir melhor a comida também.

9. Viva devagar e saboreie a sua vida. Assim como você saboreia sua comida por comer mais devagar, faça tudo dessa maneira - desacelere e saboreie cada momento.

10. Faça a limpeza e o cozinhar se tornarem meditação. Cozinha e limpeza são muitas vezes vistos como trabalho penoso, mas na verdade elas são grandes formas de praticar a atenção plena e podem ser grandes rituais realizados diariamente. Se cozinhar e limpar parecerem tarefas chatas para você, tente fazê-las como uma forma de meditação. Coloque toda a sua mente nessas tarefas, concentre-se, e faça-as devagar e completamente. Pode mudar todo o seu dia (bem como deixá-lo com uma casa mais limpa).

11. Continue praticando. Quando você se sentir frustrado, basta respirar profundamente. Quando você pergunta a si mesmo: "O que devo fazer agora?", A resposta é "continuar praticando".

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